invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Dólar Futuro tem menor volatilidade em quase dez anos; quando isso pode mudar?

Variação entre suporte e resistências está no menor patamar desde início de 2014

Investindo como um profissional

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Dólar Futuro tem menor volatilidade em quase dez anos; quando isso pode mudar?; invistaja.info;


TCNO4 | Liq.2meses: 0.0 | Div.Brut/Pat.: -35.76 | P/ACL: -0.03 | EV/EBITDA: -16.48 | Pat.Liq: -946000.0 | PSR: 0.0

ListenToMarket: Dólar Futuro tem menor volatilidade em quase dez anos; quando isso pode mudar? – Áudio gerado às: 9:50:38

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Os contratos de dólar futuro passam por um movimento conhecido na análise técnica por “encaixotamento”, quando o ativo tem limitadas as suas diferenças entre as máximas (resistência) e as mínimas (suporte) durante determinado período de tempo gráfico.

Como consequência, esse movimento gera uma redução da volatilidade do ativo, dificultando operações de curtíssimo prazo, com day trade de contratos cheios e de minicontratos de dólar futuro.

Especialmente neste ano, a volatilidade encontra-se no menor patamar em cerca de dez anos, portanto antes mesmo da crise do impeachment de Dilma Rousseff. Mais recentemente, entre 2022 e 2023, a volatilidade caiu, mas não como agora.

+Venda de aviões da YPF deve render até US$ 19 milhões; nova diretoria assume companhia

Diante disso, surge a pergunta: por que a volatilidade reduziu-se tanto e quando isso pode mudar?

Segundo traders, a resposta encontra-se na espera pelos próximos passos das autoridades monetárias, que devem definir e recalibrar os níveis de diferenciais de juros entre Brasil e EUA.

Dólar futuro: baixa volatilidade

Conforme Rafael Perretti, trader da Clear Corretora, enquanto no Brasil os cortes de juros ao longo de 2024 já estão “precificados” – até mesmo porque o BC começou antes a redução da Selic, em meados do ano passado –, nos EUA ainda falta clareza sobre quando isso deve ocorrer.

Segundo o FedWatch, da CME, existe uma aposta de 55% de corte dos juros nos EUA na reunião de junho, contra 40% de manutenção. Para a reunião de maio, do Fed, a aposta predominante, de 92%, está na manutenção. Por aqui, o Focus projeta uma Selic terminal de 9%, ao final deste ano, o que representaria cortes de 2,25 pontos porcentuais até lá.

“Cortamos mais cedo os juros e isso deu guidance (para o mercado), que derrubou o dólar, do patamar de 5,7, 5,5, para pouco abaixo de 5″, diz Perretti. Dessa forma, acrescenta, o dólar encontra-se, desde meados de janeiro, “em um patamar justo de negociação”.

Super Quarta

Nesse sentido, a próxima Super Quarta, dia 20 de março, quando acontecem as decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos, será muito importante para o dólar poder encontrar um novo patamar de negociação.

Não pelas decisões em si, que devem ser, conforme aposta majoritária de analistas, de corte de 0,5 pp da Selic e de manutenção dos juros, pelo Fed, mas sim pelas sinalizações de Jerome Powell, presidente do Banco Central americano, e pelo Copom, no Brasil, dos próximos passos, para o restante de 2024.

“O spread do juro no Brasil com o juro americano é extremamente relevante para a nossa moeda, principalmente para o ingresso de capital estrangeiro. E precisamos saber como ficará o risk-off por aqui”, acrescentou Perretti, em relação a como pode ficar a taxa de câmbio.

hotWords: pode anos; menor quase futuro quando

Seja anunciante no invistaja.info

Rompimento do “caixote”

Para o trader, se o Copom seguir cortando os juros por aqui, perdendo os dois dígitos da Selic, e nos EUA ainda não tiver começado o corte, “o dólar vai ficar mais caro”, com a moeda brasileira perdendo atratividade.

No entanto, acrescenta ele, caso comece o ciclo de cortes do Fed, de forma mais alinhada com o Copom ou com uma maior variação do diferencial de juros, o dólar pode cair frente ao real.

Em resumo, no “caixote” maior do gráfico acima, o dólar futuro variou dos 4.983 pontos aos 5.552 pontos, ou seja um range de oscilação de 570 pontos. Agora, neste ano, no “caixote” menor, ele está entre os 4.905 e 5.029, variação de cerca de 125 pontos.

O que o trader deve fazer?

Para Perreti, um range de oscilação menor dificulta a geração de uma tendência. Assim, os traders não conseguem fazer operações mais longas, “pegando muitos pontos no mercado”.

Conforme ele, porém, é uma questão de adaptação operacional. “Os mercados são feitos de ciclo. Se antes, dava para operar com uma ‘mão’ menor e um ‘stop’ maior; agora o trader deve operar com uma ‘mão’ maior, e um ‘stop’ mais curto.”

“O importante é a adaptação, pois, ao final do dia, o que se busca é o resultado financeiro”, completa.

Guias de análise técnica:

O que é uma linha de tendência na análise gráfica?O que são médias móveis e como usá-la para estratégia de TradeIFR: O que é o índice de força relativa?Bandas de Bollinger: como usar e interpretar?

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar os minicontratos de dólar e índice.

palavras-chave: Dólar Futuro tem menor volatilidade em quase dez anos; quando isso pode mudar?; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Dólar Futuro tem menor volatilidade em quase dez anos; quando isso pode mudar?

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Leia também:

Cielo (CIEL3) atualiza valor de juros sobre capital próprio por ação

Volume de serviços cresceu 0,7% em janeiro, na terceira alta seguida

Cinema e streaming puxam alta de 0,7% nos serviços em janeiro

10 ações de empresas no Brasil com fortes vantagens competitivas, segundo o Itaú BBA

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress