invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Ibovespa fecha próximo da estabilidade, seguindo cautela externa; dólar avança 0,24%

Investidores de todo o mundo esperam início de Jackson Hole, evento do Federal Reserve, que se dá nesta quinta-feira

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Ibovespa fecha próximo da estabilidade, seguindo cautela externa; dólar avança 0,24%; invistaja.info;


CEDO3 | Liq.Corr.: 0.83 | P/Ativo: 0.07 | Mrg.Liq.: -0.0359 | Liq.2meses: 9702.09 | EV/EBIT: 7.99 | Div.Brut/Pat.: 2.31

ListenToMarket: Ibovespa fecha próximo da estabilidade, seguindo cautela externa; dólar avança 0,24% – Áudio gerado às: 18:10:51

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O Ibovespa fechou em leva alta de 0,04% nesta quarta-feira (24), aos 112.898 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira acompanhou, em parte, o que foi visto nos Estados Unidos, onde os principais benchmarks também subiram pouco.

Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançaram, respectivamente, 0,19%, 0,30% e 0,41%. Ontem, porém, enquanto todos os índices americanos registraram queda, o Ibovespa fechou em alta considerável de 2,13%.

“Mercado está em tom de cautela, apesar da leve recuperação dos índices americanos. Acho que a movimentação é em virtude do evento do Fed, com investidores aguardando o início de Jackson Hole para entender o rumo da economia mundial”, comenta Enrico Cozzolino, sócio e head de análises da Levante.

+Após queda de preço do diesel, tabela de frete rodoviário sofre redução média de até 4%

O encontro anual, conhecido por adiantar cenários econômicos e monetários, em 2022 deve ter ainda mais peso. Em meio ao temor de inflação alta e recessão econômica, as falas dos lideres monetários da maior economia do mundo devem pesar sobre o sentimento do mercado.

De qualquer forma, investidores vêm sinalizando que acreditam que o Federal Reserve será mais agressivo em seus apertos monetários. Os treasuries com vencimento em dez anos fecharam com suas taxas subindo 5,7 pontos-base, para 3,111%, e os para dois anos foram a 3,403%, com alta de 6,8 pontos.

“Câmbio hoje oscilou porque estamos muitos presos a uma resposta do mercado para o movimento das treasuries, que estão com os yields abrindo bastante. Isso causa volatilidade”, explica Fábio Guarda, sócio e gestor da Galapagos Capital. “Não vejo nenhum movimento do real atípico ou anormal, de olho no que está acontecendo com outras moedas. Dado que ontem a performance da moeda brasileira foi muito superior do que a das outras moedas, trata-se de uma pequena realização”, completou.

Treasuries com rendimentos mais altos costumam levar fluxo de capital para os Estados Unidos, com investidores tirando dinheiro de economias que oferecem mais risco. O dólar avançou 0,24% frente o real, negociado a R$ 5,111 na compra e na venda, não se recuperando totalmente da queda da véspera, de 1,31%.

hotWords: estabilidade, seguindo dólar externa; ibovespa avança

Anuncie no invistaja.info

Segundo os especialistas, o que ajudou também a manter o Ibovespa no verde foi a divulgação do IPCA-15 de agosto, que trouxe uma deflação de 0,73%.

“O que fez mais peso no Brasil foi a publicação do IPCA-15. Além da deflação, que dá espaço para as pessoas gastarem mais, o índice aumenta também a perspectiva de que o Banco Central não precisará subir tanto a taxa de juros”, explica Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.

A curva de juros brasileira, no entanto, fechou em alta. Os DIs para 2023 tiveram suas taxas subindo um ponto-base, para 13,72%, e os para 2025, 12 pontos, para 11,97%. Os DIs para 2027 e 2029, no meio da curva, fecharam com altas de 13 e 11 pontos, respectivamente, indo a 11,69% e 11,81%. Na ponta longa, os contratos para 2031 subiram nove pontos, para 11,90%.

“Os DIs realizam um pouco após o fechamento mais agressivo de ontem ao longo da curva quase como um todo”, complementa o gestor da Galápagos.

Apesar da realização altista na curva de juros, as companhias ligadas ao consumo foram as principais altas do Ibovespa. As ações ordinárias da CVC (CVCB3) avançaram 11,28%, as da Magazine Luiza (MGLU3), 8,43%, e as da Natura (NTCO3), 8,33%.

Do outro lado, entre as quedas, ficaram as companhias do setor de siderurgia e mineração, que impediram o índice brasileiro de avançar mais. Os papéis ordinários da CSN (CSNA3) e da Vale (VALE3) tiveram baixas de 1,79% e 3,22%, enquanto as preferenciais série B da Usiminas (USIM5) caíram 3,60%.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

palavras-chave: Ibovespa fecha próximo da estabilidade, seguindo cautela externa; dólar avança 0,24%; invistaja.info;

MARINGÁ | mercados | invistaja.info – Ibovespa fecha próximo da estabilidade, seguindo cautela externa; dólar avança 0,24%

REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.

Notícias relacionadas:

Cielo (CIEL3): Indicação de novo CEO é vista como positiva pelo mercado; ações fecham em alta de 4,9%

Tether decide não barrar endereços associados ao Tornado Cash

Projeto de lei restringe chaves Pix ao CPF e CNPJ: o que pode acontecer com as demais? Veja prós e contras

Jackson Hole: por que o histórico encontro de banqueiros centrais será monitorado ainda mais de perto pelos investidores em 2022

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress