Negociando na bolsa de valores
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Fazenda edita portaria que retém 1% do valor das ‘emendas Pix’; invistaja.info;
ETER4 | Pat.Liq: 795309000.0 | ROIC: 0.0178 | PSR: 0.516 | Liq.Corr.: 1.72 | Div.Brut/Pat.: 0.17 | P/ACL: 49.67
O Ministério da Fazenda publicou na noite desta terça-feira (29), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que retém 1% do valor das chamadas “emendas Pix”, como ficaram conhecidas emendas parlamentares individuais repassadas no formato de “transferência especial” pelo Tesouro para Estados e municípios executarem projetos sem a necessidade de convênio firmado com a União.
“Para o custeio dos serviços de operacionalização e execução das transferências especiais realizados pela União, os valores de que trata o caput poderão ser deduzidos, conforme previsão estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Para o exercício de 2025, a dedução será de 1% do valor de cada transferência especial”, regulamenta a portaria.
O mecanismo das “emendas Pix” foi revelado pelo Estadão/Broadcast. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) exigiu maior transparência e cobrou mecanismos de prestação de contas sobre o uso dos recursos. A portaria da Fazenda também busca maior publicidade na destinação dessas emendas.
+Copom: Gestores vêem pausa na Selic, real desvalorizado e leve otimismo na Bolsa
“A Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos divulgará no Transferegov.br lista de beneficiários, objetos, valores a serem transferidos e ordem de prioridade das transferências especiais extraídos do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP, ou outro sistema que vier a substituí-lo”, diz o texto, que também prevê metas mensuráveis referentes ao valor total do plano de trabalho de cada projeto.
palavras-chave: Fazenda edita portaria que retém 1% do valor das ‘emendas Pix’; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Fazenda edita portaria que retém 1% do valor das ‘emendas Pix’
REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.
Notícias relacionadas:
Intelbras (INTB3) lucra 15,9% mais no 2º tri e anuncia R$ 69,3 mi em dividendos
Super 4ª tem atenção redobrada com Copom, Fomc e tarifaço: como pode afetar mercado?
Copom deve manter Selic em 15% hoje; a dúvida é quando começam os cortes de juros
Copom deve manter Selic em 15% hoje; a dúvida é quando começam os cortes de juros