Lira diz que Petrobras parou de investir para distribuir dividendos a acionistas e fala em privatização

As afirmações foram feitas em entrevista à Rádio CNN nesta quarta-feira (13)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação para quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Lira diz que Petrobras parou de investir para distribuir dividendos a acionistas e fala em privatização; invistaja.info;


JFEN3 | EV/EBITDA: -8.67 | ROIC: -0.0749 | Cresc.5anos: -0.0288 | Liq.Corr.: 0.9 | P/ACL: -0.26 | PSR: -72.834

ListenToMarket: Lira diz que Petrobras parou de investir para distribuir dividendos a acionistas e fala em privatização – Áudio gerado às: 10:20:28

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou o monopólio da Petrobras (PETR3;PETR4) sobre o gás de cozinha e a falta de investimento energético por parte da empresa. Segundo ele, a estatal, apesar de ter uma parte de capital privado, é predominantemente pública e, por essa razão, é importante rever sua política de investimento energético.

As afirmações foram feitas em entrevista à Rádio CNN nesta quarta-feira (13).

Para Lira, a Petrobras não pode apenas distribuir recursos para os acionistas. “Há uma política que tem que ser revista, porque ela nem é pública e nem é privada, completamente. Ela só distribui e escolhe os melhores caminhos para performar recursos para distribuir dividendos”, disse. “Essa é a pergunta que tem que ser feita: não seria o caso de privatizar a Petrobras? Não seria a hora de se discutir qual é a função da Petrobras no Brasil?”

+Guedes diz que mudança de estrutura regulatória atraiu US$ 100 bilhões em compromissos de investimentos

O presidente destacou que o foco da discussão não é nem mudar a política de preços da estatal nem a diretoria da empresa.

“Não há nem uma coisa nem nem outra: não há conversa de bastidor nem para se mudar a política de preço nem a sua diretoria. Ali funciona no automático. Joaquim Luna e Silva [presidente da Petrobras] disse que a empresa não faz política pública, ninguém está falando de programa social nem de política pública. Estamos tratando do monopólio absurdo do gás de cozinha e da falta de investimento energético. É uma empresa predominantemente pública, e o que existe ali é uma política que precisa ser revista, porque atualmente só distribui os recursos”, criticou Lira.

“Queremos saber o que aconteceu com o gasoduto que foi vendido a R$ 90 bilhões e esse recurso não veio para a União”, cobrou o presidente.

hotWords: distribuir privatização petrobras fala dividendos investir

Anuncie no invistaja.info

Lira e os deputados têm discutido uma proposta que altera a cobrança do ICMS dos combustíveis, com o objetivo de baixar os preços. A proposta ainda não tem data para ir ao Plenário. De acordo com o presidente da Câmara, o valor do imposto seria calculado a partir da variação do preço dos combustíveis nos dois anos anteriores. O presidente avalia que haveria uma redução imediata de 8% no preço da gasolina, 7% no do álcool e 3,7% no do óleo diesel. Arthur Lira afirmou que o objetivo da proposta não é retirar a arrecadação dos estados, mas criar uma “bolsa de contenção” para evitar o repasse direto do aumento dos combustíveis para a população em razão das variações do petróleo e do dólar.

“O governo federal já tem o imposto congelado desde 2004, estamos em 2021. Ele é fixo, não aumenta, independentemente da variação do petróleo. É um assunto que tem gerado discussão. O gás é uma crise no Brasil. O monopólio da Petrobras é absurdo, temos aumento de queimaduras de álcool, as pessoas usando lenha para cozinhar. Esses assuntos precisam ser tratados com transparência e não com versão”, disse.

“Estamos propondo de forma clara que, no momento de crise, que impacta a vida dos brasileiros, os estados possam deixar de ganhar mais, não vão perder a longo e médio prazo”, explicou Lira.

(com Agência Câmara)

Analista da Clear apresenta plano detalhado para começar a construir uma renda diária utilizando a Bolsa de Valores. Inscreva-se grátis.

palavras-chave: Lira diz que Petrobras parou de investir para distribuir dividendos a acionistas e fala em privatização; invistaja.info;

BELO HORIZONTE | mercados | invistaja.info – Lira diz que Petrobras parou de investir para distribuir dividendos a acionistas e fala em privatização

REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.

Saiba mais:

PagSeguro: após ação despencar com possível regra sobre cartões pré-pagos, empresa destaca que agenda do BC é oportunidade

Inflação de preços ao consumidor nos EUA sobe 0,4% em setembro frente a agosto

Startup francesa de recursos humanos vira unicórnio e aposta no Brasil

Índia recomenda vacina Covaxin contra Covid-19 para crianças a partir de 2 anos

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade