Publicidade

Gol, Azul, CVC e PetroRio desabam na bolsa com nova variante da Covid-19

Setores são os mais impactados por estarem intimamente ligados à recuperação econômica e à reabertura das fronteiras
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação para o trader investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Gol, Azul, CVC e PetroRio desabam na bolsa com nova variante da Covid-19; invistaja.info;


NEOE3 | Mrg.Ebit: 0.1945 | Div.Brut/Pat.: 1.43 | P/VP: 0.89 | Cotacao: 17.45 | Liq.2meses: 36897700.0 | EV/EBIT: 6.27

ListenToMarket: Gol, Azul, CVC e PetroRio desabam na bolsa com nova variante da Covid-19 – Áudio gerado às: 19:0:38

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

BRASIL | invistaja.info — A sexta-feira (26) foi marcada pela queda generalizada das ações nas bolsas globais, por conta da detecção da Omicron, uma nova variante da Covid-19, que passou a preocupar autoridades mundo afora. Companhias aéreas, empresa de turismo e petroleiras, porém, foram as mais prejudicadas, tanto por aqui quanto mundo afora – isso pelo fato desses setores estarem diretamente ligados à retomada econômica e à reabertura de fronteiras.

No Brasil, as ações PN da Gol (GOLL4) e a Azul (AZUL4) foram as principais quedas do pregão, caindo, respectivamente, 11,81% e 14,18%. Depois delas, vieram os papéis ON da CVC (CVCB3), de turismo, com queda de 11,07%. As ON PetroRio (PRIO3) também ficaram no top 5 das baixas, recuando 8,74%.

E não foi só no Brasil que esses setores sangraram. Nos Estados Unidos, por exemplo, a gigante do setor aéreo American Airlines caiu 13,30%. A Exxon Mobil, de petróleo, desvalorizou quase 5%.

+KKR e CVC estudam oferta conjunta por Telecom Itália: Fontes

Leia Também: A reação do mercado à nova variante da Covid faz sentido ou foi exagerada?

Companhias aéreas caem com medo de novas restrições a viagens

“Sobre as aéreas e o setor de turismo, o motivo é bem claro: o avanço da Covid-19 pode ter um impacto direto na demanda, que vinha se recuperando”, explicou Henrique Esteter, especialista em mercados do (invistaja.info). “As perspectivas para o fim de ano estavam altas e agora isso pode ser colocado em cheque”, completou.

Hoje, uma série de países voltaram a restringir viagens. Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, por exemplo, já restringiram os translados com várias nações africanas – região em que a Omicron provavelmente surgiu. Nos EUA, as novas medidas vêm menos de um mês após a flexibilização das viagens determinada pelo presidente Joe Biden.

A Gol fechou o pregão negociada a um valor próximo do que foi registrado em maio de 2020. A Azul, por sua vez, tocou a mínima de 2021 e voltou ao patamar que tinha em agosto do ano passado.

hotWords: azul, covid-19 gol, bolsa variante

Seja anunciante no invistaja.info

“A reação não é exagerada porque as aéreas tiveram uma boa recuperação. Mas é que a perspectiva é muito nebulosa. Quando é difícil saber o tamanho do impacto o mercado costuma pesar na mão. Por enquanto são só possibilidades”, completou Esteter.

Já quanto ao petróleo, o analista explica que o avanço da covid-19 pode frustrar a retomada econômica, diminuindo a demanda pela commodity. Isso somado ao fato de que alguns países ainda estão liberando suas reservas estratégicas aumenta a chance, se as restrições voltarem, de haver um “overssuply” no primeiro trimestre de 2022 – um excesso de oferta.

Os contratos de petróleo Brent para janeiro de 2022 fecharam em queda de 13,04%, negociados a US$ 68,17. O WTI para o mesmo mês recuou 11,35%, a US$ 72,89.

Além da já mencionada PetroRio, a Petrobras (PETR3;PETR4) viu suas ações ordinárias recuarem 4,36% e as preferencias 3,88%. A 3R Petroleum (RRRP3) recuou 7,10%.

“O movimento de queda foi generalizado, atingindo commodities, bancos e construtoras, por exemplo. Os temores com a variante ofuscaram até mesmo a black friday e a queda dos juros futuros no Brasil, que poderiam dar algum respiro para as ações das varejistas”, comentou Alexsandro Nishimura, economista e sócio da BRA.

A companhia que fecha o top 5 das maiores quedas, a Méliuz (CASH3) geralmente é beneficiada pela queda dos juros por ser ligada ao varejo e por ser considera techm, mas, nem isso, evitou que suas ações ON desvalorizassem 10,42%.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui. 

palavras-chave: Gol, Azul, CVC e PetroRio desabam na bolsa com nova variante da Covid-19; invistaja.info;

FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Gol, Azul, CVC e PetroRio desabam na bolsa com nova variante da Covid-19

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Saiba mais:

Anvisa alerta que variante Ômicron já pode estar no Brasil

Ibovespa fecha em queda de 3,39% com apenas duas ações em alta no índice; petróleo caiu mais de 10%

Fiocruz pede a Anvisa registro como fabricante da vacina Astrazeneca

A reação do mercado à nova variante da Covid faz sentido ou foi exagerada?

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade