Publicidade

Ibovespa salta 1,22% com pacote chinês e quebra sequência de 5 baixas: ânimo durará?

Analista destaca expectativa de que anúncio impulsione desempenho do índice nos próximos dias

Notícias do mercado financeiro

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Ibovespa salta 1,22% com pacote chinês e quebra sequência de 5 baixas: ânimo durará?; invistaja.info;


RIPI4 | ROE: -2.5761 | Liq.2meses: 0.0 | Pat.Liq: -49103000.0 | P/ACL: -16.93 | Cresc.5anos: 0.0582 | Div.Brut/Pat.: -2.44

ListenToMarket: Ibovespa salta 1,22% com pacote chinês e quebra sequência de 5 baixas: ânimo durará? – Áudio gerado às: 18:20:43

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O pacote robusto de estímulos anunciado na China deu fôlego ao minério de ferro e, por consequência, às ações da Vale (VALE3; ON +4,88%) e ao próprio Ibovespa, interrompendo assim série de cinco perdas para o índice da B3, a mais longa desde a virada de maio para junho. Hoje, oscilou dos 130.569,95 pontos, mínima da abertura, até os 133.072,68 pontos, na máxima do dia, com giro a R$ 23,2 bilhões.

No fechamento, mostrava alta de 1,22%, aos 132.155,76 pontos, o maior ganho para o índice desde 4 de setembro. No mês, o Ibovespa recua 2,83% e, no ano, cede 1,51%. Na semana, avança no agregado de duas sessões o correspondente a 0,83%.

Na B3, além de Vale, o dia foi bastante positivo para o setor metálico, que mostrou forte avanço em papéis como os de Gerdau (PN – GGBR4; +4,17%), CSN (ON – CSNA3; +9,39%) e Usiminas (PNA – USIM5; +7,68%). Com o minério e também o petróleo em alta nesta terça-feira, o desempenho do Ibovespa contou com a contribuição de Petrobras (ON – PETR3; +0,75%, PN – PETR4; +0,41%). A performance dos grandes bancos foi majoritariamente negativa no fechamento, à exceção de Santander (Unit – SANB11; +0,55%) – em virada de última hora para Itaú (PN –ITUB4; 0,03%) e BB (ON – BBAS3; -0,07%) que moderou ao fim o ímpeto do Ibovespa.

+Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta terça

Na ponta ganhadora, além de CSN, Usiminas e Vale, destaque para Brava (BRAV3; +8,72%) e Lojas Renner (LREN3; +5,36%). No lado oposto, Azul (AZUL4; -5,04%), Pão de Açúcar (PCAR3; -1,71%) e Auren Energia (AURE3; -1,23%).

“O pacote da China, o mais agressivo desde a pandemia, inclui a redução do compulsório bancário, cortes nas taxas de hipotecas, além de novas medidas para estimular a indústria imobiliária no país, como a flexibilização das regras para compras de segunda residência”, o que resultou em “verdadeiro dia de festa nas bolsas”, diz Eduardo Plastino, analista de renda variável da Alta Vista Research, enfatizando o apetite por ações nesta terça-feira desde a sessão asiática.

Aqui, “depois de dias bem ruins para a Bolsa, de preocupação com o fiscal, veio recuperação hoje, com fechamento forte da curva de juros e retração no dólar frente ao real”, diz Rodrigo Alvarenga, sócio e assessor da One Investimentos. O dólar à vista encerrou o dia em baixa de 1,31%, a R$ 5,4628, e os índices de ações em Nova York mostraram ganhos moderados, até 0,56% (Nasdaq), que colocaram tanto a referência ampla, S&P 500 (+0,25%), como o Dow Jones (+0,20%) em novos recordes de fechamento. O sinal que predominou na curva dos Treasuries e dos DIs foi de retração.

Para o head de research Régis Chinchila, da Terra Investimentos, o anúncio do pacote de estímulos chinês “animou os mercados”, com o cenário global e as expectativas sobre as commodities favorecendo a recuperação do Ibovespa.

hotWords: salta ânimo durará? ibovespa quebra chinês

Publique seu negócio no invistaja.info

“O sentimento geral é de que os estímulos da China podem continuar a impulsionar o desempenho do índice nos próximos dias”, afirmou o analista em comentários.

O especialista em mercado Felipe Sant’ Anna, da mesa proprietária Star Desk, também ressaltou o peso da decisão chinesa sobre os papéis ligados a commodities no Ibovespa.

Na agenda doméstica, destaque ainda para a ata do Copom referente à decisão de política monetária da semana passada, quando a Selic foi elevada, conforme o esperado, de 10,50% para 10,75% ao ano. “O documento não deu sinais claros sobre eventual intenção de acelerar o ritmo de ajuste da Selic. A preferência por sem guidance continua, o que o torna neutro/marginalmente dove”, aponta Marco Caruso, economista do Santander.

“A ata justificou a necessidade de uma política monetária mais apertada. O cenário externo até melhorou em relação à ata passada, provavelmente por conta da queda de juros nos Estados Unidos. Mas o cenário doméstico ficou desafiador, com mais atividade e baixa ociosidade, uma boa notícia que pode pressionar a inflação mais para frente”, diz Caio Megale, economista-chefe da XP, destacando a revisão do hiato do produto, sinalizada ainda no comunicado sobre a decisão da noite de quarta-feira, 18.

“A ata de hoje foi consistente com a decisão de aumento de 0,25 ponto porcentual”, acrescenta Megale, não descartando a possibilidade de o ritmo de elevação, no cenário-base, acelerar-se a meio ponto porcentual em novembro e dezembro, antes de voltar a uma alta de 0,25 ponto na decisão do Copom em janeiro de 2025, o que colocaria então a Selic a 12% ao ano. “O risco é de que possa ir um pouco além disso – para garantir a convergência da inflação -, antes de eventualmente cortar lá na frente”, diz Megale.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira em evento promovido pelo Banco J. Safra que a dinâmica da inflação ainda preocupa o BC, ressaltando que a seca no país gera receios em relação aos preços dos alimentos.

(com Reuters e Estadão Conteúdo)

CURITIBA | mercados | invistaja.info – Ibovespa salta 1,22% com pacote chinês e quebra sequência de 5 baixas: ânimo durará?

REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.

Tópicos mais acessados:

Wall Street avança, com ações de mineração em alta devido ao estímulo da China

Petróleo fecha em alta, com estímulo chinês, Oriente Médio e tempestade Helene

CEO do JPMorgan diz que “geopolítica está piorando”

Congresso “perdeu timing” para fazer reforma tributária melhor, diz Ratinho Júnior

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress