Publicidade

Fed eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual, maior aumento desde 1994

Aceleração no avanço dos juros ganhou força após inflação ao consumidor acima do esperado de maio

Investindo como profissionais

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Fed eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual, maior aumento desde 1994; invistaja.info;


VAMO3 | PSR: 3.772 | P/ACL: -3.17 | DY: 0.0156 | Cotacao: 12.54 | Liq.Corr.: 2.55 | EV/EBIT: 16.75

O Federal Reserve anunciou a sua decisão de política monetária na tarde desta quarta-feira (15) com a elevação dos juros em 0,75 ponto percentual, para uma faixa de 1,5% a 1,75%, como passou a ser majoritariamente esperado pelo mercado desde que os dados de inflação ao consumidor de maio surpreenderam o mercado na sexta-feira passada. Este foi o primeiro aumento dessa magnitude – e também o maior – desde 1994.

Segundo os integrantes do comitê de política monetária, a atividade econômica geral parece ter se recuperado após a queda no primeiro trimestre: “os ganhos de salários foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa”.

Já a inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de energia e pressões mais amplas sobre os preços, apontou o comitê.

+Queda do Bitcoin: MicroStrategy não enfrentará uma chamada de margem, diz CEO

“Ao avaliar a postura adequada da política monetária, o comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas. O comitê está preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que possam impedir o atingimento dos objetivos”, apontou o comunicado, reforçando que está fortemente comprometido em devolver a inflação ao seu objetivo de 2%.

O Fed também divulgou projeções atualizadas de todos os 18 membros para o crescimento econômico, inflação, desemprego e taxas de juros para os próximos anos. Os integrantes da autoridade monetária agora preveem, na mediana, a taxa de juros encerrando 2022 a 3,4%, versus uma projeção de 1,9% em março; para o fim de 2023, a visão é de juros a 2,8% (2,8% anteriormente). Já para 2024, em 3,4% (2,8%); os juros a longo prazo tiveram um leve aumento de 2,4% para 2,5%.

 

Mudanças abruptas nas projeções 

Operadores e economistas começaram a semana esperando um aumento de 0,5 ponto, como as autoridades do Fed tinham sinalizado durante semanas que seria provável para as próximas reuniões (a atual e a de julho), com uma redução no ritmo possível em setembro.

hotWords: juros desde ponto 0,75 aumento percentual,

Publique seu negócio no invistaja.info

As expectativas mudaram abruptamente na tarde de segunda após um artigo no Wall Street Journal, seguido de notícias similares de outros meios, sugerir que os integrantes do Fed estavam alarmados com o agravamento da inflação e consideravam um movimento maior. “O artigo é uma dica da liderança do Fed de que uma alta de 75 pontos-base está chegando na reunião de junho do Fomc, na próxima quarta”, apontaram os economistas do Goldman Sachs no início desta semana, ao alterar suas projeções de uma alta de 0,5 ponto para de 0,75 ponto nesta reunião.

Um movimento maior agora torna menos provável que o Fed tenha que fazer mais à frente, mas também aumenta a probabilidade de uma recessão já no próximo ano.

Em falas anteriores, Jerome Powell, presidente do Fed, destacou que quer levar a taxa de juros “rapidamente” a um nível neutro, definido pela maioria das autoridades como cerca de 2,4% a 2,5%, e depois mais alto conforme necessário. Ao aumentar os juros em incrementos de 0,75 ponto, o Fed atingiria esse nível em julho.

Ele também disse que espera que a luta da autoridade monetária contra a inflação seja dolorosa, embora tenha repetidamente tentado garantir aos norte-americanos que o Fed tentará desacelerar a economia e a inflação sem aumentar muito o desemprego em relação ao atual nível saudável de 3,6% . Powell concede entrevista coletiva às 15h30 (horário de Brasília).

Mais informações em breve

(com Reuters)

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

palavras-chave: Fed eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual, maior aumento desde 1994; invistaja.info;

BRASIL | mercados | invistaja.info – Fed eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual, maior aumento desde 1994

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Notícias relacionadas:

Corte de impostos sobre combustíveis pode derrubar 2,8 p.p. da inflação em 2022, mas aumenta risco fiscal, diz IFI

IFI eleva projeção para déficit primário em 2022 e estima corte de R$ 10 bilhões para cumprimento do teto de gastos

Federal Reserve eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual, maior aumento desde 1994

Chamada de margem da MicroStrategy por queda do Bitcoin é “muito barulho por nada”, diz CEO

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress