Publicidade

EUA e China formalizam trégua comercial com foco em terras raras e tecnologia

Entendimento assinado confirma estrutura para acordo negociado em Londres e prevê suspensão de tarifas por 90 dias

Informação para quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: EUA e China formalizam trégua comercial com foco em terras raras e tecnologia; invistaja.info;


SEBB3 | DY: 0.0 | PSR: 0.0 | P/EBIT: 0.0 | ROE: 0.2301 | EV/EBITDA: -0.23 | Mrg.Ebit: 0.0924

Estados Unidos e China oficializaram um acordo comercial que confirma os termos de uma trégua negociada em Londres neste mês, segundo comunicados compartilhados por ambos os governos nesta sexta-feira (27). O entendimento estabelece a suspensão mútua de tarifas por 90 dias, revisão de controles sobre exportações e o alívio de restrições impostas por Washington a Pequim.

O anúncio foi feito após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar na quinta-feira (26), durante um evento na Casa Branca, que havia “acabado de assinar com a China”. Um porta-voz da Casa Branca confirmou que os dois países “chegaram a um entendimento adicional para implementar o acordo de Genebra”, firmado em maio.

De acordo com o Ministério do Comércio da China, os dois lados “confirmaram os detalhes” da estrutura do acordo e Pequim passará a analisar e aprovar solicitações de exportação para itens sujeitos a controle “conforme a legislação”. Em contrapartida, os EUA cancelarão “diversas medidas restritivas” contra a China, sem detalhar quais.

+Amil retoma crescimento e acirra disputa entre operadoras; como afeta empresas da B3?

As negociações em Londres, lideradas pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-premiê chinês, He Lifeng, resultaram na formalização do que havia sido acertado previamente de forma não documentada. Segundo o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, “o acordo foi assinado e selado há dois dias”.

hotWords: china terras trégua comercial tecnologia

Publique seu negócio no invistaja.info

O pacto retoma o entendimento feito em Genebra, que havia sido comprometido por divergências sobre exportações chinesas de terras raras e novos controles americanos em tecnologia e vistos de estudantes chineses. Apesar do avanço, analistas alertam para a falta de clareza sobre quais restrições serão efetivamente aliviadas. “É importante conter expectativas”, afirmou Alfredo Montufar-Helu, do The Conference Board, à CNBC.

O anúncio ocorre em meio ao esforço da administração Trump para fechar acordos comerciais com diversos parceiros antes do prazo de 9 de julho, quando tarifas “recíprocas” de até 50% poderão ser reativadas. Até o momento, apenas o Reino Unido firmou acordo com os EUA. No caso da China, as tarifas foram temporariamente reduzidas para 10%, mas permanecem adicionais de 20% sobre todos os produtos chineses, devido à questão do fentanil.

Após a notícia, os futuros de Nova York operavam em alta.

(com CNBC e Financial Times)

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – EUA e China formalizam trégua comercial com foco em terras raras e tecnologia

REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.

Leia também:

Wall Street sobe com mais esperanças de corte de juros

Cogna (COGN3) capta US$ 100 mi com IFC, do Banco Mundial

Nike tem 4º trimestre fiscal ruim, mas números são melhores do que analistas temiam

Tribunal britânico vai julgar BHP por desacato em caso do desastre de Mariana

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress