Publicidade

Deputados querem limitar ICMS da conta de luz e dos combustíveis; entenda

Presidente da Câmara defendeu acabar com ‘taxação excessiva’ de bens e serviços essenciais no país; projeto que limita imposto a 17% deve ser votado amanhã

Informação para o trader investidor

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Deputados querem limitar ICMS da conta de luz e dos combustíveis; entenda; invistaja.info;


HETA4 | Mrg.Liq.: -0.02 | Mrg.Ebit: 0.9059 | P/Ativo: 0.315 | DY: 0.0 | P/L: -58.1 | Div.Brut/Pat.: -0.58

ListenToMarket: Deputados querem limitar ICMS da conta de luz e dos combustíveis; entenda – Áudio gerado às: 9:10:50

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou no domingo (22) que é preciso “acabar com a taxação excessiva” sobre bens e serviços essenciais que vigora no Brasil, como energia e combustíveis. “Ou o Brasil acaba com a taxação excessiva de bens e serviços essenciais, ou a excessiva taxação de bens e serviços acaba com o Brasil. O Brasil precisa controlar a saúva, mais uma vez!”, escreveu Lira no Twitter.

Os deputados federais devem votar amanhã, terça-feira (24), um projeto de lei complementar que define energia, combustíveis, telecomunicações e transporte como bens essenciais, estabelecendo uma alíquota máxima de 17% no ICMS sobre tais itens. O imposto é a principal fonte de arrecadação dos estados, e economistas calculam que a medida poderia aliviar o IPCA de 2022 em até 1,2 ponto porcentual.

Lira se reuniu na quinta-feira (19) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir a proposta e cobra a um acordo conjunto entre Congresso e governo federal para os aumentos na conta de luz e nos combustíveis.

+Governo segura reajustes a servidores para driblar bloqueio do Orçamento; entenda

O projeto do ICMS que deve ser votado nesta semana é de autoria do deputado Danilo Forte (União-CE) e tramitará em regime de urgência. O parlamentar chegou a classificar os reajustes nas tarifas de energia como “draconianos”.

“O essencial é definir o que é essencial. E o essencial é o Brasil e os brasileiros. O Congresso Nacional, a começar pela Câmara dos Deputados, tenho certeza, sempre ficará – como sempre ficou – a favor do que é essencial para o nosso país. E esta semana isso ficará essencialmente claro”, afirmou o presidente da Câmara.

Reajustes nas contas de luz

Em um movimento paralelo, deputados tentam suspender reajustes nas contas de luz de até 24% em diversos estados, aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dias após o fim da bandeira tarifária escassez hídrica, o que segundo o governo federal diminuiria o preço da energia em cerca de 20%.

hotWords: combustíveis; limitar conta deputados

Publique seu negócio no invistaja.info

Veja também:

Aneel aprova reajustes estaduais de até 24% nas contas de luz após Bolsonaro anunciar redução nacional de 20%Projeto na Câmara que quer suspender reajustes de energia é ilegal, dizem analistasAneel aprova socorro bilionário ao setor elétrico, e a conta (com juros) será paga pelo consumidor

O PDL 94/22 é de autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE) prevê a suspensão do reajuste apenas no Ceará, que teve o maior reajuste (quase 25%), mas o objetivo é ampliar o texto no plenário para barrar todos os reajustes autorizados pela Aneel, em diversos estados — entre eles Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Caso seja aprovado na Câmara e no Senado, o projeto afetaria diversas empresas do setor de energia elétrica que têm capital aberto na Bolsa, como Enel (COCE5), Neoenergia (NEOE3) e Energisa (ENGI11). Além disso, como se trata de um Projeto de Decreto Legislativo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não poderia vetá-lo.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Leia mais:

Como fazer a declaração do Imposto de Renda 2022?IR 2022: Como declarar investimentos no imposto de rendaRestituição do IR 2022: como consultar e quando receberComo corrigir erros na declaração do Imposto de Renda?

palavras-chave: Deputados querem limitar ICMS da conta de luz e dos combustíveis; entenda; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Deputados querem limitar ICMS da conta de luz e dos combustíveis; entenda

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Leia também:

Companhias aéreas retomam serviço de bordo em voos nacionais após 2 anos

Guerra afeta comércio de alimentos, diz FMI

Risco de recessão cria problemas a Biden, que deve intensificar agenda doméstica

Mourão volta a defender uso de royalties do petróleo contra variação de preço

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress