Notícias do mercado financeiro
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Maioria espera aumento da inflação, mas diz que Lula está certo em tentar forçar queda dos juros, diz pesquisa Genial/Quaest; invistaja.info;
GAFP3 | EV/EBIT: -46.92 | P/EBIT: -0.48 | ROE: 0.3879 | P/L: -0.04 | Cotacao: 0.12 | Cresc.5anos: -0.5809
ListenToMarket: Maioria espera aumento da inflação, mas diz que Lula está certo em tentar forçar queda dos juros, diz pesquisa Genial/Quaest – Áudio gerado às: 11:30:24
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
Um dos principais desafios para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no campo econômico, o combate à inflação não gera expectativas positivas entre a maioria dos brasileiros, mas tampouco confere suporte à política monetária conduzida pelo Banco Central. É o que indica pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quarta-feira (15).
Segundo o levantamento, realizado entre 10 e 13 de fevereiro, 39% do público apto a votar no país acredita que a inflação irá aumentar nos próximos 12 meses. Outros 29% esperam uma diminuição, enquanto 27% veem chances maiores de o cenário não sofrer grandes mudanças.
O sentimento é mais negativo entre eleitores com renda familiar mensal entre 2 e 5 salários mínimos (41%) ou superior a esse nível (40%). Os mais otimistas são aqueles que recebem menos, até 2 salários – grupo em que Lula tem mais apoio. Mesmo entre estes, as expectativas de aumento da inflação superam numericamente as apostas em uma trégua dos preços.
+Conselho de Estabilidade Financeira estuda regular DeFi globalmente
Apesar de uma percepção negativa sobre o comportamento dos preços no longo prazo, a maioria dos eleitores entrevistados pela Quaest diz concordar com a postura de Lula em tentar forçar uma queda na taxa de juros. O levantamento mostra que 76% apoiam a conduta, contra apenas 16% que a reprovam.
hotWords: tentar lula inflação, genial/quaest pesquisa forçar juros,
Seja anunciante no invistaja.info
A pesquisa também revela que a maioria dos brasileiros não sabe quem é o responsável por definir a taxa de juros no Brasil (apenas 26% responderam Banco Central, enquanto 46% não responderam e 22% apontaram o Ministério da Fazenda ou a Presidência da República).
Apenas 30% dos entrevistados tomaram conhecimento das críticas de Lula à política de juros adotada pelo Banco Central. E só 28% sabem que o atual comandante da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, foi indicado para o cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa Genial/Quaest foi feita entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Foram realizadas 2.016 entrevistas no modelo face a face, através da aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população de eleitores brasileiros.
A margem máxima de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Já o nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se mais de uma pesquisa fosse feita no mesmo período e sob as mesmas condições, essa seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro do limite da margem de erro.
palavras-chave: Maioria espera aumento da inflação, mas diz que Lula está certo em tentar forçar queda dos juros, diz pesquisa Genial/Quaest; invistaja.info;
FLORIANÓPOLIS | economia | invistaja.info – Maioria espera aumento da inflação, mas diz que Lula está certo em tentar forçar queda dos juros, diz pesquisa Genial/Quaest
REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.
Saiba mais:
Vale (VALE3) divulga resultado nesta quinta-feira: o que esperar da mineradora no 4º tri de 2022?
PPI de janeiro nos EUA sobe 0,7% ante dezembro, acima da projeção de 0,4%
EUA: pedidos de seguro-desemprego caem a 194 mil na semana, abaixo da expectativa de 200 mil
Conselho de Estabilidade Financeira estuda regular DeFi globalmente
Publique seu negócio no invistaja.info