Negociando na bolsa de valores
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Gustavo Petro leva esquerda ao poder na Colômbia pela 1ª vez; invistaja.info;
FRAS3 | ROIC: 0.1346 | Pat.Liq: 1065070000.0 | P/L: 14.93 | Cresc.5anos: 0.3013 | Liq.Corr.: 2.13 | Cotacao: 9.9
ListenToMarket: Gustavo Petro leva esquerda ao poder na Colômbia pela 1ª vez – Áudio gerado às: 7:20:51
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
(ANSA) – A Colômbia, segundo país mais populoso da América do Sul, terá um presidente de esquerda pela primeira vez em sua história. O ex-prefeito de Bogotá Gustavo Petro, de 62 anos, derrotou o empresário populista de extrema direita Rodolfo Hernández no segundo turno das eleições presidenciais por um placar de 50,4% a 47,3% e ganhou o direito de governar até 2026.
Além disso, Petro terá como vice-presidente a advogada e ex-trabalhadora doméstica Francia Márquez, primeira mulher negra a ocupar o cargo. “Hoje é um dia de festa para o povo. Que festeje a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam amortecidos na alegria que hoje inunda o coração da pátria”, declarou o presidente eleito após a vitória.
Hoy es dia de fiesta para el pueblo. Que festeje la primera victoria popular. Que tantos sufrimientos se amortiguen en la alegria que hoy inunda el corazon de la Patria.Esta victoria para Dios y para el Pueblo y su historia. Hoy es el dia de las calles y las plazas.— Gustavo Petro (@petrogustavo) June 19, 2022
+Taxa anual de inflação ao consumidor na zona do euro atinge recorde de 8,1% em maio
Depois de ter vencido o primeiro turno com pouco mais de 40% dos votos, Petro conseguiu conter o crescimento de Hernández, que nas últimas semanas teve o apoio dos partidos da direita tradicional na Colômbia. “Liguei para Gustavo Petro para felicitá-lo como presidente eleito colombiano. Decidimos nos encontrar nos próximos dias para iniciar uma transição harmoniosa, institucional e transparente”, afirmou o atual ocupante do cargo, o impopular Iván Duque. Hernández, por sua vez, disse aceitar a derrota e desejou que o vencedor “saiba dirigir o país”. “Que seja fiel a seu discurso contra a corrupção e que não engane quem confiou nele. Muitíssimo obrigado a todos os colombianos que aceitaram minha proposta, ainda que eu tenha saído perdedor”, declarou.
hotWords: leva esquerda poder pela
Publique seu negócio no invistaja.info
Além de marcar o fim do histórico bipartidarismo conservadores-liberais que dirigiu a Colômbia por 200 anos, as eleições de 2022 tiveram uma vitória inédita da esquerda no país. Petro integrou a guerrilha M-19 na juventude, com o apelido de Aureliano, inspirado em um personagem de “Cem Anos de Solidão”, obra-prima do escritor colombiano Gabriel García Márquez, porém nunca participou de operações armadas. Na década de 1980, chegou a ser preso por posse ilegal de armas e cumpriu pena de 18 meses de cadeia.
Após abandonar a guerrilha, foi deputado, prefeito da capital Bogotá, senador e candidato a presidente em três ocasiões, sendo a primeira em 2010, quando teve apenas 9% dos votos, e a segunda em 2018, quando foi derrotado por Duque no segundo turno por 54% a 42%. A vitória de Petro também representa um desafio para os Estados Unidos, que há décadas têm a Colômbia como aliada fiel e pedra fundamental de sua política de segurança na América Latina. O presidente eleito promete combater as desigualdades no país, pacificar os conflitos com guerrilhas que ainda não depuseram as armas e enfrentar as mudanças climáticas.
O resultado na Colômbia ainda confirma o renascimento da esquerda na América do Sul, que já tinha se expressado com as vitórias de Alberto Fernández na Argentina, Gabriel Boric no Chile, Luis Alberto Arce na Bolívia e Pedro Castillo no Peru. Candidato a ser o próximo dessa lista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Petro e Márquez pelo triunfo.
“Felicito calorosamente os companheiros Gustavo Petro e Francia Márquez e todo o povo colombiano pela importante vitória nas eleições deste domingo. Desejo sucesso a Petro em seu governo. A sua vitória fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina”, disse o petista. (ANSA)
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.
palavras-chave: Gustavo Petro leva esquerda ao poder na Colômbia pela 1ª vez; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Gustavo Petro leva esquerda ao poder na Colômbia pela 1ª vez
REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.
Veja também:
BofA projeta 40% de risco de recessão nos EUA
Latam tem plano de recuperação judicial aprovado pela Justiça americana
Maior acionista e crítico, governo recebe mais R$ 8,8 bilhões do lucro da Petrobras