Publicidade

EUA dizem ter atingido navio rebelde colombiano; Trump: Petro é “líder do tráfico”

Esse foi o último de uma série de ataques dos EUA no Caribe contra navios que, segundo Trump, estavam transportando drogas

Informação de quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: EUA dizem ter atingido navio rebelde colombiano; Trump: Petro é “líder do tráfico”; invistaja.info;


BRIV4 | DY: 0.0261 | P/L: 70.08 | Div.Brut/Pat.: 0.0 | PSR: 0.0 | ROE: 0.0095 | P/Ativo: 0.0

ListenToMarket: EUA dizem ter atingido navio rebelde colombiano; Trump: Petro é “líder do tráfico” – Áudio gerado às: 16:20:27

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Forças dos Estados Unidos atacaram uma embarcação associada a um grupo rebelde esquerdista colombiano, disse neste domingo o secretário de Defesa, Pete Hegseth, enquanto o presidente Donald Trump chamou o presidente colombiano, Gustavo Petro, de “líder do tráfico de drogas ilegais” e disse que os pagamentos à nação sul-americana seriam interrompidos.

Hegseth escreveu em uma publicação no X que o Pentágono havia destruído uma embarcação e matado três pessoas na sexta-feira “na área de responsabilidade do USSOUTHCOM”, que inclui o Caribe.

Segundo ele, a embarcação era afiliada ao grupo rebelde esquerdista Exército de Libertação Nacional e estava envolvida no contrabando de narcóticos ilícitos, sem oferecer evidências para respaldar a alegação.

+Com tarifaço, café do Brasil corre risco de perder espaço nos EUA

Esse foi o último de uma série de ataques dos EUA no Caribe contra navios que, segundo o governo Trump, estavam transportando drogas.

O Pentágono disse que não tinha nada a acrescentar além da postagem inicial de Hegseth.

A embaixada da Colômbia em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A publicação de Hegseth veio horas depois de Trump usar as redes sociais para acusar Petro de “incentivar fortemente a produção em massa de drogas”. Os Estados Unidos vão interromper pagamentos e subsídios em grande escala à Colômbia, escreveu Trump no Truth Social.

“O objetivo dessa produção de drogas é a venda de grandes quantidades de produtos para os Estados Unidos, causando morte, destruição e caos”, escreveu Trump.

hotWords: tráfico” “líder petro atingido rebelde

Publique seu negócio no invistaja.info

A Reuters não conseguiu estabelecer imediatamente a quais pagamentos Trump estava se referindo. A Colômbia já esteve entre os maiores destinatários de ajuda dos EUA no Hemisfério Ocidental, mas o fluxo de dinheiro foi subitamente reduzido neste ano pelo fechamento da USAID, braço de assistência humanitária do governo dos EUA.

O Departamento de Estado dos EUA encaminhou perguntas à Casa Branca, que não respondeu imediatamente a uma consulta.

As relações entre Bogotá e Washington estão desgastadas desde que Trump voltou ao cargo. No mês passado, os Estados Unidos revogaram o visto de Petro após ele se juntar a uma manifestação pró-palestina em Nova York e pediu aos soldados norte-americanos que desobedeçam às ordens de Trump.

Os ataques fatais do governo dos EUA a barcos no Caribe também revoltaram os colombianos. Muitos especialistas jurídicos e ativistas de direitos humanos condenaram a extraordinária série de ações militares, com a Anistia Internacional descrevendo-a como assassinato em alto mar.

No início deste mês, Petro disse que um dos ataques havia atingido uma embarcação colombiana, alegação que o governo Trump negou.

A Colômbia luta contra seus próprios problemas de longa data com as drogas.  No ano passado, Petro se comprometeu a domar as regiões de cultivo de coca na Colômbia com uma intervenção social e militar maciça, mas a estratégia teve pouco sucesso.

Em setembro, Trump designou países como Afeganistão, Bolívia, Birmânia, Colômbia e Venezuela entre aqueles que os Estados Unidos acreditam terem “falhado comprovadamente” no cumprimento dos acordos antinarcóticos durante o ano passado.

palavras-chave: EUA dizem ter atingido navio rebelde colombiano; Trump: Petro é “líder do tráfico”; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – EUA dizem ter atingido navio rebelde colombiano; Trump: Petro é “líder do tráfico”

REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.

Notícias relacionadas:

OpenAI aposta no futuro comprando milhões de chips sem recursos suficientes

Quadrilha que aplicava golpe da falsa central de banco é presa; bando faturou R$25 mi

Kevin Durant renova com Rockets e se torna o jogador mais bem pago na história da NBA

Com tarifaço, café do Brasil corre risco de perder espaço nos EUA

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade