Publicidade

Diretor do Fed defende aceleração do ‘tapering’ nos EUA

Waller disse que segue “otimista” de que a recuperação americana continuará “forte”, mas reconheceu riscos de que gargalos na produção contenham ganhos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conteúdos sobre investimentos

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Diretor do Fed defende aceleração do ‘tapering’ nos EUA; invistaja.info;


NTCO3 | P/L: 79.0 | P/EBIT: 20.18 | ROIC: 0.0442 | Mrg.Liq.: 0.0129 | Cresc.5anos: 0.0292 | P/Ativo: 0.714

ListenToMarket: Diretor do Fed defende aceleração do ‘tapering’ nos EUA – Áudio gerado às: 16:0:27

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Christopher Waller defendeu nesta sexta-feira a aceleração do “tapering”, como é processo de finalização do programa de compras de ativos. Para ele, a maior economia do planeta continua crescendo e gerando empregos em ritmo rápido.

“A rápida melhora no mercado de trabalho e a deterioração dos dados da inflação levaram-me a favorecer um ritmo mais rápido de tapering e uma remoção mais rápida da acomodação em 2022”, argumentou Waller, em evento no Centro de Estabilidade Financeira, em Nova York.

O dirigente acrescentou que os EUA estão aceleradamente retornando ao nível de pleno emprego, apesar das incertezas do lado da oferta. Segundo ele, a atividade econômica desacelerou no terceiro trimestre por conta da variante delta do coronavírus, mas deve retomar expansão “robusta” nos últimos três meses de 2021 e no primeiro semestre do ano que vem.

+Mineradora de criptomoedas Bitdeer entrará na Bolsa de NY avaliada em US$ 4 bi após fusão com SPAC

Waller disse ainda que segue “otimista” de que a recuperação continuará “forte”, mas reconheceu os riscos de que gargalos na cadeia produtiva contenham os ganhos no mercado de trabalho e na produção. “A inflação pode complicar a gestão da política monetária do FOMC Comitê Federal de Mercado Aberto em 2022”, admitiu.

Inflação

hotWords: ‘tapering’ diretor defende

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

O diretor do Federal Reserve criticou o discurso de que a escalada recente da inflação nos Estados Unidos é temporária e que, por isso, a autoridade monetária não deve responder ao movimento. “Considero esse argumento complicado”, afirmou.

O dirigente explicou que todos os choques econômicos tendem a ser transitórios e que o mais importante é avaliar a magnitude desses eventos. Na visão dele, as pressões inflacionárias no país ficaram mais generalizadas e duradouras do que o previsto por economistas anteriormente. “Acredito que essas pressões estejam relacionadas tanto às restrições de oferta, que podem estar começando a melhorar, quanto à forte demanda, que não dá sinais de diminuir”, disse.

Waller acrescentou que pesquisas mostram expectativas de inflação média acima de 4%, com investidores de títulos requerendo 3% de prêmio como compensação. “É muito preocupante para mim que as famílias e os mercados não esperem mais que mantenhamos a inflação perto de nossa meta de 2% nos próximos três a cinco anos”, destacou.

O diretor comentou ainda que “ficaria muito preocupado” se as famílias começassem a exigir salários mais altos para compensar a inflação esperada, o que poderia elevar os preços no curto prazo e mantê-los elevados por algum tempo. “Essa possibilidade é um risco para o cenário de inflação que estou observando com atenção”, pontuou.

CDB com 300% do CDI? XP antecipa Black Friday com rentabilidade diferenciada para novos clientes. Clique aqui para investir agora!

palavras-chave: Diretor do Fed defende aceleração do ‘tapering’ nos EUA; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Diretor do Fed defende aceleração do ‘tapering’ nos EUA

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Leia também:

Agência dos EUA autoriza 3ª dose de vacina contra Covid-19 para todos os adultos

Tese de inflação temporária de bens está cada vez mais obsoleta, diz Campos Neto

Descolado do exterior, Ibovespa recupera os 103 mil pontos; Covid na Europa e riscos fiscais seguem no radar

Câmara aprova pacote de Biden de quase US$ 2 trilhões nos Estados Unidos

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade