Notícias de investidor para investidor
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Howard Marks: Há profunda incerteza sobre quase tudo, exceto sobre inflação; invistaja.info;
EQPA6 | P/Ativo: 0.991 | P/Cap.Giro: 7.23 | Cresc.5anos: 0.1589 | Liq.2meses: 0.0 | ROE: 0.3961 | DY: 0.0949
(MarketMsg) – O copresidente do conselho e cofundador da Oaktree Capital, Howard Marks, citou uma profunda incerteza sobre quase tudo, exceto a inflação, como uma barreira para a previsão financeira na era do Trump 2.0.
“Sabemos muito menos hoje do que o normal” sobre o que precificar nas decisões de investimento, depois que a economia mundial foi “abalada como uma bola de neve pelos eventos dos últimos dias”, disse Marks em uma entrevista na sexta-feira na Bloomberg TV.
Marks, um veterano de quase 50 anos em mercados financeiros e líder em investimentos em dívidas inadimplentes, disse que as últimas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump ajudaram a desencadear uma cascata de fatores desconhecidos para os investidores ponderarem ao escolherem onde aplicar dinheiro.
+Powell alerta para inflação mais alta e crescimento mais fraco com tarifas de Trump
Isso, disse ele, se deve à tarefa impossível de prever não apenas o futuro da política fiscal dos EUA, mas também a maneira como outros países respondem.
“Ouso dizer que se você nos disserem quais serão nossas próprias regras daqui a seis meses, aposto que estará errado”, disse Marks.
E então há todos os outros pontos a considerar: “Se as pessoas não gostam do dólar, não gostam de investir nos EUA, não querem manter um número ilimitado de títulos do tesouro; se apenas deixarmos as pessoas furiosas”, disse Marks, “a situação fiscal será muito complicada”.
hotWords: sobre profunda inflação incerteza exceto howard
Seja anunciante no invistaja.info
Trump é conhecido por revisar e recuar em políticas, e ele já indicou que consideraria mudar as políticas tarifárias em uma base ad-hoc, aguardando negociações com governos estrangeiros.
Embora as previsões financeiras e as decisões de investimento sempre envolvam conjecturas e suposições, disse Marks, é “excessivamente difícil” fazer previsões hoje, dadas as muitas variáveis em mudança em jogo nas negociações crescentes em torno de tarifas.
Em meio à incerteza, Marks está confiante de que as tarifas provavelmente atiçarão o fogo da inflação. Ele citou o período dos últimos 25 anos em que o custo dos bens duráveis caiu em termos ajustados pela inflação.
“Isso manteve a inflação sob controle e tornou os produtos disponíveis a preços baixos para todos os americanos”, disse Marks. “Se não tivermos comércio mundial, não teremos esse benefício.”
Ele também se sentiu confortável em recuar de sua posição de longa data dos Estados Unidos como o melhor lugar do mundo para investidores que buscam encontrar retornos confiáveis. Resultados previsíveis e um forte estado de direito eram dois princípios dessa posição, e ambos podem estar mais fracos hoje do que historicamente, de acordo com Marks, que disse que o status do país como um paraíso para investidores diminuiu.
“Acho que ainda é provavelmente o melhor lugar”, disse ele, “mas é pior do que costumava ser.”
© 2025 Bloomberg L.P.
CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Howard Marks: Há profunda incerteza sobre quase tudo, exceto sobre inflação
REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.
Tópicos mais acessados:
W1nners Awards 2025 marca virada no mercado de planejamento financeiro no Brasil
“Índice do medo” VIX dispara mais de 30% com intensificação da guerra comercial
Dólar hoje dispara 3,50% e bate R$ 5,84 após China retaliar tarifas dos EUA
Brasil tem superávit comercial de US$ 8,155 bi em março, acima do esperado
Seja anunciante no invistaja.info