Publicidade

Falta de insumo é 1º problema para indústria de transformação de pequeno porte

A alta carga tributária segue no rol dos principais problemas para todos os setores

Negociando na bolsa de valores

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Falta de insumo é 1º problema para indústria de transformação de pequeno porte; invistaja.info;


TUPY3 | EV/EBIT: 7.42 | Cotacao: 31.4 | Cresc.5anos: 0.1687 | Mrg.Liq.: 0.0501 | Mrg.Ebit: 0.0946 | Pat.Liq: 2922440000.0

ListenToMarket: Falta de insumo é 1º problema para indústria de transformação de pequeno porte – Áudio gerado às: 16:0:38

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A falta ou o alto custo de matéria-prima não é mais o principal problema para as indústrias extrativa e de construção de pequeno porte. No terceiro trimestre de 2022, esse problema passou a ocupar o segundo e quarto lugares, respectivamente. O dado consta do Panorama da Pequena Indústria, relativo ao terceiro trimestre do ano, divulgado nesta segunda-feira, 7, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para a indústria de transformação, por outro lado, o problema ainda permaneceu no primeiro lugar do ranking, recebendo 40,5% das indicações dos empresários da indústria de pequeno porte. Apesar disso, houve redução nas assinalações no segmento entre o segundo e terceiros trimestres, de 11,3 pontos porcentuais.

A alta carga tributária segue no rol dos principais problemas para todos os setores, ocupando a segunda posição para a indústria da transformação (34,8% das assinalações) e para a construção (28,7%). O problema ganhou relevância para a indústria extrativa, ficando em primeiro lugar nos entraves relacionados, com 30,8%, um aumento de 5,3 pontos porcentuais em relação ao segundo trimestre.

A questão da demanda interna insuficiente manteve-se nas primeiras posições dos problemas relacionados tanto para a indústria extrativa (21,2%), no terceiro lugar, quanto para indústria de transformação (21,7%), no quarto lugar.

+Orçamento de 2023 será ‘grande teste inicial’ para novo governo na área econômica, diz Gustavo Franco

No caso da indústria da construção, as taxas de juros elevadas ganharam relevância, com alta de 5,7 pontos porcentuais entre as indicações dos empresários, alcançando o primeiro lugar no ranking dos entraves para o setor com 31,0%. Esse problema também foi considerado importante para a indústria de transformação, ocupando o terceiro lugar entre os entraves mais assinalados (22,7%).

Desempenho

De acordo com o levantamento, a melhora relacionada à falta ou alto custo de matéria-prima impactou o desempenho e as condições financeiras das empresas. O Índice de Desempenho das indústrias de pequeno porte foi de 48,8 pontos em setembro. No terceiro trimestre, o indicador foi de 49,0 pontos. “O resultado pode ser considerado positivo, pois supera a média histórica para o trimestre (45,3 pontos). O resultado também supera a média do terceiro trimestre de 2021 (47,4 pontos)”, destaca a CNI.

hotWords: insumo porte problema transformação indústria

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Com relação ao Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias, ele alcançou 43,7 pontos no terceiro trimestre de 2022, o melhor resultado desde o quarto trimestre de 2013, com alta de 2,5 pontos em relação ao segundo trimestre do ano. “A melhora da situação financeira está relacionada ao aumento dos indicadores de satisfação com o lucro operacional, de satisfação com a situação financeira e de facilidade de acesso ao crédito no período analisado.”

Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da pequena indústria foi de 58,7 pontos em outubro, queda de 3,2 pontos em relação a setembro. Nos últimos 12 meses, o indicador oscilou em patamar elevado, entre 55,7 pontos e 61,9 pontos.

Perspectivas

O levantamento da CNI traz também o Índice de Perspectivas da pequena indústria, que alcançou 50,8 pontos em outubro, uma queda de 2,0 pontos em relação ao mês anterior, apesar de o indicador vir apresentando variação em patamar elevado. “Apesar da recente queda, as perspectivas seguem em patamar positivo. O indicador manteve-se acima da média histórica de 46,8 pontos e acima da linha divisória dos 50 pontos ao longo de todo o trimestre”, destaca da entidade.

O Panorama da Pequena Indústria (PPI) é publicado trimestralmente. O período de coleta desta edição foi de 1º a 11 de outubro de 2022.

palavras-chave: Falta de insumo é 1º problema para indústria de transformação de pequeno porte; invistaja.info;

BRASIL | negocios | invistaja.info – Falta de insumo é 1º problema para indústria de transformação de pequeno porte

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Notícias relacionadas:

SLC (SLCE3): ações caem mais de 5% após prejuízo no 3º tri; analistas divergem sobre papéis da companhia

CVM fecha acordo com TCU para identificar parentes que fazem “insider trading”

Nenhuma decisão sobre dividendos da Petrobras (PETR4) será tomada nesta semana, diz TCU

Preço do carbono precisa atingir US$75/t até 2030, diz diretora-geral do FMI

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress