Publicidade

Dólar mais barato: ministério anuncia decreto para zerar IOF em operações de câmbio até 2028

Anúncio formal da medida será na tarde desta terça, junto com um novo marco de securitização e mudanças em regras sobre garantias rurais

Informação para quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Dólar mais barato: ministério anuncia decreto para zerar IOF em operações de câmbio até 2028; invistaja.info;


SGPS3 | Liq.Corr.: 1.36 | P/Ativo: 0.071 | Cotacao: 4.61 | P/VP: 0.23 | P/L: -1.95 | EV/EBIT: 7.71

BRASÍLIA (MarketMsg) – O governo editará decreto para zerar, até 2028, as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários) que incidem sobre operações de câmbio, informou o Ministério da Economia nesta terça-feira (15).

De acordo com nota da pasta, a redução será gradual e escalonada. O anúncio formal da medida será na tarde desta terça, junto com um novo marco de securitização e mudanças em regras sobre garantias rurais.

“O objetivo é alinhar o Brasil ao disposto no Código de Liberalização de Capitais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ao qual estamos em processo de adesão”, disse.

+Líderes da União Europeia vão a Kiev em símbolo da resistência da Ucrânia

Em janeiro, a pasta havia informado que a redução a zero das alíquotas ocorreria até 2029.

Marco da securitização

Também nesta terça, o governo lançará um novo marco das companhias securitizadoras e novos instrumentos de securitização. A medida provisória, segundo a pasta, reunirá regras que hoje estão dispersas em legislações específicas.

hotWords: ministério barato: decreto zerar câmbio mais

Publique seu negócio no invistaja.info

A MP ainda tratará da emissão de Letras de Riscos de Seguros (LRS), títulos vinculados a uma carteira de apólices de seguros e resseguros, que será feita por meio de Sociedades Seguradoras de Propósito Específico.

O texto também flexibilizará a exigência de prestação exclusiva por instituição financeira do serviço de escrituração e de custódia de valores mobiliários.

Garantias rurais

Outra medida, segundo o ministério, aperfeiçoará as regras da  Cédula de Produto Rural (CPR), título que representa uma promessa de entrega futura de um  produto  agropecuário, facilitando a produção e a comercialização  rural.

“A MP também amplia o escopo do  Fundo Garantidor Solidário (FGS)  para garantir qualquer operação financeira vinculada à atividade empresarial rural, inclusive aquelas realizadas no âmbito dos mercados de capitais, englobando títulos como a CPR e o certificado de recebíveis do agronegócio”, informou.

 

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Dólar mais barato: ministério anuncia decreto para zerar IOF em operações de câmbio até 2028

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Notícias relacionadas:

“Por que crédito de R$ 5 bilhões é mais importante do que R$ 5 mil?”, questiona presidente do BNDES

Opep corta previsão para produção de petróleo no Brasil para 3,77 milhões de bpd

Rússia proíbe entrada de Biden, Blinken e outras autoridades dos EUA

Zelensky admite que Ucrânia não pode entrar na Otan

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress