Publicidade

Faturamento industrial cai 5,3% em agosto e emprego fica estagnado, revela CNI

Setor acumula quatro quedas em seis meses e é pressionado por juros altos, importações e valorização do real

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Faturamento industrial cai 5,3% em agosto e emprego fica estagnado, revela CNI; invistaja.info;


CRBM7 | P/VP: 2.18 | Liq.2meses: 0.0 | P/ACL: 11.26 | ROE: -0.1128 | Cresc.5anos: -0.0158 | Mrg.Liq.: -0.0518

ListenToMarket: Faturamento industrial cai 5,3% em agosto e emprego fica estagnado, revela CNI – Áudio gerado às: 11:20:37

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O faturamento das fábricas brasileiras caiu 5,3% em agosto, de acordo com os Indicadores Industriais compartilhados nesta terça-feira, 7, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O desempenho negativo em relação a julho já considera os dados dessazonalizados.

Na comparação com agosto do ano passado, a queda nas vendas do setor foi de 7,6%. Mesmo com a quarta queda no indicador em seis meses, o desempenho de janeiro a agosto deste ano ainda é 2,9% melhor que o registrado nos primeiros oito meses de 2024.

Segundo a especialista em Políticas e Indústria da CNI, Larissa Nocko, a tendência de queda no faturamento industrial é consequência de vários fatores. “O primeiro deles é o patamar elevado dos juros, que impacta o crédito e o crescimento econômico, como um todo. Um segundo elemento é a entrada de bens importados, especialmente de bens de consumo, capturando boa parte do mercado consumidor da indústria nacional e prejudicando o setor. Além disso, a valorização do real torna os produtos brasileiros mais caros lá fora, impactando as empresas exportadoras”, afirmou, em nota.

+Haddad: Vamos perseguir meta de inflação dentro da banda talvez já este ano

As horas trabalhadas na indústria caíram 0,3% na passagem de julho para agosto, com queda de 1,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado de 2025, ainda há crescimento de 1,6% no tempo gasto na produção. A Utilização da Capacidade Instalada no setor aumentou 0,2 ponto porcentual em agosto, para 78,7%. No oitavo mês de 2024, estava 79,0%.

Já o emprego industrial ficou estagnado pelo quarto mês consecutivo. Na comparação com agosto do ano passado, o crescimento é de 1,5%, com alta de 2,2% no acumulado de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Em paralelo, a massa salarial real na indústria caiu 0,5% no mês e recua 2,0% no ano, enquanto o rendimento médio real dos trabalhadores do setor tem quedas de 0,6% e 4,1%, respectivamente.

palavras-chave: Faturamento industrial cai 5,3% em agosto e emprego fica estagnado, revela CNI; invistaja.info;

PORTO ALEGRE | economia | invistaja.info – Faturamento industrial cai 5,3% em agosto e emprego fica estagnado, revela CNI

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Saiba mais:

OMC reduz previsão de crescimento do comércio global para 0,5% no próximo ano

Brasil bate novo recorde nas exportações de carne bovina em setembro, diz Secex

Brasil bate novo recorde nas exportações de carne bovina em setembro, diz Secex

Taxas dos DIs têm ganhos firmes após comentários de Haddad

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade