Informação para quem vive o mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: JALL3: XP vê cenário promissor para usina da Jalles, mas adota postura conservadora; invistaja.info;
CTSA8 | Mrg.Ebit: -0.6922 | Div.Brut/Pat.: 1.66 | P/Ativo: 0.047 | Pat.Liq: 130725000.0 | P/VP: 0.21 | P/ACL: -0.08
ListenToMarket: JALL3: XP vê cenário promissor para usina da Jalles, mas adota postura conservadora – Áudio gerado às: 10:40:30
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A XP Investimentos realizou uma pesquisa de campo com visita à usina Santa Vitória (SVVA), adquirida pela Jalles Machado (JALL3) em 2022, e avaliou as iniciativas de recuperação operacional da unidade. Embora ainda veja riscos para o cumprimento da meta de 79 toneladas de cana-de-açúcar por hectare (TCH) até a safra 2026/27 — especialmente diante de desafios climáticos e surpresas negativas na última safra — a XP destacou a confiança da gestão na reversão do cenário.
Saiba mais: Mais etanol na gasolina: quais empresas da Bolsa ganham mais com a nova “mistura”?
Segundo a análise, chamaram atenção o entusiasmo e a convicção da administração de que a SVVA poderá se tornar a usina de melhor desempenho da Jalles, superando inclusive as já eficientes usinas JALL e UOL. A própria gestão da companhia sugeriu que a SVVA poderia atingir entre 85 e 90 TCH no médio prazo, apoiada por condições agronômicas favoráveis e uso intensivo de tecnologia.
+Confiança de serviços no Brasil cai em junho, com pessimismo com expectativas futuras
hotWords: postura conservadora adota jalles, usina
Entre as melhorias em andamento, a XP citou a substituição da equipe de operações de campo, a adoção de fertilizantes orgânicos e a troca de variedades da cana-de-açúcar, como a 8008, que já demonstrou produtividade 30 a 40 TCH superior em cortes mais recentes. A reestruturação da gestão de campo também foi vista como positiva, trazendo ganhos no manejo e execução agrícola.
Apesar de reconhecer as capacidades de execução da Jalles e o potencial de valorização no longo prazo, a XP prefere adotar uma postura mais cautelosa, aguardando novos dados antes de assumir uma visão mais construtiva, devido ao ambiente desafiador do setor e ao atual patamar elevado de juros.
Por fim, a XP destacou dois pontos adicionais: as boas perspectivas para o açúcar orgânico — que tem margem EBIT 500 pontos-base acima do açúcar convencional — impulsionadas por uma queda significativa na produção do principal concorrente da Jalles; e a estratégia da companhia em garantir bons volumes de vendas de etanol nos meses de abril e maio, aproveitando preços atrativos, mesmo em um cenário de juros altos e menor atratividade no carregamento de estoques.
palavras-chave: JALL3: XP vê cenário promissor para usina da Jalles, mas adota postura conservadora; invistaja.info;
FARIA LIMA | mercados | invistaja.info – JALL3: XP vê cenário promissor para usina da Jalles, mas adota postura conservadora
REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.
Leia também:
BHIA3: Mapa Capital poderá controlar Casas Bahia em conversão de debêntures
Dólar hoje acelera queda após dados de inflação nos EUA; Haddad e Guillen no radar
Núcleo da inflação do consumo (PCE) nos EUA sobe 0,2% em maio, acima do esperado
Dólar hoje cai à espera de dados de inflação nos EUA e Haddad
Seja anunciante no invistaja.info