Publicidade

Empresas japonesas planejam aumentos salariais maiores que os da ofensiva salarial Shunto

Confederação dos sindicatos pede reajuste de 5% na negociação tradicional de primavera, mas grandes empresas anunciaram aumentos maiores

Negociando na bolsa de valores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Empresas japonesas planejam aumentos salariais maiores que os da ofensiva salarial Shunto; invistaja.info;


SYNE3 | Mrg.Ebit: 0.6505 | Pat.Liq: 1550460000.0 | Cotacao: 3.9 | Mrg.Liq.: 0.5652 | P/Cap.Giro: 0.97 | ROE: 0.7934

As empresas japonesas estão iniciando uma corrida para aumentar os salários antes mesmo da tradicional ofensiva salarial da primavera, o Shunto, que acontece entre março e abril. Os empresários temem perder pessoal qualificado para outros países, uma vez que a economia local continua dando mostras de estagnação, enquanto os salários são inferiores aos pagos nos Estados Unidos, Europa, Coreia do Sul.

Segundo o jornal The Japan Times, a confederação dos sindicatos japoneses (Rengo) está pedindo um aumento salarial de cerca de 5% neste ano, mas muitas empresas já anunciaram reajustes maiores.

Em 7 de fevereiro, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, disse que a fabricante de jogos dará a todos os funcionários um aumento salarial de 10% em abril. Isso mesmo num contexto de previsão de vendas e lucros menores para a companhia no ano fiscal que termina em março.

+Agência do Pará confirma teste positivo para “vaca louca” no estado; sintomas indicam forma atípica

A fabricante de produtos químicos Kuraray, por sua vez, planeja realizar um aumento combinado de cerca de 8% nos salários regulares e na escala salarial. A fabricante de vidro AGC disse estar considerando um aumento médio combinado de cerca de 6% nos salários regulares.

A Fast Retailing, operadora das lojas de roupas Uniqlo, promete aumentar os salários anuais em até 40% e a montadora Nidec planeja elevar o salário médio em 7% nesta primavera, como parte de um plano mais amplo para um aumento desalário em 30% até o ano fiscal de 2025.

“As empresas que competem globalmente estão cada vez mais cientes dos baixos salários no Japão”, disse Hisashi Yamada, vice-presidente do Japan Research Institute. “Acho que temem que o pessoal jovem e excelente possa ser arrebatado por firmas estrangeiras.”

palavras-chave: Empresas japonesas planejam aumentos salariais maiores que os da ofensiva salarial Shunto; invistaja.info;

FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Empresas japonesas planejam aumentos salariais maiores que os da ofensiva salarial Shunto

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Saiba mais:

Gripe aviária: Rio Grande do Sul suspende eventos com pássaros por 90 dias como prevenção

Governo anuncia R$ 430 milhões para enfrentamento da estiagem no RS

Agência do Pará confirma teste positivo para “vaca louca” no estado; sintomas indicam forma atípica

Suspeita de “vaca louca” no Brasil trava mercado do boi e frigoríficos suspendem abates

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress