Informação para o trader investidor
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Eletrobras começa a receber pedidos por voto múltiplo na eleição ao Conselho; invistaja.info;
ASTA4 | ROE: -0.0325 | ROIC: 0.0252 | Cresc.5anos: -0.0473 | EV/EBIT: 33.2 | Mrg.Ebit: 0.0328 | PSR: 0.652
ListenToMarket: Eletrobras começa a receber pedidos por voto múltiplo na eleição ao Conselho – Áudio gerado às: 16:40:20
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A Eletrobras começou a receber pedidos de sua base acionária para adoção do voto múltiplo na eleição de seu novo conselho, que ocorrerá em assembleia geral no dia 29 de abril. Para que o formato seja adotado, conforme resolução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), acionistas com mais de 5% dos votos devem formalizar o pedido junto à companhia. A reportagem apurou que isso ainda não ocorreu.
Em carta encaminhada à companhia na tarde da última quinta-feira (10), dez acionistas (cinco fundos e cinco pessoas físicas) formalizaram o pedido por voto múltiplo. Trata-se dos fundos Geração L. Par, Tempo Capital, RPS, Clave, Solana e dos acionistas Hagop Guerekmezian, Hagop Guerekmezian Filho, Karoline Guerekmezian e Kathleen Guerekmezian e Regina Guerekmezian.
Leia mais: Eletrobras (ELET3) convoca acionistas para aprovar acordo com governo
+Guerra comercial de Trump deixa ‘chefões’ de Wall Street em posição desconfortável
Os acionistas pedem que a carta seja divulgada por meio de aviso aos acionistas e tenham inteiro teor publicado na área de relações com investidores do site da Eletrobras. Fontes com conhecimento do assunto, no entanto, dizem que a posição da companhia será esperar até que o porcentual de requerentes do voto múltiplo alcance 5% das ações, condição em que o aviso aos acionistas se tornaria obrigatório, conforme as regras da CVM.
hotWords: pedidos voto eleição conselho múltiplo
Publique seu negócio no invistaja.info
“Ainda que o total de ações dos signatários não alcance 5% das ações com direito a voto, deve-se divulgar o presente pleito nas formas requeridas, porque somente desta forma será melhor viabilizada a adesão de outros acionistas que compartilham do mesmo interesse e podem somar participação suficiente a alcançar aquele percentual”, ponderam os acionistas que assinam a carta. Procurada, a Eletrobras não se manifestou.
Em sua conta na rede social Linkedin, o advogado e atual conselheiro Marcelo Gasparino – que tem sido mais vocal nas críticas ao processo de condução da eleição – divulgou o documento sob o argumento de dar “equidade de condições a todos os candidatos avulsos indicados por acionistas”.
Em carta aos acionistas assinada pela administração da Eletrobras e divulgada ao mercado no fim da tarde de quinta-feira, mesmo dia dessa primeira solicitação por voto múltiplo, a empresa sugere expressamente que não fará diferença para o resultado final da eleição a adoção ou não do voto múltiplo.
Neste formato, os votos de cada acionista é multiplicado pelo número de candidatos e alocado livremente, tornando o processo mais complexo e abrindo espaço a arranjos de votação que, na prática, podem aumentar a participação de acionistas com posições menores no quadro acionário.
palavras-chave: Eletrobras começa a receber pedidos por voto múltiplo na eleição ao Conselho; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Eletrobras começa a receber pedidos por voto múltiplo na eleição ao Conselho
REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.
Veja também:
Bolsonaro vai passar por cirurgia no intestino neste domingo (13) em Brasília
Apple, Nvidia, Dell e outras recebem isenção de tarifas sob novas regras
Lula sanciona Lei da Reciprocidade, resposta do Congresso contra tarifaço de Trump
Lula sanciona Lei da Reciprocidade, resposta do Congresso contra tarifaço de Trump
Publique seu negócio no invistaja.info