Publicidade

LDO de 2022 chegará ao Congresso em meio a imbróglio do Orçamento deste ano

LDO de 2022 chegará ao Congresso em meio a imbróglio do Orçamento deste ano
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Investindo como um profissional

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: LDO de 2022 chegará ao Congresso em meio a imbróglio do Orçamento deste ano; invistaja.info;


TEKA3 | Cresc.5anos: -0.0244 | P/VP: -0.01 | P/EBIT: -4.58 | Liq.Corr.: 0.03 | Pat.Liq: -1678230000.0 | EV/EBITDA: -1128.47

ListenToMarket: LDO de 2022 chegará ao Congresso em meio a imbróglio do Orçamento deste ano – Áudio gerado às: 12:38:10

BRASÍLIA – Enquanto busca uma solução para a encrenca do Orçamento deste ano, que ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em meio a questionamentos em torno do texto, o governo terá que apresentar esta semana o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, estabelecendo os parâmetros para a peça orçamentária do próximo ano, incluindo uma meta fiscal.

O secretário do Tesouro, Bruno Funchal, já afirmou que, ao contrário do que ocorreu em 2020, quando diante de todas as incertezas econômicas geradas pela pandemia o governo propôs uma meta de déficit primário flexível para este ano, a ideia agora é voltar à receita “normal”.

“Vamos fazer o padrão, projetar o que esperamos de receita”, disse Funchal em uma live na quinta-feira, acrescentando que as contas ainda estavam em discussão. Por lei, a LDO precisa ser encaminhada ao Congresso até 15 de abril, quinta-feira.

+Prévias operacionais de Cyrela, Moura Dubeux e Direcional, mudanças de diretores do BB, Cogna e PetroRio; Petrobras e mais

A equipe econômica estabeleceu uma meta de déficit primário de 149,6 bilhões de reais para o governo central no projeto da LDO de 2021, mas previu que ela seria alterada sempre que houvesse nova estimativa para as receitas. Após o Tribunal de Contas da União alertar sobre a ilegalidade do mecanismo, o governo acabou voltando atrás e apresentou, em dezembro, uma meta “fixa” de déficit de 247,1 bilhões de reais, incorporada ao texto da LDO aprovado pelo Congresso.

A mesma LDO previu um déficit de 178,93 bilhões de reais para 2022, número que poderá ser revisto agora na fixação da meta para o próximo ano.

Quanto aos parâmetros macroeconômicos, as projeções mais recentes divulgadas pelo Ministério da Economia, em meados de março, apontam para um crescimento de 2,50% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, quando a inflação medida pelo IPCA ficaria em 3,50% e a taxa Selic chegaria em dezembro em 5,40%, com o câmbio a 5,13 reais por dólar.

hotWords: meio imbróglio chegará deste

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

No processo de construção da LDO do próximo ano, às incertezas em torno do ritmo de recuperação da economia –que estará intrinsecamente relacionado à velocidade da vacinação contra a Covid-19– somam-se as dúvidas em relação a como as contas públicas caminharão em 2021.

O Orçamento deste ano foi aprovado pelo Congresso com uma subestimativa de despesas obrigatórias, como previdenciárias e auxílio-doença, e um incremento dos gastos previstos em emendas parlamentares.

Diante do risco de ser acusado de crime de responsabilidade por referendar contas “maquiadas”, o presidente Jair Bolsonaro ainda não sancionou o texto. A busca por uma solução negociada com o Congresso que evite um veto total à lei ganhou novas dificuldades com a determinação do Supremo Tribunal Federal para que o Congresso instaure uma CPI da Covid-19.

Em meio a esse impasse, há ainda dúvidas de como serão acomodadas novas despesas com medidas de enfrentamento à pandemia –como a reedição do programa de proteção ao emprego formal (BEm)– e como o governo poderá lidar com eventuais pressões para estender o auxílio emergencial no caso de a pandemia, hoje em níveis recordes, demorar a ceder.

Ainda que se trata de despesas que em princípio ficariam circunscritas a 2021 e provavelmente não afetariam o teto de gastos, podem alimentar dúvidas em relação à sustentabilidade fiscal do país, com impactos sobre o crescimento e a arrecadação à frente.

palavras-chave: LDO de 2022 chegará ao Congresso em meio a imbróglio do Orçamento deste ano; invistaja.info;

GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – LDO de 2022 chegará ao Congresso em meio a imbróglio do Orçamento deste ano

REFLEXÃO: Tim Hanson, da Motley Fool: Compre ações impressionantes por preços que não refletem sua grandiosidade.

Tópicos mais acessados:

França suspende todos voos para o Brasil, diz premiê

Diários de traders: investidores falam dos desafios e das alegrias de viver de operações de curto prazo na Bolsa

Agências pedem suspensão de aplicação de vacina da Johnson & Johnson nos EUA após casos de trombose

Por que a Bossanova Investimentos está em busca de um portfólio com 1.000 startups

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade