invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Impasse na Fiesp: vice diz que assume como interino; Josué afirma que mantém cargo

A guerra de versões se deu num dia em que Josué se encontrou em Brasília com Lula para discutir a indústria de defesa com as Forças Armadas

Informação para o trader investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Impasse na Fiesp: vice diz que assume como interino; Josué afirma que mantém cargo; invistaja.info;


MYPK4 | Cotacao: 31.79 | P/VP: 1.19 | Mrg.Liq.: 0.0366 | Cresc.5anos: 0.1532 | DY: 0.0 | Pat.Liq: 4089830000.0

ListenToMarket: Impasse na Fiesp: vice diz que assume como interino; Josué afirma que mantém cargo – Áudio gerado às: 9:40:35

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) enfrenta um impasse em relação ao seu comando. Nesta sexta-feira, 20, o vice-presidente Elias Miguel Haddad enviou um e-mail para diretores, conselheiros e presidentes de sindicatos informando que assumiu o comando da entidade de forma interina no lugar de Josué Gomes. Em nota, o executivo – herdeiro da Coteminas – rebateu seus opositores e disse que não “tem efeito toda e qualquer deliberação tomada em minha ausência”.

A guerra de versões se deu num dia em que Josué se encontrou em Brasília com presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a indústria de defesa com os comandantes das Forças Armadas.

No comunicado – disparado pelo endereço oficial da Fiesp -, Elias Miguel Haddad disse que a sua nomeação ocorre por decisão de assembleia geral extraordinária. Ele chegou a desmarcar uma reunião convocada por Josué na próxima segunda-feira, 23, para discutir a governança da entidade. O empresário tem 95 anos e, caso a destituição de Josué se confirme, assume o comando de forma interina por ser o vice-presidente mais velho.

+Gafisa (GFSA3) registra vendas líquidas de R$ 268,9 milhões no 4º trimestre, alta de 36% na base anual

“O ato ocorre após decisão da Assembleia Geral Extraordinária, convocada por meio de edital regular a pedido da maioria absoluta do Conselho de Representantes, que, após ouvir os argumentos de defesa e os rejeitar, deliberou pela destituição de Josué Gomes do cargo, na última segunda-feira (16)”, diz o e-mail assinado por Elias Miguel Haddad .

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da Fiesp, Josué disse que recebeu com surpresa a “informação de que teria sido dado posse ao diretor Elias Miguel Haddad”. Há, de acordo com o comunicado divulgado pelo executivo, um “escuso propósito de destituir um presidente regularmente eleito”. O empresário também classificou de “clandestina” a assembleia que votou pela sua saída do cargo.

“Advirto, outrossim, que os responsáveis sofrerão consequências administrativas, trabalhistas e eventualmente em outras esferas, servindo a presente notificação para ciência inequívoca da ilegalidade dos atos praticados nesta tarde, que comprovam a desabrida reiteração de atos ilícitos e a ambição de a qualquer modo ocupar ocupar indevidamente a Presidência”, afirma Josué em nota.

De acordo com o jurista Miguel Reale Júnior, um dos advogados de defesa de Josué, o empresário deve levar o caso para a Justiça já no início da próxima semana.

hotWords: como josué interino; mantém cargo afirma

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Na segunda-feira, 16, Josué não esteve na assembleia que votou pela sua destituição. A defesa do empresário sempre tratou a decisão como um “golpe”. O executivo participou de uma assembleia anterior, convocada por ele para o mesmo dia, para explicar pontos questionados da sua gestão, como a acusação de que tem pouco interesse por assuntos setoriais.

Disputa política

Nos últimos meses, a Fiesp tem sido palco de uma disputa entre empresários ligados a Jair Bolsonaro (PL) e os que são considerados mais próximos do presidente Lula.

O embate político dentro da instituição começou a ficar evidente com o manifesto a favor da democracia, divulgado em agosto do ano passado nos principais jornais do País. Uma parte da entidade avaliou que a carta tinha como objetivo atingir Bolsonaro, então candidato à reeleição.

Embora a Fiesp tenha sede em São Paulo, seus posicionamentos têm repercussão nacional. Em 2015, por exemplo, ainda presidida por Paulo Skaf, foi uma das principais vozes a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O manifesto também marcou o rompimento definitivo entre Josué e Skaf, que ficou 18 anos no comando da entidade e passou a estimular um movimento contra o seu sucessor. Skaf sempre foi aliado de Bolsonaro.

palavras-chave: Impasse na Fiesp: vice diz que assume como interino; Josué afirma que mantém cargo; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Impasse na Fiesp: vice diz que assume como interino; Josué afirma que mantém cargo

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Notícias relacionadas:

Rumo (RAIL3) retoma operações da Malha Paulista após obras em São Carlos

Janet Yellen alerta para recessão nos EUA e crise global se teto da dívida não for elevado

Presidente do BB (BBAS3), Tarciana Medeiros é eleita para o conselho; Marco Geovanne da Silva é indicado como CFO

Após caso Americanas (AMER3), Sergio Rial renuncia ao cargo de presidente do conselho do Santander Brasil (SANB11)

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress