Publicidade

Euro: dados da economia preocupam e moeda recua para menor nível em 2 anos ante dólar

Os dados mostraram que o setor de serviços do bloco se contraiu e a indústria manufatureira afundou ainda mais na recessão

Notícias do mercado financeiro

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Euro: dados da economia preocupam e moeda recua para menor nível em 2 anos ante dólar; invistaja.info;


MODL4 | P/EBIT: 0.0 | EV/EBIT: 0.0 | P/ACL: 0.0 | ROIC: 0.0 | Cresc.5anos: -0.6237 | P/Cap.Giro: 0.0

ListenToMarket: Euro: dados da economia preocupam e moeda recua para menor nível em 2 anos ante dólar – Áudio gerado às: 10:0:22

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O euro caiu para a mínima de dois anos nesta sexta-feira, após dados mostrarem uma contração na atividade empresarial da zona do euro e levarem os mercados a elevarem as apostas em cortes da taxa de juros pelo Banco Central Europeu.

Por volta das 8h (horário de Brasília), o euro era negociado a 1,04265 dólar, em queda de 0,46% no dia, atingindo seu menor nível desde novembro de 2022. Os dados mostraram que o setor de serviços do bloco se contraiu e a indústria manufatureira afundou ainda mais na recessão.

Logo cedo, dados já haviam apontado para uma fraqueza econômica: o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha encolheu 0,3% na comparação anual do terceiro trimestre, enquanto as vendas no varejo britânicas recuaram mais que o previsto em outubro.

+Bancos digitais lideram ganhos de lucratividade no 1º semestre, diz Banco Central

No entanto, foram os PMIs preliminares que azedaram o sentimento sobre a economia. O indicador composto caiu a 48,1 em novembro na zona do euro, menor nível em 10 meses. Na França, o recuo foi ainda mais firme, a 44,8. No Reino Unido, o mesmo dado cedeu a 49,9, mínima em 13 meses. Já o PMI de serviços na Alemanha registrou inesperada queda a 49,4. Os números abaixo de 50 apontam para contração na atividade.

Para analistas, o cenário reflete a escalada das tensões geopolíticas e incertezas após a eleição de Donald Trump à presidência dos EUA, já que o republicano promete impor tarifas a parceiros comerciais. “O estado desolador da atual conjuntura econômica sugere uma dinâmica muito mais fraca do que a sugerida pelos dados do PIB”, afirma a Oxford Economics.

Os mercados também aumentaram suas expectativas por cortes de juros pelo BCE e agora veem uma chance de mais de 50% de uma redução de 50 pontos-base em dezembro.

hotWords: preocupam euro: menor nível ante dados dólar

Anuncie no invistaja.info

Francesco Pesole, estrategista de moedas do ING, disse, antes da divulgação, que os números do PMI eram “indiscutivelmente os dados mais importantes para o BCE e para o euro”.

“A divulgação passou de ser quase desconsiderada para um dado crítico para a decisão de política monetária, dado o maior foco do Conselho do BCE em indicadores de crescimento voltados para o futuro.”

O euro vem se enfraquecendo frente ao dólar desde a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos. A escalada recente nos combates entre a Rússia e a Ucrânia e a incerteza política na Alemanha, a maior economia do bloco, pesaram ainda mais sobre a moeda nas últimas semanas.

O índice do dólar – que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas – subia 0,33%, a 107,410, seu maior valor desde novembro de 2022.

O índice tem se valorizado este mês devido às expectativas de que as medidas de Trump possam reacender a inflação e limitar a capacidade do Federal Reserve de cortar os juros, mantendo outras moedas sob pressão.

(com Reuters e Estadão Conteúdo)

BRASIL | mercados | invistaja.info – Euro: dados da economia preocupam e moeda recua para menor nível em 2 anos ante dólar

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Notícias relacionadas:

Minério de ferro cai com sentimento de aversão a risco, mas deve ter ganho semanal

JBS (JBSS3) traz nova avenida de crescimento com investimento bilionário na Nigéria

Dólar hoje opera em baixa, mas caminha para ganho semanal com aversão ao risco

Petrobras: plano mostra dividendos extraordinários de volta e que mais está por vir

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress