invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Funcionários da Mercedes-Benz param produção em protesto contra demissões em massa

Paralisação é resposta ao anúncio da montadora de que pretende demitir 3,6 mil trabalhadores na Grande SP

Informação para traders e investidores

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Funcionários da Mercedes-Benz param produção em protesto contra demissões em massa; invistaja.info;


MNPR3 | P/ACL: -0.12 | Pat.Liq: -326078000.0 | Liq.Corr.: 0.28 | PSR: 0.158 | P/VP: -0.17 | P/Ativo: 0.189

ListenToMarket: Funcionários da Mercedes-Benz param produção em protesto contra demissões em massa – Áudio gerado às: 15:50:47

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Trabalhadores na Mercedes-Benz, de São Bernardo do Campo (Grande SP), decidiram paralisar a produção até a próxima segunda-feira (12). A paralisação é uma resposta ao anúncio da montadora de que pretende demitir 3,6 mil funcionários. Na próxima terça-feira (13), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem uma reunião com a direção da fábrica para iniciar a processo de negociação.

“Pelo fato de ele ser novo, precisamos ensinar algumas coisas para ele, mostrar que aqui em São Bernardo não é igual a Berlim ou Stuttgart, não é igual na Alemanha. Precisamos mostrar que um processo de negociação se faz em torno de uma mesa. Muitas vezes, num processo de negociação, não vai prevalecer tudo que o sindicato quer, mas também não vai prevalecer tudo o que a empresa quer”, disse o dirigente do sindicato, Moisés Selerges, se referindo ao novo presidente da montadora, Achim Puchert.

Para o dirigente sindical, há uma incoerência no comunicado, já que até a semana passada pessoas estavam sendo contratadas. “Então como é que funciona, contrata em uma semana e na outra solta um boletim dizendo que tem que demitir? Isso não é lógico, não é racional.”

+Fundada por brasileiros, Sherwa entra na Web3 e anuncia buscador de jogos play-to-earn

Por meio da sua assessoria de imprensa, “a Mercedes-Benz do Brasil confirma que, mantendo sua tradição de buscar soluções através do diálogo, está iniciando negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para discutir as medidas do seu plano de transformação das operações de Caminhões e Ônibus no Brasil que impactam seus colaboradores”.

A empresa diz que vai manter a todo momento o compromisso de transparência e respeito aos colaboradores e representação sindical, tendo em vista a urgente necessidade de reestruturação de áreas e, consequentemente, a garantia de sustentabilidade dos negócios a longo prazo no país.

“Também é importante ressaltar que buscaremos empresas fornecedoras, as quais absorverão significativos volumes de negócios, em materiais e serviços — de preferência na região de São Paulo e do ABC, também em compromisso com a nossa comunidade local”, afirma a nota. “Reforçamos que vamos fazer todos os esforços possíveis para que se atinja uma solução negociada, sempre com transparência, respeito a todos os envolvidos e comprometimento com a sociedade”, finaliza a montadora.

Entenda o caso

Na terça-feira (6), a Mercedes-Benz anunciou que vai eliminar 3,6 mil postos de trabalho na fábrica do ABC. O número equivale a 35% dos 10,4 mil funcionários da planta que produz caminhões e ônibus e a 60% do pessoal das áreas que serão afetadas.

hotWords: contra funcionários massa protesto demissões

Anuncie no invistaja.info

A montadora informa que decidiu terceirizar atividades de setores como logística, manutenção, fabricação e montagem de eixos dianteiro e transmissão média, ferramentaria e laboratórios. A medida vai impactar diretamente 2,2 mil trabalhadores.

O grupo alemão também não vai renovar os contratos temporários de 1,4 mil funcionários que vencem em dezembro, segundo informou em comunicado.

Nesse caso, a justificativa é se ajustar à demanda do mercado de veículos comerciais, que, em sua visão, deve cair no próximo ano.

A direção da Mercedes-Benz afirma que o mercado automotivo tem se tornado mais dinâmico e que a competitividade do setor vai continuar se intensificando em razão da transformação das tecnologias tradicionais para novas formas de propulsão, como os veículos elétricos.

Em razão dessas perspectivas, e do aumento da pressão dos custos, alega ser necessário focar atuação em sua atividade principal (core), que é a fabricação de caminhões e chassis de ônibus, além do desenvolvimento de tecnologias e serviços do futuro.

palavras-chave: Funcionários da Mercedes-Benz param produção em protesto contra demissões em massa; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Funcionários da Mercedes-Benz param produção em protesto contra demissões em massa

REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.

Notícias relacionadas:

Petróleo: o “cabo de guerra” que tem levado à volatilidade dos preços da commodity

BofA diz que Binance pode gerar receita adicional com aumento da oferta de sua própria stablecoin

Diretor do Fed apoia alta de juro forte e prevê mais aperto monetário em 2023

Ministros de Energia da UE não chegam a acordo sobre teto ao preço do gás russo

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress