Informação para traders e investidores
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Governo habilita termelétricas e hidrelétricas em leilão de reserva em 27 de junho; invistaja.info;
TAEE4 | PSR: 2.905 | P/L: 7.98 | Cresc.5anos: 0.0249 | Pat.Liq: 6960480000.0 | Cotacao: 11.07 | P/EBIT: 5.16
ListenToMarket: Governo habilita termelétricas e hidrelétricas em leilão de reserva em 27 de junho – Áudio gerado às: 10:10:12
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
SÃO PAULO (MarketMsg) – O Ministério de Minas e Energia divulgou as regras finais para a realização de um leilão para contratar mais potência para o sistema elétrico brasileiro, um certame amplamente aguardado por grandes geradores termelétricos e hidrelétricos e que vem se tornando cada vez mais urgente para garantir o conforto e segurança do suprimento de energia aos consumidores.
Marcado para 27 de junho, o certame negociará contratos de potência elétrica com prazos de sete a quinze anos, com inícios de suprimento em 2025, 2026, 2027, 2028, 2029 e 2030, conforme portaria publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU).
Apenas usinas termelétricas movidas a gás natural já existentes poderão disputar os contratos com início mais próximo, até 2027.
+Peru e Turquia abrem mercado para derivados de proteínas animais do Brasil
Já os contratos com prazos mais distante de entrega de potência estão destinados aos novos projetos termelétricos a gás e biocombustíveis (2028, 2029 e 2030) e às usinas hidrelétricas existentes (2030), que poderão ser ampliadas com a inclusão de novas máquinas.
O certame vem para atender à maior necessidade de potência do setor elétrico brasileiro, principalmente em função do rápido crescimento da energia solar na matriz nos últimos anos.
hotWords: leilão habilita junho termelétricas
Publique seu negócio no invistaja.info
A energia solar garante importante volumes de geração ao longo do dia mas, quando deixa de produzir no final da tarde, exige que outras usinas entrem rapidamente em operação para assegurar a estabilidade do fornecimento de energia aos consumidores.
Isso se tornou um desafio cada vez maior para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nos últimos anos. No fim do ano passado, o ONS disse identificar “déficit relevante” de potência para o futuro, sendo necessárias contratações na casa dos 3 gigawatts (GW) por ano para garantir mais conforto e tranquilidade na operação do setor elétrico.
O leilão de reserva deve contar com a participação de grandes empresas de energia, como a Petrobras, maior geradora termelétrica do país. As usinas da estatal estão entre as mais acionadas pelo ONS para fazer atendimentos de potência, sendo que várias delas, como Termomacaé, Termoceará, Cubatão e Seropédica, tinham contratos expirando no fim do ano.
A Eneva (ENEV3) também já disse anteriormente que buscaria recontratação de parte de suas usinas no certame, e que tentaria viabilizar novos projetos termelétricos para o futuro.
A licitação também é uma oportunidade importante para a fonte hidrelétrica, que há vários anos parou de crescer no Brasil devido à falta de oferta de contratos regulados. Entre os geradores que já demonstraram interesse em ampliar suas usinas, estão Copel (CPLE6), Eletrobras (ELET3;ELET6), Engie (EGIE3) e Auren (AURE3).
palavras-chave: Governo habilita termelétricas e hidrelétricas em leilão de reserva em 27 de junho; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Governo habilita termelétricas e hidrelétricas em leilão de reserva em 27 de junho
REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.
Tópicos mais acessados:
Dólar registra alta no primeiro pregão de 2025, na casa dos R$ 6,20
Peru e Turquia abrem mercado para derivados de proteínas animais do Brasil
Bolsas da Ásia fecham em queda e ações chinesas têm pior começo de ano desde 2016
PMI industrial da zona do euro cai a 45,1 em dezembro e frustra leitura prévia