invistaja.info | Informação p/ quem vive o mercado

Publicidade

Lira defende solução para precatórios dentro do teto de gastos: “Não existe democracia sem responsabilidade fiscal”

Presidente da Câmara contesta especulações envolvendo cenário fiscal, defende “responsabilidade” do parlamento e reclama de antecipação da corrida eleitoral

Informação de quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Lira defende solução para precatórios dentro do teto de gastos: “Não existe democracia sem responsabilidade fiscal”; invistaja.info;


BKBR3 | Mrg.Liq.: -0.1907 | EV/EBITDA: -1475.71 | Div.Brut/Pat.: 0.52 | Mrg.Ebit: -0.1455 | EV/EBIT: -8.15 | Cotacao: 9.29

ListenToMarket: Lira defende solução para precatórios dentro do teto de gastos: “Não existe democracia sem responsabilidade fiscal” – Áudio gerado às: 13:0:30

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

BRASIL | invistaja.info — O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sustentou, nesta terça-feira (24), que o Congresso Nacional buscará alternativas para garantir a responsabilidade fiscal em meio ao impasse envolvendo o pagamento de R$ 89,1 bilhões em precatórios em 2022.

O parlamentar negou a tese ventilada por integrantes do governo e congressistas de retirar as despesas com decisões judiciais transitadas em julgado do teto de gastos e defendeu um caminho fora do rompimento da regra fiscal, de um “calote institucional” ou de um encaminhamento que comprometa boa parte da máquina pública para tais pagamentos.

Ele participou do painel “Brasil em debate: O papel do Legislativo para o desenvolvimento do país na retomada da economia”, pela Expert XP.

+Retirada ocidental do Afeganistão ocorre em “pé de guerra”; G7 debate prazo final

Para Lira, a superação do impasse poderia tanto vir por um regramento, como o proposto pelo governo federal na PEC dos Precatórios – que estabelece regras para o parcelamento de algumas dessas despesas e enfrenta fortes resistências no mercado e no parlamento – como pela via não constitucional, a partir de um acordo de procedimentos mediado por órgãos do Poder Judiciário.

“Não é calote. Não haverá calote. O Brasil não suporta, não admite, não é um país de república de bananas para ir por esse caminho. Mas temos que tratar esse assunto com tranquilidade. Houve um descontrole com relação a essas decisões. A maioria são de Fundeb. Há uma possibilidade clara de compensação. E, a partir daí, fazer um regramento ou uma solução alternativa que respeite o teto de gastos. Não vejo necessidade e possibilidade de estourar o teto, a não ser que essa situação se torne consensual e agradável para todo mundo – o que não é o caso”, disse.

Durante o painel, Lira contestou movimentos especulativos envolvendo o cenário fiscal, defendeu o que classificou como postura responsável do parlamento com relação às contas públicas, e disse que houve uma antecipação das discussões sobre as eleições de 2022, que acabou contaminando não apenas o ambiente político, como o econômico.

hotWords: “não responsabilidade fiscal” dentro precatórios para democracia

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

“Quando nós demos o mínimo sinal de estabelecermos o rompimento da responsabilidade fiscal? Não houve e não haverá. A gente entende que o mercado vive de projeções, especulações e teses, mas muitas vezes é muito importante que as perspectivas de Brasil para frente estejam mais conectadas com a realidade do que aconteceu e acontece, e não com as possibilidades do que pode acontecer”, afirmou.

“Temos que tratar com franqueza, sem especulação esse assunto, para deixar claro que, no que depender do Congresso Nacional, nós não vamos praticar irresponsabilidade fiscal. Portanto, essas agruras momentâneas, de aumento dos juros futuros, especulação do dólar deveriam estar mais contidas, porque o embate político propositalmente foi antecipado”, pontuou.

O parlamentar sustentou que, apesar de solavancos, votações de matérias relevantes da agenda econômica continuam na pauta da Câmara e minimizou a falta de continuidade de determinados projetos no Senado Federal.

“O Congresso não deu sequer uma vírgula de possibilidade que desse a entender que iríamos romper o teto de gastos. Pelo contrário. Enquanto depender de nós, vamos procurar alternativas para manter a responsabilidade fiscal, que anda junto com a democracia. Não existe democracia sem responsabilidade fiscal – e vice-versa. Esse binômio é e deve ser cultivado por quem dirige o país e por quem precisa dele estável para sobreviver no seu negócio”, defendeu.

mais informações em instantes

As melhores recomendações de investimentos por 30 dias grátis: conheça o Expert Pass

palavras-chave: Lira defende solução para precatórios dentro do teto de gastos: “Não existe democracia sem responsabilidade fiscal”; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Lira defende solução para precatórios dentro do teto de gastos: “Não existe democracia sem responsabilidade fiscal”

REFLEXÃO: Barry Ritholtz, da Bloomberg: Mantenha a simplicidade, faço menos e administre sua estupidez.

Saiba mais:

“Quando empresas ou governos prometem fazer algo pelo clima até 2050, que vergonha”, diz Michael Bloomberg

Cyrela top pick do BBI, Banco do Brasil elevado por BBA, visão positiva para Smart Fit e mais: as recomendações em destaque

Rio inclui adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade na vacinação

Retirada ocidental do Afeganistão ocorre em “pé de guerra”; G7 debate prazo final

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress