Publicidade

Marinha expulsa primeiro militar condenado pelo 8 de Janeiro; outros são alvos

Marco Caldas é o 1º militar afastado por indisciplina após condenação no STF; punições devem aumentar

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Marinha expulsa primeiro militar condenado pelo 8 de Janeiro; outros são alvos; invistaja.info;


BRTP3 | ROE: -0.0364 | P/L: -67.26 | P/Cap.Giro: 8.98 | EV/EBIT: 7.55 | P/Ativo: 0.684 | P/VP: 2.45

ListenToMarket: Marinha expulsa primeiro militar condenado pelo 8 de Janeiro; outros são alvos – Áudio gerado às: 14:30:18

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A Marinha decidiu expulsar o suboficial da reserva Marco Antônio Braga Caldas, condenado a 14 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação na invasão aos Três Poderes, durante os atos do 8 de Janeiro de 2023. É a primeira exclusão formal de um militar das Forças Armadas em decorrência dos atos golpistas.

A decisão partiu de um Conselho de Disciplina interno da Marinha, instaurado após a condenação de Caldas pelo STF. O colegiado avaliou que o militar deveria ser desligado da corporação “a bem da disciplina”, entendendo que sua permanência, mesmo na reserva, violaria os princípios da carreira. O processo durou cerca de 50 dias e agora aguarda apenas despacho final do comandante da Força Naval.

Segundo nota da Marinha, o Conselho foi instaurado “para julgar militares condenados a mais de dois anos de prisão ou que tenham infringido gravemente as normas disciplinares”. A exclusão de Caldas abre um precedente importante para punições administrativas a outros militares envolvidos na trama golpista de 2022.

+Cade aprova compra da fatia da Paper Excellence na Eldorado pela J&F

‘Morto fictício’ na hierarquia militar

Com a expulsão, Caldas perderá benefícios vinculados à carreira, como direito à prisão especial. Na estrutura das Forças Armadas, militares expulsos por infrações graves são tratados como “mortos fictícios”, termo que representa o desligamento simbólico e funcional da instituição. A aposentadoria será transferida à família.

A exclusão de Caldas deve ser a primeira de uma série. Pelo menos 24 militares já são réus no STF por participação na tentativa de golpe, incluindo sete oficiais-generais e dois ex-comandantes militares: o almirante Almir Garnier (Marinha) e o general Paulo Sérgio Nogueira (Exército).

hotWords: alvos expulsa pelo primeiro janeiro;

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Quem é Marco Caldas

Mergulhador da Marinha por três décadas, Marco Caldas foi para a reserva em 2021 e passou a viver em Balneário Piçarras (SC). Em 8 de Janeiro de 2023, chegou a Brasília em uma excursão gratuita — sem saber, segundo ele, quem financiou a viagem.

Ele foi preso dentro do Palácio do Planalto. Seu celular registrava vídeos e fotos nas dependências da sede do Executivo. Em uma das gravações, ele aparece dizendo: “Dizer definitivamente não ao comunismo. Não à chapa Lula e Alckmin. A nulidade dessa chapa, a intervenção federal”.

Durante o julgamento, Caldas alegou inocência. Disse ter defendido um policial militar durante a confusão e buscado abrigo no Planalto. Enviou carta aos ministros do STF dizendo-se defensor da democracia e justificou que participou de uma manifestação pacífica — o que “se provou não ser o caso”.

Após ser solto em agosto de 2023, Caldas voltou à prisão em julho de 2024 e hoje cumpre pena na Escola de Aprendizes de Marinheiros, em Florianópolis.

A decisão da Marinha pode sinalizar uma nova etapa de responsabilização institucional dentro das Forças Armadas, ao separar a carreira militar da tentativa de ruptura institucional.

palavras-chave: Marinha expulsa primeiro militar condenado pelo 8 de Janeiro; outros são alvos; invistaja.info;

FLORIANÓPOLIS | mercados | invistaja.info – Marinha expulsa primeiro militar condenado pelo 8 de Janeiro; outros são alvos

REFLEXÃO: Harold Pollack, da Universidade de Chicago: Guarde entre 15 e 20% e invista em fundos de índices com taxa baixa.

Tópicos mais acessados:

UE diz que conversa com EUA está na direção certa, mas tarifa sobre metais não ajuda

Automob (AMOB3) sobe 3% após BTG iniciar cobertura da ação com recomendação de compra

Quem era o empresário encontrado morto em buraco no Autódromo de Interlagos

Setor de serviços do Brasil tem segundo mês seguido de contração em maio, mostra PMI

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress