Informação de quem vive o mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Investidores estrangeiros e locais estão mais otimistas com Brasil – e apontam ações; invistaja.info;
CPLE6 | EV/EBITDA: 8.7 | Div.Brut/Pat.: 0.67 | P/ACL: -1.81 | EV/EBIT: 11.95 | P/Ativo: 0.59 | Pat.Liq: 25674700000.0
Em pesquisa realizada com 120 investidores entre 23 e 28 de abril, o Itaú BBA destacou uma melhora generalizada no sentimento do mercado com relação aos ativos brasileiros. Cabe ressaltar que o Ibovespa superou os 135 mil pontos nas últimas sessões, com o índice acumulando alta de 12% no acumulado de 2025.
A pesquisa destacou oito conclusões principais que refletem a mudança de sentimento dos investidores, listadas a seguir:
Aumento do otimismo: o sentimento em relação às ações brasileiras melhorou significativamente tanto para os locais quanto para os estrangeiros, alcançando 6,89 em uma escala de zero (pessimista) a dez (altista), um aumento em relação à pesquisa anterior, que registrou 5,96. A maioria dos investidores (80%) vê o Brasil como um “vencedor relativo” no atual cenário de comércio e tarifas.
+IGP-M sobe 0,24% em abril, após queda de 0,34% em março, afirma FGV
2. Expectativas de queda nas taxas de juros: os investidores esperam que as taxas de juros futuros de 10 anos diminuam, com 36% acreditando que elas estarão entre 13-14% nos próximos seis meses. As expectativas para mudanças no ciclo macroeconômico foram adiadas para o terceiro e quarto trimestres de 2025.
3. Setores em destaque: Os setores de utilities (concessões de serviços públicos) e grandes bancos continuam liderando as preferências dos investidores, seguidos por construtoras residenciais e o setor de consumo/varejo. Por outro lado, setores relacionados a commodities, como aço e mineração, estão no topo da lista de exposição abaixo da média (underweight).
hotWords: estrangeiros apontam ações locais brasil mais
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
4. Fatores de mercado e riscos: A curva de juros local foi identificada como o principal fator que influencia as ações brasileiras, com a política local e as perspectivas fiscais em seguida. O risco de uma recessão global ou americana foi considerado o maior risco por 62% dos investidores.
5. Sentimento negativo em relação às ações dos EUA: As ações americanas tiveram a pior avaliação na pesquisa, com uma pontuação de 5,04, o menor nível registrado no histórico dos levantamentos com gestores. Os investidores estão divididos sobre a previsão para as taxas de juros do Federal Reserve, com a maioria esperando uma faixa de 3,5% a 4% até o final de 2025.
6. Aumento da exposição a ações brasileiras: Mais da metade dos investidores (54%) pretende aumentar sua exposição a ações brasileiras nos próximos seis meses, com um aumento na alocação em fundos de hedge.
7. Tendências de lucros: A pesquisa indicou que 57% dos investidores consideram os números de consenso de mercado para os lucros das empresas como realistas, enquanto 22% os consideram agressivos. Isso sugere um espaço limitado para revisões de lucros, avalia o BBA.
8. Principais escolhas dos investidores: Itaú (ITUB4), Sabesp (SBSP3), Equatorial (EQTL3), Localiza (RENT3) e Eletrobras (ELET3;ELET6) foram os destaques entre as escolhas dos investidores, com o Itaú e a Localiza apresentando os maiores aumentos de preferência em relação à pesquisa anterior, com altas de 9,6% e 11,8%, respectivamente.
palavras-chave: Investidores estrangeiros e locais estão mais otimistas com Brasil – e apontam ações; invistaja.info;
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – Investidores estrangeiros e locais estão mais otimistas com Brasil – e apontam ações
REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.
Veja também:
Governo central tem superávit primário de R$ 1,1 bi em março
Quando é que vai chover em Brasília? Veja previsão para terça, 29
Sob Trump, bolsa dos EUA tem pior início de presidência desde Gerald Ford, há 50 anos
Bolsas da Europa fecham em alta com balanços de grandes empresas no foco