Publicidade

Decisão do Fed, ata do Copom, relatório de inflação e prévia do PIB: o que acompanhar nesta semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Decisão do Fed, ata do Copom, relatório de inflação e prévia do PIB: o que acompanhar nesta semana; invistaja.info;


HAGA4 | P/Cap.Giro: 1.21 | ROE: -0.1513 | Div.Brut/Pat.: -0.49 | P/L: 2.73 | Mrg.Liq.: 0.2226 | EV/EBIT: 5.34

ListenToMarket: Decisão do Fed, ata do Copom, relatório de inflação e prévia do PIB: o que acompanhar nesta semana – Áudio gerado às: 9:41:23

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A última semana foi de alta para o Ibovespa, marcada com preocupações um pouco menores para a variante Ômicron da Covid-19, com decisão de política monetária no Brasil e inflação abaixo do esperado, ainda que alta. Nos próximos dias, além de acompanhar novidades sobre a Ômicron, mais sinalizações de bancos centrais pelo Brasil e pelo mundo serão observadas de perto pelos investidores.

Por aqui, na terça-feira (14) às 8h (horário de Brasília), será publicada a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e na quinta-feira (16) o Banco Central apresenta o Relatório Trimestral de Inflação, podendo trazer explicações mais detalhadas sobre os fatores que levaram o BC a adotar um tom mais hawkish (duro, sinalizando um maior aperto monetário) ao elevar a Selic para 9,25%. Em comunicado, o Copom reforçou preocupação com a inflação, enfatizando que manterá sua estratégia até que se consolide não apenas a desinflação como também a ancoragem das expectativas.

Cabe ressaltar que a inflação oficial de novembro medida pelo IPCA ficou abaixo do previsto e derrubou os juros futuros na última sexta-feira, com visões de um ciclo menor de aperto, mas sem descartar a nova alta já sinalizada de 1,5 ponto percentual na próxima reunião, de fevereiro.

+A demissão de 900 pessoas pelo Zoom e outros números da semana

Além disso, após o dado de vendas do varejo conhecido nesta semana, as atenções se voltam para os indicadores do setor de serviços de outubro na terça-feira. “Esperamos que o indicador fique estável em relação a setembro, configurandoalta de 9,4% em 12 meses”, projeta a equipe de análise econômica do Itaú.

Já na quarta (15), serão divulgados os dados do IBC-Br de outubro, considerado a prévia do PIB do Banco Central, com os economistas do banco projetando queda de 0,3% na comparação mensal, levando o acumulado em 12 meses para baixa de 0,8%. Do lado da inflação, na quarta é publicado ainda o IGP-10 de dezembro, com projeção do Itaú de um recuo mensal de 0,06%.

No radar político, os trechos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios não acordados entre a Câmara e o Senado serão apensados a outra emenda, que será pautada no plenário da Câmara em 14 de dezembro. Os trechos consensuais tiveram a sua promulgação realizada na última quarta-feira, abrindo espaço para o financiamento do Auxílio Brasil de R$ 400.

Já no radar corporativo, a Cogna ([ativo=COGNA3]) realiza reunião com investidores e analistas na segunda-feira, mesmo dia em que Alagoas leiloa concessões de serviços de abastecimento de água e saneamento em 61 cidades. Na terça, a CPFL Energia (CPFE3) promove Investor Day para divulgar sua estratégia ESG.

A quarta-feira é movimentada no radar corporativo, com o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) podendo chegar a uma decisão sobre a proposta de incorporação da Unidas (LCAM3) pela Localiza (RENT3). Já a privatização da Eletrobras (ELET3;ELET6) volta a entrar na pauta do Tribunal de Contas da União (TCU) na quarta.

Na quinta-feira, a B3 divulga segunda prévia do Ibovespa; na sexta, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) promove a Segunda Rodada de Licitações sob o regime de partilha para ofertar as áreas de Sépia e Atapu, na Bacia de Santos.

hotWords: copom, semana acompanhar prévia inflação fed,

Publique seu negócio no invistaja.info

Fomc em destaque na agenda internacional

No âmbito internacional, os destaques são as reuniões do Federal Open Market Committee (Fomc) e do Banco Central Europeu (quinta-feira), para definição das taxas de juros de política monetária dos Estados Unidos e da Zona do Euro, respectivamente.

O Fomc deve manter a taxa entre 0% e 0,25%, mas o comunicado que segue a decisão e a fala de Jerome Powell, chairman do Fed, devem mover influenciar as expectativas sobre taxas de juros.

A expectativa do mercado recai sobre uma eventual aceleração na retirada de estímulos pelo banco central americano. Além do discurso do presidente da instituição, são aguardadas as projeções dos dirigentes para a trajetória dos juros de referência no país. A decisão do banco central britânico na quinta também está no radar.

Na frente de indicadores, na terça, será revelado o resultado da indústria na Zona do Euro em outubro. Sobre novembro, saem o índice de preços no atacado dos Estados Unidos, e, à noite, os dados de produção industrial e vendas varejistas na China.

Na quarta, na frente de indicadores, estão as vendas de varejo nos Estados Unidos em novembro, mês de Black Friday. Outro ponto de atenção é a inflação do Reino Unido no mesmo mês. Já na quinta, nos Estados Unidos, saem os dados de produção industrial em novembro.

A semana se encerra com a leitura final de inflação na Zona do Euro em novembro na sexta. A prévia mostrou alta anual de 4,9%, bem acima da meta de 2% na região. Já o instituto alemão Ifo publica o seu o índice de confiança empresarial referente ao mês de dezembro.

(com Bloomberg)

Analista da Rico Corretora ensina ferramentas práticas a extrair lucro do mercado financeiro de forma consistente. Inscreva-se Grátis.

palavras-chave: Decisão do Fed, ata do Copom, relatório de inflação e prévia do PIB: o que acompanhar nesta semana; invistaja.info;

BRASIL | mercados | invistaja.info – Decisão do Fed, ata do Copom, relatório de inflação e prévia do PIB: o que acompanhar nesta semana

REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.

Notícias relacionadas:

O que as pesquisas mais feitas no Google em 2021 revelam sobre a situação econômica do país

Investimento verde? Veja a estimativa de venda de cannabis até 2025

A demissão de 900 pessoas pelo Zoom e outros números da semana

Open Finance: Banco Central define como será a implementação da fase 4 do Open Banking no Brasil

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade