Notícias de trader para trader
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Governo mostra preocupação com formação de médicos: como pode afetar ações da Bolsa?; invistaja.info;
BICB4 | Liq.2meses: 0.0 | P/Ativo: 0.0 | Mrg.Liq.: 0.0 | Pat.Liq: 944626000.0 | P/VP: 2.21 | Div.Brut/Pat.: 0.0
ListenToMarket: Governo mostra preocupação com formação de médicos: como pode afetar ações da Bolsa? – Áudio gerado às: 13:51:0
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na última quarta-feira (23), a criação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), uma avaliação obrigatória para todos os estudantes de medicina concluintes, que tem por objetivo medir a qualidade dos cursos de medicina no país.
Diferente do modelo anterior, em que o exame era realizado a cada três anos, o Enamed será realizado anualmente e será obrigatório para todos os alunos formandos. Os resultados poderão ser utilizados no exame nacional de residência (Enare) e devem aumentar o engajamento dos estudantes, uma vez que o Enamed substituirá a parte teórica do exame de residência. O Enamed terá início ainda este ano, com previsão de ser realizado em outubro.
+China reafirma não estar negociando sobre tarifas com EUA e pede fim de ‘confusão’
O Bradesco BBI acredita que o anúncio reflete a crescente preocupação do Governo com a qualidade dos cursos de medicina, especialmente após a forte expansão da oferta nos últimos anos.
Além disso, segundo o banco, a mudança pode abrir caminho para a implementação de um exame de proficiência para o exercício da medicina, nos moldes do exame da OAB para advogados (o Projeto de Lei 2.294/2024, que trata dessa possibilidade, está em discussão no Congresso).
“Se aprovado, esse exame poderá impactar negativamente as faculdades privadas de medicina, devido à possível redução no retorno financeiro dos cursos e, consequentemente, nas mensalidades (alguns alunos podem não obter a licença médica, ter uma remuneração menor ou demorar mais para iniciar a carreira)”, explica o BBI.
hotWords: afetar preocupação formação bolsa? governo médicos:
Publique seu negócio no invistaja.info
De acordo com relatório, as empresas mais expostas aos cursos de medicina são Afya, Ânima (ANIM3) e Yduqs (YDUQ3), com o segmento representando aproximadamente 85%, 60% e 35% de seus respectivos lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) — enquanto o da Cogna (COGN3) é de cerca de 10%.
O BBI ainda lembra que 73% dos cursos de medicina da Ânima e 56% da Yduqs foram avaliados como insatisfatórios (notas 1 e 2) no último exame do Enade, em 2023. O resultado ficou bem acima da média de 37% do setor privado com fins lucrativos, enquanto a Afya teve 30%, e 6% das escolas públicas foram mal avaliadas.
Por outro lado, o banco comenta que uma nota insatisfatória no exame em si tem implicações limitadas para uma empresa e está principalmente relacionada à expansão de vagas.
Além disso, o Enade também faz parte do indicador mais amplo do curso, o CPC (conceito preliminar do curso), que inclui a qualificação dos professores (doutorado e mestrado), infraestrutura para aulas práticas (avaliadas pelos alunos) e o progresso dos alunos durante o curso (IDD). Se avaliado negativamente de forma recorrente, um curso pode perder acesso aos programas FIES e Prouni e, eventualmente, ser encerrado.
palavras-chave: Governo mostra preocupação com formação de médicos: como pode afetar ações da Bolsa?; invistaja.info;
BRASÍLIA | mercados | invistaja.info – Governo mostra preocupação com formação de médicos: como pode afetar ações da Bolsa?
REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.
Saiba mais:
Desmatamento na Amazônia Legal cresce 18% a poucos meses da COP30, diz estudo
Assembleia do Carrefour Brasil aprova proposta para fechar capital
Confiança do consumidor dos EUA permanece fraca em abril por preocupações com tarifas
Azul (AZUL4) tem novo dia de derrocada das ações após decepção com oferta de papéis
Seja anunciante no invistaja.info