Equity Partners: o modelo em que todos são donos do seu negócio

Cada vez mais empresas brasileiras abrem sociedade para colaboradores
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias de trader para trader

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Equity Partners: o modelo em que todos são donos do seu negócio; invistaja.info;


CEDO3 | P/EBIT: 2.41 | Cresc.5anos: 0.0546 | Cotacao: 9.29 | P/ACL: -0.39 | EV/EBITDA: 5.31 | ROE: -0.2056

ListenToMarket: Equity Partners: o modelo em que todos são donos do seu negócio – Áudio gerado às: 14:10:39

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Pouco ainda se fala sobre equity partners no país; porém é um modelo de negócio que vem crescendo nos últimos meses e que nos Estados Unidos e Europa já é adotado há alguns anos. Todo empreendedor sonha em ter o funcionário que “veste a camisa da empresa e pensa como dono”, mas para isso é necessário oferecer um projeto de vida e dar uma bonificação adequada a essa expectativa – e é por isso que precisamos abordar o assunto.

Comecei a empreender aos 12 anos, na época utilizando o Orkut e MSN com o intuito de vender excursões para festivais. Isso por conta de dois motivos: o primeiro era a necessidade, pois minha família era humilde e para eu conseguir realizar meus sonhos de adolescente, precisava encontrar caminhos próprios para isso; o segundo é que sempre achei que ter um emprego não era um propósito positivo para mim. Sempre pensei alto e não queria viver de salário fixo.

Então, quando fundei a minha atual empresa aos 18 anos, eu obrigatoriamente precisava aliar meu propósito de vida ao modelo de negócio da companhia. Afinal, como vou convencer alguém a trabalhar para mim, se eu nunca quis ser funcionário? Precisava criar uma empresa que qualquer pessoa pudesse ser dono dela.

+Com o fim da corrida por decoração e móveis, qual o plano da Mobly para continuar crescendo?

Um dos meus atuais sócios iniciou como estagiário na empresa e, após três anos performando em alto nível, ele, assim como eu, tinha mais ambições profissionais. Para mantê-lo, era necessário abrir para ele um porcentagem em equity, que talvez naquele momento não fosse tão grande, mas que em alguns anos poderia virar um capital 20 vezes maior, desde que ele comprasse a briga para aumentar o valuation da empresa nos anos seguintes. Vê como ele fica amarrado?

Normalmente, isso está atrelado a uma cláusula que define que o funcionário precisa permanecer como sócio durante um período mínimo, senão, perde essa participação. Exemplificando, ele tem cerca de cinco anos para trabalhar e pensar como o fundador, com o objetivo mútuo de conquistar resultados para conseguir escalar a empresa e no fim, caso seja uma vontade dele, colocar no bolso a liquidez que ele tanto almeja; caso contrário, nada vai mudar, pois não altera o salário.

E isso é um equívoco muito comum de quem está começando a empreender: sócio não é uma função. Na minha empresa, por exemplo, existem sócios que têm uma participação maior, mas que recebem uma remuneração menor que outros sócios, pois no cargo que exercem, a base salarial é menor. É simples a matemática.

hotWords: donos equity modelo todos

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Atualmente, tenho 16 sócios, além de mais 200 franqueados que entram como partnership da nossa matriz. Dessa forma, todos os sócios de uma unidade franqueada tornam-se sócios da empresa. Nesse caso, não existe distribuição de lucro, todos os ganhos são reinvestidos no negócio. Assim, garantimos a sustentabilidade da companhia.

Uma empresa que dá lucro, principalmente nos primeiros anos de atividade, é positiva apenas para quem possui participação e enxerga o negócio como denominamos de “lifestyle business”. Ou seja, a pessoa quer participação apenas para não ser empregado. Esse tipo de negócio não cresce e aquela participação deixa de ser uma motivação, pois vira apenas uma reserva de segurança.

Por isso, tenha como sócios pessoas que, de fato, queiram contribuir e tenham um mindset de empreendedor inconformado, que questionem os resultados o tempo inteiro e que almejam algo grande a longo prazo.

Sobre o Dener Lippert

Dener Lippert é CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller “Cientista do Marketing” e colunista do (invistaja.info). Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up, Smart Fit, Team Nogueira, entre outros. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do (invistaja.info) com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.

palavras-chave: Equity Partners: o modelo em que todos são donos do seu negócio; invistaja.info;

CURITIBA | negocios | invistaja.info – Equity Partners: o modelo em que todos são donos do seu negócio

REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.

Tópicos mais acessados:

Os setores que estão no radar de investimentos da Itaúsa, que segue interessada em expandir seu portfólio

Senado dos EUA aprova pacote de infraestrutura de US$ 1,2 tri; texto vai à Câmara

Klabin: volumes de papel e preços de celulose se destacam no 2º tri; analistas esperam cenário mais estável para o setor

Vendas de carros na China recuam pelo segundo mês seguido

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade