Publicidade

Custo de vida em São Paulo tem maior alta desde 2015, diz Fecomercio

O aumento foi maior para as pessoas mais pobres; para a classe E, a elevação chegou a 11,38%, enquanto na classe A, a alta ficou em 9%

Notícias de trader para trader

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Custo de vida em São Paulo tem maior alta desde 2015, diz Fecomercio; invistaja.info;


LIGT3 | Div.Brut/Pat.: 1.22 | P/VP: 0.45 | Mrg.Liq.: 0.0502 | ROE: 0.0868 | PSR: 0.259 | Mrg.Ebit: 0.1236

ListenToMarket: Custo de vida em São Paulo tem maior alta desde 2015, diz Fecomercio – Áudio gerado às: 15:10:43

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O custo de vida teve alta de 10% em 2021, na Região Metropolitana de São Paulo, segundo estudo feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fercomercio-SP). A elevação foi a maior, de acordo com a entidade, desde 2015, quando o índice registrou uma alta de 11,56% no custo de vida ao longo daquele ano.

O aumento do custo de vida foi maior para as pessoas mais pobres. Para a classe E, a elevação chegou a 11,38%. Na classe A, a alta ficou em 9%.

Segundo a Fercomercio-SP, o aumento internacional dos preços do petróleo provocou alta de preços em cadeia. Os custos com transportes subiram 20,6%, com elevação de 63,7% dos preços do etanol, 42,8% da gasolina e 41,4% do óleo diesel.

+Onde vivem os bilionários?

A alta da energia também influenciou os custos de habitação, com aumento de 38% no preço do botijão de gás em 2021 e de 23,2% no gás encanado. A energia elétrica residencial aumentou 25,8%, segundo a Fecomercio, devido a estiagem que atingiu o Brasil no ano passado e levou ao acionamento das usinas termoelétricas.

Na alimentação também ocorreram altas importantes, com aumento de 10% no preço das carnes, de 13,2% na farinha de trigo e 10,2% no leite e derivados.

Em dezembro, a alta do custo de vida ficou em 0,78%. Um percentual ainda elevado, de acordo com a federação, porém mais baixo do que o patamar de outubro (1,41%) e novembro (1,01%). No mês, a maior elevação foi registrada no segmento dos alimentos e bebidas. Subiram os preços do café (9,8%), do mamão (28,7%) e do contrafilé (5,1%).

hotWords: paulo maior 2015, vida custo

Publique seu negócio no invistaja.info

Na avaliação da Fercomercio, a inflação está perdendo força e, em 2022, o custo de vida ainda deve ser elevado, porém, em um patamar mais baixo do que em 2021. “Uma vez que os impactos mais relevantes da pandemia nos preços já foram absorvidos ao longo dos últimos dois anos”.

Apesar da perspectiva de melhora do cenário econômico, a entidade chama atenção para a necessidade de redução do atual nível de desemprego.

“É importante lembrar que o Brasil ainda convive com 13 milhões de desempregados. Por isso, qualquer avanço de preços, sem grandes oportunidades no mercado de trabalho, terá um efeito socioeconômico danoso para as famílias, que, em grande parte, não conseguem recompor as perdas causadas pela inflação.”, destacou a Fecomercio.

palavras-chave: Custo de vida em São Paulo tem maior alta desde 2015, diz Fecomercio; invistaja.info;

LONDRINA | economia | invistaja.info – Custo de vida em São Paulo tem maior alta desde 2015, diz Fecomercio

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Notícias relacionadas:

Você é nômade digital? Brasil passa a conceder vistos temporários para categoria; veja requisitos

‘É perigoso assumir que ômicron será última variante, e pandemia está no final’, afirma chefe da OMS

‘Restringir viagens aéreas é ineficaz no combate à Covid’, afirma entidade latina dos aeroportos

Como a guerra na Ucrânia afetaria o setor de energia na Europa?

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress