Informação para quem vive o mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Indicado para o BC, Galípolo tem trânsito pelos setores público e privado; invistaja.info;
FRAS4 | P/ACL: 5.18 | Cotacao: 5.79 | P/L: 7.63 | Liq.2meses: 0.0 | P/Ativo: 0.415 | EV/EBITDA: 2.73
ListenToMarket: Indicado para o BC, Galípolo tem trânsito pelos setores público e privado – Áudio gerado às: 10:30:23
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
Gabriel Galípolo, indicado para diretoria do Banco Central (BC), é mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem passagem tanto pelo setor público quanto pelo privado. É apontado por colegas como um negociador habilidoso com contatos no setor empresarial e financeiro e que gosta de trabalhar em equipe.
Conforme o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Galípolo tem bom trânsito no Congresso e tem feito negociações com o Parlamento, “sendo coautor de todas as políticas públicas endereçadas ao Congresso”.
Já foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (2007) e diretor de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo (2008).
+Bolsas caem às vésperas de dados de inflação nos EUA e com queda das importações da China; ata do Copom e mais destaques
Na iniciativa privada, foi presidente do Banco Fator entre 2017 e 2021. Também é coautor do livro Manda Quem Pode, Obedece Quem tem Prejuízo, lançado pela Editora Contracorrente, sobre o funcionamento do mercado financeiro e a relação da economia com a política. Galípolo é ligado ao economista Luiz Gonzaga Belluzzo, amigo e um dos conselheiros do presidente Lula.
hotWords: trânsito galípolo pelos privado setores
Publique seu negócio no invistaja.info
Na avaliação do economista-chefe da Análise Econômica, André Galhardo, a nomeação de Galípolo para o BC é uma tentativa de aproximação entre o governo e a autarquia.
“Não vejo como tentativa do governo de mudar a postura do BC de dentro para fora, porque o Galípolo é um dos nomes mais alinhados ao mercado financeiro. Ele já foi presidente de banco e, quando foi nomeado para ser o número dois da Fazenda, a leitura foi de que era uma tentativa do PT de se aproximar do mercado financeiro”, afirma. “Mas, de qualquer forma, ele não vai poder, sozinho, mudar o direcionamento da política do BC.”
Leia também: Gabriel Galípolo: quem é o acadêmico e ex-presidente do Banco Fator que pode assumir a diretoria do BC
palavras-chave: Indicado para o BC, Galípolo tem trânsito pelos setores público e privado; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Indicado para o BC, Galípolo tem trânsito pelos setores público e privado
REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.
Tópicos mais acessados:
Nomes para Copom reforçam corrente pró-queda do juro e indicam sucessão de Campos Neto
UBS troca vice-presidente de finanças, mantém presidente do Credit Suisse
AES Brasil (AESB3) presta esclarecimento sobre notícia que fez ação disparar 9% na véspera
Seja anunciante no invistaja.info