invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Impasse sobre envio de tanques pesados à Ucrânia permanece

Alemanha e França temem que liberação de veículos pesados de combate levem a Otan a uma participação direta na guerra contra a Rússia

Informação para quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Impasse sobre envio de tanques pesados à Ucrânia permanece; invistaja.info;


CTKA4 | P/L: -3.82 | P/Ativo: 0.097 | P/Cap.Giro: 0.42 | Cresc.5anos: 0.1887 | P/ACL: -0.16 | EV/EBIT: 25.94

ListenToMarket: Impasse sobre envio de tanques pesados à Ucrânia permanece – Áudio gerado às: 10:1:27

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O impasse sobre o envio de tanques pesados para a Ucrânia por aliados ocidentais permaneceu neste final de semana, quando o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o presidente da França, Emmanuel Macron, se reuniram para uma cúpula periódica franco-alemã, que acontece desde 1963. Os dois líderes têm evitado se comprometer com a ajuda pedida por Volodymyr Zelensky por temores de que isso possa levar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a um envolvimento direto no conflito contra a Rússia.

No momento, a polêmica envolve o envio dos modernos tanques de batalha Leopard 2 (com armamento e blindagem pesadas), de fabricação alemã, ou apenas a liberação para que nações que fazem uso do equipamento possam participar da ajuda à Ucrânia. Segundo análise do Financial Times, mais de 2.000 desses tanques estão em serviço na Europa, mas os contratos firmados com a Alemanha impedem sua cessão para terceiros.

O FT diz que tanques ocidentais – como o americano M1 Abrams, o britânico Challenger 2 ou o alemão Leopard 2 –  dariam ao exército ucraniano poder de fogo adicional para romper as linhas defensivas russas ou tomar a iniciativa militar antes de Moscou pudesse. Eles também seriam úteis para defender as linhas ucranianas contra uma possível retomada da ofensiva russa ainda neste ano.

+Enjoei (ENJU3) é mais uma empresa a fazer demissão em massa

De acordo com reportagem da Deutsche Welle, Scholz manteve ao final do encontro com Macron a disposição de enviar equipamentos mais leves, como os veículos de infantaria do tipo Marder e os blindados de combate antiaéreo Gepard, além de sistemas de defesa Patriot.

Macron também evitou um compromisso de envio de tanques de combate do tipo Leclerc, embora tenha dito à imprensa que a opção não está excluída. Mas ele sujeitou a ajuda a três condições: que isso não signifique uma escalada do conflito, que haja soldados ucranianos prontos para usá-los e que isso não afete as capacidades da defesa francesa.

hotWords: envio impasse permanece pesados

Publique seu negócio no invistaja.info

A França disse neste mês que enviaria um número não especificado de veículos blindados AMX-10, os “assassinos de tanques” , que são considerados por alguns analistas como tanques leves.

Na última sexta-feira (20), representantes da Otan se reuniram na base área de Ramstein, na Alemanha, para discutir os pedidos de envio de equipamentos pesados para a Ucrânia, mas não conseguiram chegar a um consenso.

Grã-Bretanha, Polônia e vários governos europeus já disseram que estão preparados para armar Kiev com tanques modernos, ideia que tem o apoio dos Estados Unidos. O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, escreveu ontem no Twitter que seu país não quer ficar de braços cruzados e “assistir a Ucrânia sangrar até a morte.”

Ele afirmou que, se a Polônia não conseguir um com a Alemanha a liberação dos Leopards 2, tentará uma ‘coalizão menor’ de países prontos para doar alguns de seus tanques.

Um acordo nesse sentido pode estar próximo. A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, disse em entrevista à emissora de TV francesa LCI que, se o pedido for feito à Alemanha, Berlim não se irá opor.

palavras-chave: Impasse sobre envio de tanques pesados à Ucrânia permanece; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Impasse sobre envio de tanques pesados à Ucrânia permanece

REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.

Leia também:

Ibovespa Futuro opera estável, seguindo NY e em meio a notícias sobre possível moeda comum sul-americana

Kora Saúde (KRSA3): “timing” para mudança de CFO pode trazer ruídos para a ação, diz JPMorgan

Boletim Focus: projeção para inflação em 2023 e 2024 volta a subir

Marfrig (MRFG3) recebe novas habilitações para exportação, Banco Pine (PINE4) pagará JCP e mais

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress