Informação para quem vive o mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Ibovespa toca 150 mil pontos pela 1ª vez com NY e expectativa por balanços; invistaja.info;
AEDU3 | Liq.Corr.: 2.04 | Pat.Liq: 2415400000.0 | ROIC: 0.0577 | P/VP: 3.32 | PSR: 4.141 | Mrg.Liq.: 0.0698
ListenToMarket: Ibovespa toca 150 mil pontos pela 1ª vez com NY e expectativa por balanços – Áudio gerado às: 11:40:29
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A valorização dos índices no pré-mercado de ações de Nova York, expectativas positivas com balanços de empresas brasileiras nesta semana e a espera pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) estimulam alta do Ibovespa na manhã desta segunda-feira, 3.
O principal indicador avança desde a abertura e tocou pela primeira vez da história da Bolsa brasileira os 150 mil pontos há pouco. Chegou a subir 0,49%, na máxima aos 150.266,79 pontos, após mínima de abertura aos 149.550,84 pontos, em alta de 0,01%. De 82 ações, oito caíam, sendo a maior queda 6,46% (Marcopolo; POMO4).
A alta do Ibovespa ocorre apesar do recuo de 0,03% nas cotações do petróleo e de 1,82% do minério de ferro em Dalian, na China.
+Azul, MRS, Equatorial, Bradespar, Raízen e mais ações para acompanhar hoje
Os investidores estão em compasso de espera pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), na quarta-feira, cuja expectativa é de manutenção da taxa Selic em 15% ao ano. Ainda ficam no foco balanços como os do Itaú, Petrobras, CSN, entre outros, nesta semana. Ao mesmo tempo, o governo brasileiro tenta negociar o tarifaço com os EUA em nova conversa.
Ao tocar a importante marca psicológica dos 150 mil pontos, o Índice Bovespa superou a marca dos 149.635,90 pontos alcançada ao longo da sessão de sexta-feira, quando encerrou em nível histórico.
A alta reflete a expectativa de uma abertura positiva das bolsas em Nova York, que começarão a funcionar às 11h30, devido ao fim do horário de verão no hemisfério Norte, e que leva o horário de negociação no mercado à vista e fracionário na B3 a se encerrar às 17h55, ao invés de 17h. Não haverá after market.
Além disso, espera-se que algumas empresas brasileiras apresentem lucros robustos. Nesta semana, mais de 40 empresas divulgarão balanços. A Petrobras (PETR3;PETR4), que abre seus números na quinta-feira, após o fechamento do mercado, é o principal destaque. A estatal já antecipou seus dados de produção na semana passada, ao anunciar um aumento de 7,7% sobre o terceiro trimestre de 2024, para 3,144 milhões de barris diários de óleo equivalente (boed).
hotWords: expectativa pontos balanços toca
Seja anunciante no invistaja.info
Amanhã, será a vez divulgar seu balanço após o fechamento do mercado. Na previsão do Prévias Broadcast, o maior banco privado do Brasil deve mostrar um lucro líquido de R$ 11,8 bilhões, que seria um novo recorde trimestral, e representaria uma alta de 10,9% na comparação com o terceiro período de 2024. Entre outros nomes estão Embraer (EMBJ3), CSN (CSNA3), Klabin (KLBN11), Eletrobras (ELET3;ELET6), Minerva (BEEF3), Suzano (SZUB3), Assaí (ASAI3) e Lojas Renner (LREN3).
Além disso, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado marcou para amanhã a votação dos projetos que aumentam a faixa de isenção do IR para até R$ 5 mil e elevam a taxação de bets e fintechs. No exterior, o shutdown dos EUA impõe cautela e tende a impedir a divulgação do payroll, previsto para sexta-feira.
O governo brasileiro discute internamente como vai propor a Donald Trump um acordo, e o que vai incluir, com vistas às próximas reuniões de negociação para solucionar o tarifaço. Uma delas pode ocorrer nesta semana, em Washington, nos Estados Unidos.
Quanto ao Copom, a atenção maior é no comunicado, com investidores em busca de pistas sobre quando o processo de queda dos juros começará, diante do quadro de desinflação. Hoje este cenário foi reforçado nas estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no Focus.
No Focus, a projeção suavizada de IPCA 12 meses à frente segue em 4,06%. A mediana estimada para IPCA de 2025 passou de 4,56% para 4,55%. Para 2026, segue em 4,20%. Para 2027, foi de 3,82% para 3,80%. Para 2028, recuou de 3,54% para 3,50%. As projeções para Selic de 2025 e 2026 foram mantidas em 15% e em 12,25% ao ano, pela ordem.
Pedro Cutolo, estrategista da ONE Wealth Management, acredita que o Banco Central já dará algum indício de queda da Selic ainda em 2025. “Esperamos que o comunicado seja suficientemente flexível para abrir caminho para um corte na reunião de dezembro”, diz.
ÀS 10h43, o Ibovespa subia 0,24%, aos 149.900,91 pontos. Na sexta-feira, o principal indicador da B3 fechou com alta de 0,51%, pela sexta sessão seguida, no nível recorde dos 149.540,43 pontos, com ganhos de 2,26% em outubro.
palavras-chave: Ibovespa toca 150 mil pontos pela 1ª vez com NY e expectativa por balanços; invistaja.info;
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Ibovespa toca 150 mil pontos pela 1ª vez com NY e expectativa por balanços
REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.
Notícias relacionadas:
Embraer estreia ação EMBJ3 nesta 2ª e divulga balanço de 3T na terça; o que esperar?
Queda da indústria do Brasil perde força, mas tem maior perda de empregos em 2,5 anos
Governo altera regras sobre exigência de capital de instituições financeiras
Ibovespa Hoje Ao Vivo: Bolsa sobe e chega aos 150 mil pontos
Entre em contato para anunciar no invistaja.info