Informação de quem vive o mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Ibovespa fecha no vermelho, com exterior, temor fiscal e perdas de Vale e Petrobras; invistaja.info;
HYPE3 | Mrg.Liq.: 0.1101 | P/Ativo: 0.562 | ROE: 0.0619 | PSR: 2.043 | Div.Brut/Pat.: 0.74 | P/ACL: -2.05
ListenToMarket: Ibovespa fecha no vermelho, com exterior, temor fiscal e perdas de Vale e Petrobras – Áudio gerado às: 17:30:50
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O Ibovespa não seguiu uma tendência muito clara nesta quinta-feira, antes de fechar com menos 0,28%, ao 142.200,02 pontos, uma queda de 403,64 pontos. Passou boa parte da tarde no positivo, enquanto a manhã foi negativa, mas nunca com amplitude.
O dólar comercial, por sua vez, ficou negativo por quase toda a sessão, até encerrar o dia com menos 0,36%, a R$ 5,442. Os DIs (juros futuros) terminaram mistos, mas a predominância foi por altas ao longo da curva.
IBC-Br positivo em agosto
+Embraer e Republic Airways assinam extensão de contrato de manutenção nos EUA
A quinta-feira começou com a divulgação do IBC-Br, medida prévia do PIB brasileiro. O índice de atividade em agosto voltou a crescer, após três meses seguidos de baixa. Mas a alta veio abaixo do esperado.
“A atividade doméstica tem desacelerado ao longo da segunda metade do ano, em linha com o agravamento das condições de crédito (juros mais altos, aumento da inadimplência e endividamento das famílias). No entanto, acreditamos que o crescimento sólido da renda representa um importante fator de amortecimento no curto prazo”, afirmam os economistas da XP.
BC e a Selic
Entretanto a vitalidade da economia brasileira não conseguiu empolgar. Isso porque ainda paira sobre a cabeça dos investidores o temor fiscal, a inflação acima da meta e o consequente aperto monetário feito pelo Banco Central, que reconhece a posição restritiva da Selic, mas quer exatamente que seja assim.
Patrick Buss, especialista de renda variável da Manchester Investimentos, resume o cenário: “esse dado (o IBC-Br) tem lado positivo, que é um sinal claro de que o aumento da Selic está surtindo efeito na atividade. Já o ponto negativo é que veio abaixo do esperado, que a economia não está andando conforme o previsto”.
Otimismo do governo
Só que o governo vê otimismo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mostrou confiança na conversa do Brasil com os EUA, que aconteceu hoje em Washington.
No problema das receitas, frustradas pelo Congresso em analisar a Medida Provisória alternativa ao IOF, Haddad diz que espera o presidente Lula acioná-lo para falar sobre o assunto. Até agora, nada.
Acontece que surgiu uma luz no fim do túnel. O STF começa a julgar amanhã, às 11 horas, o mérito da ação do governo que questiona a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia. A análise é realizada no plenário virtual vai até a sexta-feira seguinte, 24, se não houver pedido de vista ou destaque. Uma fonte do governo destacou à Broadcast que o aumento do IOF havia sido proposto justamente como uma forma de compensar a desoneração.
Wall Street em baixa
Nos EUA, os principais índices seguraram o quanto deu, mas acabaram mesmo no vermelho. A preocupação crescente é que, apesar dos bancos terem apresentado balanços do 3T25 positivos, as ações caíram devido a atenção com empréstimos inadimplentes. “O mercado está realmente apreensivo com as perdas relacionadas ao crédito”, disse à CNBC Jed Ellerbroek, gestor de portfólio da Argent Capital Management. “O mercado não está muito satisfeito com os comentários dos bancos regionais, então a maioria das instituições financeiras de pequena capitalização e bancos ficou em baixa hoje”.
hotWords: exterior, vale perdas fiscal temor
Seja anunciante no invistaja.info
Além disso, o diretor do Federal Reserve Stephen Miran disse que o crescimento econômico dos EUA para o próximo ano pode depender da concretização ou neutralização dos riscos crescentes em torno do comércio com a China, que voltou a apontar o dedo para os americanos. Assim, o ouro voltou a bater novo recorde e dessa vez superou a marca dos US$ 4,3 mil.
Já na Europa, a coisa foi diferente: as ações francesas atingiram uma máxima de sete meses, com o governo local sobrevivendo ao voto de confiança no Parlamento. A crise estaria sendo debelada. “Estaria”, na condicionante, porque em política tudo pode acontecer de uma hora para outra.
Bancos quase salvam o dia
As ações no Brasil poderiam ter caído mais, não fossem os bancos. Banco do Brasil (BBAS3) subiu 0,25% e Bradesco (BBDC4) avançou amplos 1,15%, com análise setorial da XP, em meio à expectativa de mais um trimestre de desaceleração da carteira de crédito. Itaú Unibanco (ITUB4) foi o único que recuou, com 0,24%.
Eletrobras (ELET3), assim como ontem, deu sua contribuição, e subiu 0,45%, na esteira da venda da participação da Eletronuclear. E WEG (WEGE3) ganhou 2,70%, após adquirir 54% de participação acionária na Tupinambá Energia, empresa com presença no mercado de software e serviços completos para gestão de redes de recarga de veículos elétricos.
De resto, uma mar vermelho. Vale (VALE3) desceu 0,92%, em dia que o minério de ferrou perdeu terreno na China. Petrobras (PETR4) perdeu 1,01%, com petróleo internacional descendo mais um dia e mesmo com o Ibama salientando que os pontos sobre a Margem Equatorial foram esclarecidos.
Alguns varejistas também sofreram, como foi o caso da Magazine Luiza (MGLU3), com ampla baixa de 7,97%, e Assaí (ASAI3), com recuo elástico de 3,57%.
Os investidores devem reagir apenas nesta sexta-feira ao que vai ser divulgado da conversa entre os chanceleres de Brasil e EUA, que aconteceu no final desta tarde de hoje. Sem dados relevantes saindo, com exceção da leitura final da inflação na Europa, o último pregão da semana promete ser uma incógnita como foi o de hoje. (Fernando Augusto Lopes)
Confira as últimas dos mercados
Acompanhe diariamente a cobertura sobre bolsa, dólar e juros a partir das 8 horas.
Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com [email protected].
IM Trader: notícias, análises, vídeos, podcasts e guias no novo canal do (MarketMsg) sobre Mercados.
palavras-chave: Ibovespa fecha no vermelho, com exterior, temor fiscal e perdas de Vale e Petrobras; invistaja.info;
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Ibovespa fecha no vermelho, com exterior, temor fiscal e perdas de Vale e Petrobras
REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.
Notícias relacionadas:
Por que os analistas reiteram otimismo com a Embraer depois do Dia do Investidor?
Anatel vê risco de concentração de data centers em poucos locais do Brasil
Amazônia: bioinsumos atraem empresas à região, mas violência e clima limitam expansão
Bitcoin hoje: cripto cai com turbulência em bancos e espera por encontro Trump-Xi
Entre em contato para anunciar no invistaja.info