Eike Batista é absolvido pela CVM em processo sobre inconsistências no currículo

Relator do caso destacou que não foi demonstrado como a escolaridade de Eike poderia ter desempenhado papel relevante na tomada de decisão dos investidores
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação para traders e investidores

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Eike Batista é absolvido pela CVM em processo sobre inconsistências no currículo; invistaja.info;


COCE5 | Liq.2meses: 1083120.0 | ROIC: 0.0454 | P/VP: 1.38 | P/Ativo: 0.476 | Pat.Liq: 3230550000.0 | Div.Brut/Pat.: 0.77

Acusado de prestar informações desencontradas sobre sua formação acadêmica às empresas X, o empresário Eike Batista foi absolvido por unanimidade pelo colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O relator do caso, diretor Alexandre Rangel, destacou que não foi demonstrado como a escolaridade de Eike poderia ter desempenhado um papel relevante na tomada de decisão dos investidores ou no exercício de direito de voto dos acionistas.

A qualificação apresentada pelo empresário, que atuou como diretor e conselheiro em várias das empresas citadas – MMX, OGX, CCX, Prumo (antiga LLX), OSX, Eneva (ex-MPX) e EBX –, ia de engenheiro metalúrgico a bacharel ou graduado em engenharia metalúrgica. Em alguns casos, constava que ele “cursou engenharia”.

Segundo Rangel, a Instrução 480 da CVM não exige esse tipo de informação, menos importante se comparada, por exemplo, à experiência profissional do administrador. Também foi levado em conta o fato de que o fundador do Grupo X declarava publicamente que, apesar de ter frequentado o curso de graduação em engenharia metalúrgica na Universidade de Aachen, na Alemanha, nos anos de 1977 a 1979, não se formou.

+Bolsas europeias e índices futuros americanos registram novo dia de baixa; resultados do 1º trimestre seguem no radar

“Não identifiquei nos autos um conjunto consistente, convergente e robusto de indícios robustos que tenham demonstrado que a informação equivocada tenha sido disponibilizada pelo acusado, induzindo as companhias a erro”, disse Rangel em seu voto, no qual destacou a importância dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

O diretor da CVM pontuou ainda que Eike não ocupava cargos de presidente ou diretor de Relações com Investidores, responsáveis por garantir que as informações prestadas pelas companhias ao mercado sejam fidedignas.

hotWords: processo absolvido currículo pela inconsistências

Publique seu negócio no invistaja.info

O advogado de Eike Batista, Julio Dubeux, defendeu que ele atraía investidores para suas companhias não por ser (ou não) engenheiro metalúrgico, mas pela credencial de empresário de sucesso. “Será que estaríamos aqui hoje para julgar informações imprecisas prestadas sobre a escolaridade de um administrador, se o acusado não fosse Eike Batista?”, questionou, afirmando que o caso teria sido arquivado “com um mero ofício de alerta” caso o alvo não fosse seu cliente.

Em biografia publicada em 2011, Eike diz que interrompeu a faculdade “ainda na metade” do curso. A discussão sobre o currículo do empresário entrou nos holofotes em 2017, quando ele foi preso pela primeira vez.

O ex-bilionário foi levado para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio, onde dividiu espaço com outros seis presos da Operação Lava Jato que não tinham diploma.

Quer aprender como ganhar dinheiro prevendo os movimentos dos grandes players? Assista à série Follow the Money, com Wilson Neto, analista de investimentos da Clear, e entenda como funcionam as operações rápidas.

palavras-chave: Eike Batista é absolvido pela CVM em processo sobre inconsistências no currículo; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Eike Batista é absolvido pela CVM em processo sobre inconsistências no currículo

REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.

Tópicos mais acessados:

Guedes projeta ritmo de crescimento forte da economia com vacinação em massa

Depois da tempestade, o ânimo na Bolsa? O que explica a disparada de 120% das ações da Braskem em 2021

Apple apresenta nova cor de iPhone, novo iMac, novo iPad e produto para encontrar chave ou carteira

Dafiti é alvo claro da Renner, diz jornal; analistas avaliam que opção é melhor do que Marisa, Hering ou C&A

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *