Conteúdos sobre investimentos
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Falta de chips persiste, mas fica menos grave por conta de desaceleração da economia global; invistaja.info;
RAPT3 | P/EBIT: 2.18 | Liq.2meses: 167633.0 | P/ACL: -7.47 | P/Cap.Giro: 0.73 | P/VP: 1.07 | Mrg.Liq.: 0.0849
ListenToMarket: Falta de chips persiste, mas fica menos grave por conta de desaceleração da economia global – Áudio gerado às: 13:10:49
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
Um ano e meio após a primeira fábrica parar no Brasil por falta de semicondutores, a escassez desse e de outros itens segue como principal gargalo de produção das indústrias, mas sem o impacto de antes. Enquanto as fábricas de carros reativam turnos, o número de empresas de eletrônicos obrigadas a parar parte da produção é o menor desde que os chips começaram a faltar no mercado.
Após retomar, em setembro, os trabalhos em período integral no ABC paulista, onde tinha reduzido por dois meses jornada e salários, a Volkswagen voltará a produzir neste mês em dois turnos no Paraná. Os trabalhadores que tiveram contratos suspensos em maio foram chamados de volta para a produção do SUV T-Cross.
Nas fábricas de aparelhos eletroeletrônicos, como celular, notebook e TVs, só 2% pararam parcialmente a produção em agosto por falta de componentes, segundo a Abinee, associação que representa o setor. Desde fevereiro de 2021, é o menor porcentual de empresas parando parte da produção.
+Contas públicas não preocupam em 2022, mas dúvida sobre âncora fiscal em 2023 persiste
Isso não significa que as dificuldades ficaram para trás. A exemplo do que fez de 15 a 23 de setembro, a Honda suspenderá novamente, nesta segunda-feira, a produção em Itirapina (SP), por 12 dias. Em Resende (RJ), a Nissan parou a produção na semana passada porque não tinha peças suficientes.
O levantamento feito pela Abinee mostra que 47% das fábricas de eletrônicos ainda têm atrasos na produção por falta de chips. Em meados de 2021, quase metade das montadoras parou, e quatro meses atrás mais da metade das fábricas de eletrônicos tinham a produção prejudicada.
Desaceleração global melhora abastecimento
A melhora no abastecimento está relacionada à desaceleração da economia global, que diminui o desequilíbrio entre oferta e demanda, permitindo o deslocamento de peças ao Brasil. Após a reabertura do porto de Xangai, fechado por dois meses, a produção de veículos no Brasil também subiu e, em agosto, foi a maior em 21 meses.
hotWords: global menos economia falta fica conta
No setor de eletroeletrônicos, o estoque de insumos foi reforçado para a produção da Black Friday e do Natal. O total de fábricas com estoque abaixo do normal é o menor em dois anos. Humberto Barbato, presidente da Abinee, não vê risco de faltar produtos.
“As empresas tentam contornar o problema dos semicondutores com estoques maiores, mas isso significa aumento de custos, principalmente com os juros em alta”, diz. “A sensação é de que o pior ficou para trás do lado do abastecimento, mas vamos ver como o mercado vai se comportar (com o crédito mais caro).”
Impacto da crise nos componentes
Os automóveis cada vez mais dependem de semicondutores. A participação já está em 40%, o dobro do que era há duas décadas, segundo a consultoria Deloitte.
A maioria das inovações automotivas depende de sistemas eletrônicos comandados por chips, espécie de nanocomputadores que abrigam vários circuitos integrados.
A produção dos componentes que abastecem indústrias do mundo se concentra na China, na Coreia do Sul e em Taiwan.
Nos primeiros meses da pandemia, as fábricas foram fechadas para evitar contaminações, o que levou as montadoras a suspender encomendas. Além disso, o maior número de trabalhadores em home office e de crianças fora da escola levou a um boom nas vendas de eletroeletrônicos como computadores, celulares, laptops, câmeras e fones de ouvido e redirecionou a produção.
palavras-chave: Falta de chips persiste, mas fica menos grave por conta de desaceleração da economia global; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Falta de chips persiste, mas fica menos grave por conta de desaceleração da economia global
REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros
Tópicos mais acessados:
‘Populismo deve reduzir a riqueza global’ diz CEO da Roland Berger
Produção industrial e varejo no Brasil, “payroll” nos EUA: o que acompanhar na semana
Preço médio da gasolina recua nas bombas pela 14ª semana e cai 1,43%, aponta ANP
Ministério abre consulta sobre consumidor de energia poder escolher fornecedor
Publique seu negócio no invistaja.info