invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

De China a noticiário corporativo: o que explica a forte alta do Ibovespa na sessão?

Após abrir aos 127.592,80 pontos, o Ibovespa acelerou a velocidade de alta e já se consolida acima dos 129 mil pontos, com alta em quase toda a carteira. De um total de 86 papéis, só quatro cediam perto das 11 horas. Além disso, abandonada a queda do mês, avançando até o momento 1,28%.O otimismo é […]

Informação para o trader investidor

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: De China a noticiário corporativo: o que explica a forte alta do Ibovespa na sessão?; invistaja.info;


FIGE3 | Mrg.Ebit: 0.0 | P/L: 3.16 | P/ACL: 0.0 | PSR: 0.0 | P/VP: 0.18 | EV/EBITDA: 0.0

ListenToMarket: De China a noticiário corporativo: o que explica a forte alta do Ibovespa na sessão? – Áudio gerado às: 12:31:49

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Após abrir aos 127.592,80 pontos, o Ibovespa acelerou a velocidade de alta e já se consolida acima dos 129 mil pontos, com alta em quase toda a carteira. De um total de 86 papéis, só quatro cediam perto das 11 horas. Além disso, abandonada a queda do mês, avançando até o momento 1,28%.

O otimismo é embasado em alguns fatores, como novos estímulos na China, notícias corporativas internas e o reforço de que o juro básico continuará caindo meio ponto porcentual à frente, conforme a indicação da ata do Copom, divulgada mais cedo. Na semana passada, a Selic caiu de 11,75% para 11,25% ao ano.

“O movimento segue contundente aqui, em meio ao ciclo de corte de juros previsível”, avalia Felipe Moura, sócio e analista da Finacap.

Segundo ele, o avanço de algumas ações ligadas ao ciclo econômico deve-se mais a um repique, após quedas, do que algo relacionado a fatores estruturais.

A expectativa é que a taxa Selic continue cedendo 0,50 ponto porcentual, no sentido de “manter firme compromisso com a reancoragem e dinâmica inflacionária”, como destaca a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada mais cedo. Na semana passada, o juro básico caiu pela quinta vez seguida, de 11,75% para 11,25% ao ano.

Segundo o economista André Perfeito, o tom da ata segue o plano de voo e “devemos seguir vendo cortes na taxa básica nas próximas reuniões.”

Diante dos sinais de desaquecimento do gigante asiático, o governo chinês prometeu hoje que promoverá uma série de medidas para impulsionar o consumo doméstico de bens em 2024, com foco sobre o setor automobilístico e de eletrodomésticos. Além disso, o governo pretende estimular novas formas de consumo, como o comércio eletrônico internacional, veículos de energia limpa e produtos chineses de luxo.

“Deve ser um dia pouco mais positivo, motivado pelo noticiário da China, com o governo prometendo implementar mais medidas”, descreve Bruno Takeo, analista da Ouro Preto Investimentos.

hotWords: alta explica sessão? china noticiário

Seja anunciante no invistaja.info

Além disso, Takeo acrescenta que o balanço do Itaú Unibanco do quarto trimestre “foi muito bom”, o que tende a elevar as expectativas positivas com o resultado do Bradesco, o próximo dos grandes a informar o resultado.

O Itaú Unibanco registrou lucro líquido de R$ 35,6 bilhões no ano passado, um aumento de 15,7% em relação ao resultado de 2022. No quarto trimestre, o ganho líquido do banco foi de R$ 9,4 bilhões, 22,6% maior na comparação anual e um avanço de 4% sobre o terceiro trimestre. O lucro do banco veio em linha com a estimativa do Prévias Broadcast.

O crescimento da carteira de crédito e o aumento das margens das operações combinados com o incremento das receitas com prestação de serviços (tarifas), puxadas principalmente pelo segmento de cartões, contribuíram para impulsionar o lucro anual do banco no ano passado.

Ao comentar o balanço do Itaú Unibanco, o presidente Milton Maluhy disse pouco que o banco vê como provável um cenário em que distribuirá dividendos extras no começo de 2025, quando fechar os resultados deste ano. Entretanto, ele disse que ainda não está definido qual o volume de resultado que será distribuído.

Os investidores avaliam ainda a decisão do Bradesco e do Banco do Brasil de realizar uma oferta unificada para tirar a Cielo da Bolsa, e a Natura iniciando estudos para separar Natura Latam e Avon.

Em Nova York, os índices futuros sobem moderadamente, aguardando discursos de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). Os mercados buscarão sinais sobre quando se iniciará o processo de queda dos juros nos EUA, após o presidente do Fed, Jerome Powell, descartar recuo em março, elevando as incertezas até mesmo em relação a uma redução das taxas em maio.

Às 11h11, o Ibovespa tinha alta de 1,46%, aos 129.451,73 pontos, ante máxima aos 129.522,06 pontos, quando subiu 1,51%. ante mínima aos 127.592,80 pontos, com variação zero.

Entre ações de consumo, Grupo Natura liderava a lista das oito maiores elevações, com 6,23%, seguida por Bradesco PN, com alta de 4,03%. Itaú e Cielo, que divulgaram balanços avançavam 0,42% e 3,38%, pela ordem. Vale acelerava a 2,00%, enquanto Petrobras em torno de 1,60%, em meio ao avanço do petróleo no exterior. Já o minério de ferro em Dalian, na China, feccou em queda de 0,63%.

Ontem, o Índice Bovespa encerrou a sessão com valorização de 0,32%, aos 127.593,49 pontos.

palavras-chave: De China a noticiário corporativo: o que explica a forte alta do Ibovespa na sessão?; invistaja.info;

LONDRINA | mercados | invistaja.info – De China a noticiário corporativo: o que explica a forte alta do Ibovespa na sessão?

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Tópicos mais acessados:

Cielo (CIEL3): BB e Bradesco querem tirar empresa da Bolsa, mas terão que oferecer mais

Economistas mantêm projeções para a Selic após ata do Copom e citam incertezas

Itaú (ITUB4) poderá distribuir mais dividendos extraordinários? CEO diz que sim

Bradesco sobe 4% antes do balanço com OPA da Cielo, 1º grande anúncio da nova gestão

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress