Publicidade

Ibovespa fecha estável com pressão de commodities, mas suporte de WEG e Itaú

Embora o índice tenha iniciado a semana de maneira positiva, em meio a notícias sobre contenção de gastos do governo, as quedas do minério de ferro e do petróleo no exterior ofuscavam os ganhos

Conteúdos sobre investimentos

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Ibovespa fecha estável com pressão de commodities, mas suporte de WEG e Itaú; invistaja.info;


ENAT3 | PSR: 3.034 | Liq.2meses: 0.0 | Pat.Liq: 4174490000.0 | P/VP: 1.38 | P/ACL: -1.85 | EV/EBIT: 47.4

ListenToMarket: Ibovespa fecha estável com pressão de commodities, mas suporte de WEG e Itaú – Áudio gerado às: 18:10:23

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

SÃO PAULO (invistaja.info) – O Ibovespa fechou estável nesta terça-feira, com o desempenho favorável das ações de Itaú (ITUB4) e WEG (WEGE3) atenuando a pressão negativa dos papéis das blue chips Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que recuaram em linha com o movimento de queda nos preços do minério de ferro e do petróleo no exterior.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa encerrou com variação positiva de 0,03%, a 131.043,27 pontos, tendo chegado a 130.199,82 pontos na mínima e a 131.456,51 pontos na máxima da sessão. O volume financeiro somou R$ 20,22 bilhões.

Para a analista de renda variável Bruna Sene, da Rico, a expectativa pela temporada de balanços corporativos do terceiro trimestre no Brasil na próxima semana e o “bom humor” estendido da véspera com notícias sobre contenção de gastos pelo governo ajudaram o Ibovespa a ficar no azul.

+Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta terça

Segundo o Itaú BBA, a temporada de resultados deve ser “levemente positiva”.

“Em comparação com o trimestre anterior, devemos ver uma aceleração no lucro líquido, mas um crescimento mais suave em receitas e Ebitda”, afirmaram analistas do Itaú BBA liderados por Daniel Gewehr.

O Ibovespa conseguiu se segurar no patamar dos 130 mil pontos, região considerada de suporte, mas há também quem veja o cenário como um “copo meio vazio”.

“Esses 130 mil pontos deveriam ser um suporte… mas quando a gente olha a máxima recente do Ibovespa, de 28 de agosto, só 15 ativos estão no positivo desde lá”, afirmou Enrico Cozzolino, sócio e head de análises da Levante Investimentos, referindo-se à variação acumulada das ações do Ibovespa desde o pico recorde do índice.

“Apesar de termos tido aquela notícia ontem sobre o governo estudar planos para reduzir gastos… não tivemos definições ou mudanças estruturantes do lado do cenário político local”, acrescentou.

hotWords: commodities, suporte pressão fecha

Seja anunciante no invistaja.info

Nos Estados Unidos, os índices acionários encerraram em queda, com o SPX 0,76% mais baixo, enquanto a temporada de resultados se desenrola na maior economia do mundo. No mercado de juros, o retorno do Treasury de 10 anos marcava 4,0356% no final da tarde, de 4,0730% na véspera.

Veja destaques:

– VALE ON (VALE3) recuou 1,23%, em linha com a queda nos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian, com o contrato de janeiro encerrando as negociações em baixa de 0,38%, a 791,5 iuaes (111,26 dólares) a tonelada. A Vale reporta resultado de vendas e produção do terceiro trimestre nesta terça-feira após o fechamento do mercado.

– PETROBRAS PN (PETR4) perdeu 0,82% e PETROBRAS ON (PETR3) teve declínio de 1,14%, seguindo forte declínio nos preços do petróleo no mercado internacional, onde o barril do Brent encerrou com queda de 4,14%, a 74,25 dólares. No setor, PRIO ON (PRIO3) perdeu 0,3%, BRAVA ENERGIA ON (BRAV3) recuou 0,46% e PETRORECÔNCAVO ON (RECV3) caiu 2,07%.

– WEG ON (WEGE3) avançou 2,71%, a 56,53 reais, na máxima histórica e respondendo pela maior contribuição de alta para o Ibovespa. A fabricante de motores elétricos publica resultado de terceiro trimestre em 30 de outubro.

– ITAÚ UNIBANCO PN (ITUB4) encerrou com alta de 1,15%, entre os principais suportes positivos para o índice, enquanto BRADESCO PN (BBDC4) subiu 0,87% e SANTANDER BRASIL UNIT (SANB11) teve acréscimo de 0,1%. Na outra ponta, BANCO DO BRASIL ON (BBAS3) caiu 0,19%.

– LWSA ON (LWSA3) subiu 4,22%, na segunda sessão consecutiva de alta, ainda embalada por mudanças na administração anunciadas na sexta-feira, incluindo a indicação de Rafael Chamas Alves, atual diretor financeiro do grupo, ao cargo de diretor presidente a partir de fevereiro de 2025.

– EMBRAER ON (EMBR3) caiu 1,17%, após subir quase 2% na sessão anterior. A subsidiária de aeronaves elétricas Eve assinou nesta terça-feira financiamento de 500 milhões de reais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para desenvolver sua primeira unidade de produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL), em Taubaté (SP).

palavras-chave: Ibovespa fecha estável com pressão de commodities, mas suporte de WEG e Itaú; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Ibovespa fecha estável com pressão de commodities, mas suporte de WEG e Itaú

REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.

Notícias relacionadas:

Dólar fecha em alta de 1,3%, a R$ 5,65, com real penalizado por queda de commodities

“Chegou a hora de levar a sério revisão de gastos”, diz Tebet após reunião com Haddad

Juros futuros sobem com retorno do ceticismo sobre a área fiscal

Petróleo cai 4% com notícia de que Israel não deve atacar plantas de commodity do Irã

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade