Publicidade

Fitch: guerra adiciona pressão para empresas não financeiras da América Latina

Os desafios incluem interrupções adicionais no fornecimento, inflação acelerada e crescimento econômico mais lento

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Fitch: guerra adiciona pressão para empresas não financeiras da América Latina; invistaja.info;


IGBR3 | P/L: -0.56 | Liq.Corr.: 0.03 | P/Cap.Giro: -0.12 | EV/EBIT: -6.06 | P/Ativo: 0.399 | ROIC: -0.7997

A invasão da Ucrânia pela Rússia adiciona pressão aos ventos contrários enfrentados pelas empresas não financeiras na América Latina, afirma a Fitch. Os desafios incluem interrupções adicionais no fornecimento, inflação acelerada, crescimento econômico mais lento, redução dos gastos do consumidor, depreciação da moeda e crescente sentimento de risco, aponta a agência, em relatório.

O desempenho das companhias foi forte no ano passado, em grande parte devido à reabertura das economias, demanda reprimida e estímulos governamentais, aponta a Fitch. Esses fatores juntamente com a dinâmica favorável do mercado de capitais, melhoraram a posição financeira da maioria dos emissores, permitindo-lhes pagar dívidas, reforçar a liquidez e estender os vencimentos, o que deve limitar o número de ações de rating negativas decorrentes do conflito, afirma a agência.

No entanto, grandes eventos de risco negativo, como o conflito entre Rússia e Ucrânia e a pandemia, que têm repercussões macroeconômicas globais, podem afetar desproporcionalmente os países de mercados emergentes e podem alterar a trajetória de crédito de alguns setores, alerta o relatório. Isso se deve a prêmios de risco mais altos e incertezas relacionadas ao crescimento econômico para a América Latina e seus parceiros comerciais, aponta a Fitch.

+Iguatemi (IGTI11) vê ambiente de fusões e aquisições a seu favor; ações fecham em alta de 2,33% após balanço

Os emissores no Chile e no Peru têm alta exposição às exportações e se beneficiam do aumento dos preços das commodities, no entanto, a inflação acelerada, o crescimento global mais lento e a desvalorização das moedas podem compensar alguns dos benefícios dos preços das matérias primas, avalia. Um período prolongado de custos elevados de energia e commodities, dada a importância da Rússia para a oferta global de petróleo e certos metais e grãos, pressionará as margens e o fluxo de caixa de alguns setores, principalmente se o crescimento econômico e os gastos do consumidor desacelerarem, projeta a Fitch.

A agência prevê que o PIB regional terá um aumento abaixo de 2% em 2022, ante 7% em 2021, devido em parte a uma forte desaceleração no Brasil e no México.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

palavras-chave: Fitch: guerra adiciona pressão para empresas não financeiras da América Latina; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Fitch: guerra adiciona pressão para empresas não financeiras da América Latina

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Leia também:

Sem avançar por terra, Rússia bombardeia cidades ucranianas e guerra entra na quarta semana

Ibovespa futuro opera em queda, com investidores digerindo Copom e Fomc

Brasil pode sofrer menos na guerra, diz ex-diretor do Banco Central

Reclama do preço da gasolina no Brasil? Veja quanto custa o litro do combustível em 170 países

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress