Notícias de investidor para investidor
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Ibovespa hoje oscila após Haddad e inflação; Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) recuam, MRV (MRVE3) sobe; invistaja.info;
FIGE4 | ROE: 0.0571 | Mrg.Liq.: 0.0 | ROIC: 0.0 | P/ACL: 0.0 | Liq.Corr.: 0.0 | P/VP: 0.57
ListenToMarket: Ibovespa hoje oscila após Haddad e inflação; Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) recuam, MRV (MRVE3) sobe – Áudio gerado às: 13:50:57
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O Ibovespa opera próximo da estabilidade nesta quinta-feira (28), na última sessão deste ano, após renovar máxima histórica na véspera, acima dos 134,1 mil pontos. Às 13h20, o Ibovespa subia 0,03%, aos 133,2 mil pontos.
Na primeira metade dos negócios, o Ibovespa atingiu, na máxima, os 134.391 pontos e, na mínima, os 133.832 pontos. No acumulado deste ano, a Bolsa sobe 22,3% e, em dezembro, 5,42%.
Na visão da equipe da Ágora Investimentos, a última sessão da bolsa paulista no ano reflete alguma exaustão do movimento positivo registrado ao longo das semanas anteriores.
+Temores com expansão fiscal global vão continuar no radar em 2024
As perdas são puxadas pelas ações da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3), ambas recuando cerca de 0,2% e refletindo a desvalorização, respectivamente, do petróleo e do minério nos mercados internacionais.
Entre as mais negociadas, destacam-se ainda as quedas de CVC (CVCB3), -10,4%, de Locaweb (LWSA3), -5,5%; de Magazine Luiza (MGLU3), -3,5%; e de Casas Bahia (BHIA3), -2,2%.
Na ponta positiva, MRV (MRVE3) sobe quase 2,3%, após anunciar recompra de ações e vendas de subsidiária nos EUA. Além da construtora, Taesa (TAEE11) se destaca entre as altas, com mais 1,1%, em sequência à aprovação de dividendos.
No setor financeiro, os grandes bancos operam mistos: Itaú (ITUB4) recua 0,1%; Bradesco (BBDC4) sobe 0,3% e Banco do Brasil (BBAS3) avança 0,1%. Já a B3 (B3SA3) opera próxima da estabilidade.
Bolsa: IPCA e Haddad no radar
Nesta abertura, os investidores monitoraram as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmando que o governo enviará ao Congresso uma proposta de reoneração gradual da folha de pagamento, com uma abordagem setor a setor.
Segundo ele, a tributação não necessariamente voltará ao patamar original de 20%, ficando abaixo desse nível em alguns segmentos.
Enquanto isso, mais cedo, o IBGE divulgou a prévia da inflação de dezembro, com disparada das passagens aéreas.. Assim, o IPCA-15 veio com alta de 0,40%, acima do consenso do mercado, de 0,27%.
Ainda sobre o IPCA-15, o índice de difusão subiu de 54,8% no mês passado para 55,9% neste mês. Além disso, o IGP-M de dezembro acelerou a 0,74%, ante consenso de 0,67%, dos analistas consultados pelo Broadcast.
Portanto, em tese, o IPCA-15 mais forte tende a reforçar a ideia cautelosa do Banco Central de não acelerar o ritmo de queda da Selic de meio ponto porcentual para 0,75 ponto, por exemplo.
Após a divulgação da inflação, os juros futuros abriram em alta. Os vencimentos para 2025 sobem 0,060 pp, a 10,050%; em 2027, +0,105 pp, a 9,750%; em 2029, +0,080 pp, a 10,090%; e em 2031, +0,060 pp, a 10,270%.
Dólar
hotWords: inflação; (petr4) ibovespa haddad sobe (mrve3) petrobras
Publique seu negócio no invistaja.info
O dólar comercial sobe 0,11%, cotado a R$ 4,838 na compra e na venda. Os contratos de dólar futuro avançam 0,27%, aos 4.855 pontos.
O head da tesouraria do Travelex Bank, Marcos Weigt, afirmou que o dólar acelerou acompanhando o avanço dos juros dos Treasuries após os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA um pouco acima do esperado.
Internamente, Weigt observou que, nestas quarta e quinta (dias 27 e 28), há mais empresas compradoras de dólar para remessas de fim de ano e a briga de bancos em torno da Ptax influencia, principalmente nas janelas de Ptax.
Assim, comprados estão puxando o dólar a fim de melhorar o desempenho de suas posições cambiais em dólar spot e papel moeda (Bank notes) e empresas também usam a Ptax para ajustar seus balanços corporativos de fim de ano, comenta.
Para ele, a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não tem grande influencia na formação da taxa de câmbio.
Nesse sentido, a expectativa é de que as medidas anunciadas nesta quinta por Haddad não consigam melhorar o resultado primário projetado, mas sim vão repor a perda da arrecadação estimada com a extensão da desoneração da folha pelo Congresso.
“Toda a curva de juros futuros está subindo hoje, junto com os Treasuries e se ajustando à inflação interna mais alta que o esperado pelo mercado”, acrescentou Weigt, referindo-se ao IGP-M e IPCA-15 de dezembro.
Wall Street
Ao contrário do Brasil, que encerra suas negociações no mercado de ações hoje, em NY, as bolsas ainda abrem amanhã (29).
Na sessão desta quinta-feira (28), os principais índices subiam marginalmente, também em sessão esvaziada, com S&P 500 a um passo de quebrar seu recorde histórico de fechamento, aos 4.796 pontos.
O Nasdaq, de alta tecnologia, também está a caminho de registrar seu melhor ano desde 1999, impulsionado pelo boom da inteligência artificial.
Assim, oito dos onze subíndices do S&P avançam hoje, com o setor de saúde liderando os ganhos, enquanto o índice de energia recuava, em linha com a desvalorização do petróleo, com a diminuição das preocupações sobre as interrupções no transporte marítimo ao longo da rota do Mar Vermelho.
Dessa forma, os três principais índices de Wall Street caminham para ganhos mensais, trimestrais e anuais. Por trás do desempenho, estão os sinais de desaceleração da atividade econômica, o que deve levar o Fed a cortar os juros.
Investidores precificavam uma probabilidade de cerca de 87% de uma redução de pelo menos 25 pontos-base na taxa básica de juros do Fed em sua reunião de política monetária de março, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
(Com Reuters e Estadão Conteúdo)
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Ibovespa hoje oscila após Haddad e inflação; Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) recuam, MRV (MRVE3) sobe
REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.
Tópicos mais acessados:
Ibovespa hoje cai após Haddad e inflação; Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) recuam, MRV (MRVE3) sobe
Ibovespa hoje cai após Haddad e inflaçãor; Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) caem, MRV (MRVE3) sobe
Passagens aéreas sobem 9,02% em dezembro e dão maior impacto no IPCA-15, diz IBGE