Publicidade

Governo Lula antecipa cronograma e decide elevar mistura de biodiesel no diesel a partir de março

Porcentual, atualmente estabelecido em 12%, passará para 14%, a partir de março de 2024; e para 15%, em 2025

Informação para quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Governo Lula antecipa cronograma e decide elevar mistura de biodiesel no diesel a partir de março; invistaja.info;


BMKS3 | PSR: 9.315 | Mrg.Liq.: 1.3618 | P/Ativo: 0.635 | Div.Brut/Pat.: 0.03 | Cresc.5anos: -0.0334 | P/EBIT: -23.4

O governo federal decidiu, nesta terça-feira (19), antecipar o cronograma e aumentar, gradualmente, o porcentual da mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel vendido no Brasil. O porcentual, atualmente estabelecido em 12%, passará para 14% (mistura B14) a partir de março de 2024 e para 15% (B15) em 2025.

A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão responsável por assessorar na formulação de políticas e diretrizes de energia. O encontro do grupo, presidido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Até então, o calendário previa que o teor fosse elevado para 13% (mistura B13) em abril de 2024, para 14% (mistura B14) em abril de 2025 e para 15% (mistura B15) em abril de 2026. As datas haviam sido fixadas em março deste ano, quando foi aprovado o aumento para 12% da mistura.

+BC lança blog com resumos de análises, estudos e pesquisas do corpo técnico

“Hoje ampliamos a participação do biodiesel ainda mais na nossa matriz e isso tem dois efeitos. Primeiro, diminuir a dependência da importação de óleo diesel e ajudar a descarbonizar, já que a ANP vem avançando muito nas certificações de qualidade dO produto”, disse o ministro após a reunião.

A medida atende, em parte, pleito de segmentos que atuam no setor de agronegócio e do biodiesel, que vem defendendo a antecipação do cronograma junto ao governo nos últimos meses.

hotWords: diesel mistura março elevar antecipa governo

Anuncie no invistaja.info

Já as distribuidoras de combustíveis são contra a antecipação. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) já havia manifestado “preocupação” com a antecipação desse calendário e ameaças de vedação à importação de biodiesel, hoje limitada a 20% do volume necessário ao cumprimento do mandato.

Importação

O colegiado também deliberou por suspender a importação de biodiesel até análise do tema por um grupo de trabalho. “Enquanto esse GT não conclui essa sua missão, nós ficamos com importações no status quo. Ou seja, o Brasil continua defendendo conteúdo local e biodiesel nacional”, disse Silveira.

De acordo com o ministro, também houve deliberações importantes em relação à política de transição energética durante a reunião do colegiado. Segundo ele, uma grande frente de descarbonização é diminuir impactos das emissões e o cumprimento de acordos internacionais.

palavras-chave: Governo Lula antecipa cronograma e decide elevar mistura de biodiesel no diesel a partir de março; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Governo Lula antecipa cronograma e decide elevar mistura de biodiesel no diesel a partir de março

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Saiba mais:

S&P eleva rating do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável

Bolsas da Europa fecham na maioria em alta, com CPI da zona do euro e inflação desacelerada

Braskem (BRKM5) sobe mais de 3%; governo avalia opção de Petrobras ampliar fatia para facilitar compra estrangeira, diz Reuters

Reviravolta surpreendente no STF traz alívio para setor de saúde na Bolsa: quais ações serão mais beneficiadas?

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress