Informação para traders e investidores
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Heron do Carmo, da FEA/USP: “Com deflação, não vejo razão para o BC elevar de novo os juros”; invistaja.info;
JSLG3 | PSR: 0.335 | P/L: 8.77 | Liq.Corr.: 1.94 | DY: 0.0612 | Mrg.Ebit: 0.096 | P/ACL: -0.49
ListenToMarket: Heron do Carmo, da FEA/USP: “Com deflação, não vejo razão para o BC elevar de novo os juros” – Áudio gerado às: 10:30:35
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O economista Heron do Carmo, professor sênior da FEA/USP e um dos maiores especialistas em inflação do País, não descarta a possibilidade de uma nova deflação neste mês – que seria a terceira consecutiva, após os resultados de julho e agosto. Por conta disso, ele não vê razão para uma nova alta dos juros na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central marcada para os próximos dias 20 e 21. A seguir, os principais trechos da entrevista.
Como o sr. avalia o quadro atual de preços e a deflação pelo segundo mês seguido?
De 2020 para cá, tivemos quatro choques que não foram naturais que afetaram os preços. O choque da pandemia que foi deflacionário. O segundo choque foi o da saída da pandemia, que puxou preços para cima, como o do petróleo. O terceiro choque foi a guerra da Ucrânia, que impulsionou combustíveis e alimentos. E, agora, no Brasil tivemos um choque deflacionário, com a redução de impostos sobre serviços de utilidade pública e combustíveis. O fato de a guerra da Ucrânia entrar numa certa estabilidade e o mercado de produtos agrícolas reagir com oferta maior por conta de várias safras acabou contribuindo para o arrefecimento dos alimentos.
+Iguatemi (IGTI11) celebra acordo para compra de 36% do Shopping JK por R$ 667 milhões; anuncia oferta de ações
Qual sua previsão para a inflação no ano?
Em torno de 6%. Cheguei a projetar mais de 10%. Mas, depois das medidas de corte de impostos e da mudança do comportamento do câmbio, reduzi a projeção.
A deflação veio para ficar?
hotWords: fea/usp: “com elevar deflação, razão para
Há possibilidade de termos deflação em setembro, mas, depois, a meu ver, não.
A deflação registrada em agosto, a segunda consecutiva, deve frear a intenção do BC de elevar os juros?
Não vejo razão para aumentar juros. A taxa real de juros já está positiva em relação à inflação passada: é de 13,75% ao ano para uma inflação em 12 meses abaixo de 9%. O efeito de mais uma alta seria muito pequeno.
Como explicar essa dissonância entre a deflação registrada pelos índices e o fato de a população não ter dinheiro para fazer compras no supermercado?
A situação está um pouco mais confortável, mas de jeito nenhum está normalizada. Apesar da deflação, as pessoas vão continuar sentindo desconforto entre a sua renda e os preços. É preciso um tempo suficientemente mais longo para que os preços relativos voltem ao padrão anterior ao das crises.
palavras-chave: Heron do Carmo, da FEA/USP: “Com deflação, não vejo razão para o BC elevar de novo os juros”; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Heron do Carmo, da FEA/USP: “Com deflação, não vejo razão para o BC elevar de novo os juros”
REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.
Leia também:
Governo estuda novo modelo de concessão para baratear pedágio
Por que protocolos DeFi estão limitando empréstimo de Ethereum antes do “Merge”