Publicidade

Haddad: Financiamento da exportação para a Argentina depende de garantias

Ideia é assegurar o pagamento de empresas brasileiras pelos produtos exportados ao país vizinho e evitar perda de mercado para manufaturados

Informação para o trader investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Haddad: Financiamento da exportação para a Argentina depende de garantias; invistaja.info;


CPFG3 | Pat.Liq: 4044250000.0 | P/ACL: -0.32 | P/Ativo: 0.131 | Liq.2meses: 0.0 | P/L: 1.13 | Mrg.Ebit: 0.5654

ListenToMarket: Haddad: Financiamento da exportação para a Argentina depende de garantias – Áudio gerado às: 14:40:25

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta terça-feira (2), que os governos brasileiro e argentino estão estudando formas de garantia para assegurar o pagamento de empresas brasileiras pelos produtos exportados ao país vizinho.

“O que queremos é não perder espaço de exportação para a Argentina. São mais de 200 empresas brasileiras que não só não estão exportando como muitas não estão recebendo, estão com valor retido na Argentina em razão da falta de divisas”, disse o ministro em rápida conversa com jornalistas.

“Vamos sentar hoje para verificar se é possível levar ao presidente uma solução para isso, que obviamente tem que assegurar que os nossos exportadores recebam pelo produto exportado”, pontuou.

+Dow Jones encerra sessão em queda; dólar e juros avançam nos EUA em semana de decisão do Fed

Segundo Haddad, a ideia é construir uma “solução mediada”, mas que necessariamente passará pela oferta de garantias por parte do governo argentino. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá seu homólogo argentino, Alberto Fernández, no Palácio da Alvorada às 17h (horário de Brasília).

“[A Argentina oferecerá garantias] Necessariamente. Para que possamos garantir que esse fluxo não seja interrompido. A forma de dar essa garantia que está sendo estudada desde janeiro”, salientou.

hotWords: argentina para exportação depende

Publique seu negócio no invistaja.info

Durante a rápida entrevista aos jornalistas na entrada do Ministério da Fazenda, em Brasília, Haddad disse que técnicos da equipe econômica trabalharam durante o final de semana para encontrar uma solução para os problemas enfrentados por empresários brasileiros em meio à falta de divisas internacionais no país vizinho.

No domingo (30), o secretário-executivo da pasta, Gabriel Galípolo, afirmou, em entrevista ao canal GloboNews, que a equipe econômica discute a criação de uma espécie de “crédito de exportação” para as empresas brasileiras que vendem para companhias argentinas.

Na entrevista, ele destacou que a necessidade da linha de crédito tem um agravante neste ano, por conta da seca na Argentina, que reduziu em 40% as exportações do país e acarretou em problemas com divisas internacionais no país.

A falta de mecanismos de crédito com garantias para as companhias brasileiras, na avaliação da equipe econômica, tem sido uma das principais causas para a perda de participação no mercado argentino, sobretudo em produtos de maior valor agregado – posição tomada principalmente por companhias chinesas por terem maior acesso a esse tipo de modalidade.

A ideia em discussão no governo brasileiro é utilizar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente financiador das empresas nessas exportações, desde que seja possível o cumprimento de condicionantes.

palavras-chave: Haddad: Financiamento da exportação para a Argentina depende de garantias; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Haddad: Financiamento da exportação para a Argentina depende de garantias

REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.

Leia também:

Operadoras de planos de saúde anunciam aumentos expressivos de preços para PME: o que isso indica para as ações do setor?

Novos diretores do Banco Central serão definidos nesta semana, diz Haddad

Grande investidor vende títulos de bancos regionais dos EUA com estresse contínuo no setor

“Sell in May and go away”? Ibovespa cai mais de 2,5%, dólar sobe além de R$ 5 e petróleo cai 4% no 1º pregão do mês; veja por quê

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress