invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Dados de inflação nos EUA e Europa, serviços e varejo no Brasil: o que acompanhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Investindo como um profissional

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Dados de inflação nos EUA e Europa, serviços e varejo no Brasil: o que acompanhar na semana; invistaja.info;


MTSA4 | Mrg.Liq.: 0.0942 | EV/EBITDA: 3.32 | DY: 0.0522 | Mrg.Ebit: 0.1348 | EV/EBIT: 3.62 | Cresc.5anos: 0.2922

ListenToMarket: Dados de inflação nos EUA e Europa, serviços e varejo no Brasil: o que acompanhar na semana – Áudio gerado às: 9:11:9

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Falta menos de um mês para as eleições presidenciais no Brasil, mas o mercado financeiro parece deixar o assunto em segundo plano para focar nos temas que têm chacoalhado as negociações: inflação e juros. A semana vai trazer o último indicador antes da próxima reunião de política monetária do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, e também o mais importante. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) sai na terça-feira (13) e o número deve mostrar se a escalada de juros conduzida pelo Fed está sendo capaz ou não de conter o avanço da inflação no país.

Em julho, o índice surpreendeu com uma estagnação na comparação com o mês anterior. Para agosto, o consenso do mercado, de acordo com a Refinitiv, aponta para uma leve deflação de 0,1%, a primeira desde maio de 2020.

O mercado entende que o Fed também vai calibrar sua decisão sobre juros de acordo com esse número. Afinal, o BC americano tem evitado antecipar seus próximos movimentos, mostrando que a intensidade do aperto vai depender de indicadores econômicos. Por enquanto, a maioria dos investidores aposta que o Fed vai elevar os juros em 75 pontos-base no próximo dia 21 de setembro.

+Presidente da SEC quer que emissores de cripto divulguem informações financeiras, diz advogada

O BofA acompanha a opinião da maioria e também projeta deflação de 0,1% para o CPI de agosto. “Esperamos que a retração nos preços de energia continue em agosto, com uma retração mensal de 5,2%, seguindo a queda de 4,6% que havia acontecido em julho”, afirmam os analistas do banco.

Os preços do grupo alimentação devem desacelerar de 1,1% para 0,9%. No entanto, o BofA acredita que os salários elevados devem continuar pressionando para cima a inflação da alimentação fora de casa. “Embora os preços das commodities tenham caído recentemente, isso levará tempo para ser repassado aos preços ao consumidor”, diz o relatório do banco. Para o núcleo do índice, o BofA espera um avanço de 0,3%.

O CPI não é o único dado de inflação previsto na agenda americana para esta semana. Na quarta-feira (14) sai o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) e o consenso de mercado também projeta uma retração de 0,1%.

Ainda nos Estados Unidos, a semana traz  uma série de indicadores econômicos. Na quinta-feira (15), saem as vendas do varejo referentes a agosto e a média das projeções aponta para uma estagnação na comparação mensal. Nesse mesmo dia tem o dado de produção industrial sobre o mesmo mês e o consenso Refinitiv prevê uma ligeira alta mensal de 0,2%.

China e Europa também vão divulgar uma série de indicadores econômicos

hotWords: acompanhar semana inflação europa, varejo

Anuncie no invistaja.info

A China deu o tom dos negócios na última sexta-feira, com o governo do país sinalizado medidas de estímulo em meio a novos lockdowns. Na quinta saem as vendas do varejo e a produção industrial chinesas, referentes a agosto. Para ambos os indicadores, a média das projeções indica crescimento de 4%, na comparação anual.

Na Europa, mais dados de inflação. Depois de uma alta sem precedentes de juros pelo Banco Central Europeu (BCE), que elevou a taxa em 75 pontos-base, os investidores vão conhecer a inflação do bloco em agosto. A expectativa do mercado, segundo a Refinitiv, é de que o índice de preços ao consumidor registre uma alta de 0,5% na comparação com julho. Dessa forma, a inflação anual deve chegar a 9,1%.

No Brasil, destaque para dados de serviço e varejo

Indicadores da atividade econômica brasileira referentes ao mês de julho também são esperados para esta semana. São números que podem confirmar o otimismo do mercado, que revisou para cima suas projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 e 2023.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) será divulgada na terça, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Prevemos um crescimento mensal de 0,5%, com o componente de serviços às famílias avançando 0,9% na margem. Apesar de seu peso menor no PMS, é bastante importante para o nosso monitoramento do PIB”, escreveu Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú.

Na quarta, é a vez da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O Itaú prevê uma queda de 0,9% no índice mais amplo, que inclui veículos e material de construção. O núcleo do índice, por sua vez, deve sofrer uma contração de 1%, nos cálculos do banco, com uma queda na maioria dos seus segmentos.

Por fim, na quinta, o Banco Central divulgará seu índice de atividade econômica, o IBC-Br do mês de julho. O Itaú prevê um crescimento marginal de 0,1%, “mas nossas estimativas poderão mudar de acordo com os resultados da PMS e da PMC”, diz análise do banco.

Na B3, quarta-feira é dia de vencimento de opções sobre Ibovespa e, na sexta-feira (16), de vencimento de opções sobre ações.

palavras-chave: Dados de inflação nos EUA e Europa, serviços e varejo no Brasil: o que acompanhar na semana; invistaja.info;

BRASIL | mercados | invistaja.info – Dados de inflação nos EUA e Europa, serviços e varejo no Brasil: o que acompanhar na semana

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Saiba mais:

Congonhas pode subir número de voos em março de 2023, confirma Anac

Dombrovskis, da Comissão Europeia: política fiscal precisa ser consistente com objetivo do BCE

Ucrânia anuncia recuperação de mais uma cidade no leste do país

Sergio Díaz-Granados: “Na entrada da era digital, a América Latina está mal”

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress