Publicidade

Matemarketing: transformando arte em ciência

Como ele pode ajudar você a vender mais em apenas quatro passos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação para quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Matemarketing: transformando arte em ciência; invistaja.info;


LPSB3 | EV/EBITDA: 2.83 | P/VP: 1.51 | P/EBIT: 6.2 | P/Ativo: 0.753 | ROIC: 0.1777 | Cresc.5anos: 0.1822

ListenToMarket: Matemarketing: transformando arte em ciência – Áudio gerado às: 14:20:46

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Poucas pessoas comentam sobre a metodologia “matemarketing”, que alia informações/dados ao marketing. Por isso, para entender a aplicabilidade do matemarketing e, principalmente, como tirar melhor proveito dessa metodologia, eu listei abaixo os principais pilares que você precisa saber. Confira:

Nos anos de 1990, o antigo diretor de marketing da Coca-Cola, Sergio Zyman, disse que o marketing como nós conhecemos já acabou – falo um pouco mais sobre isso em outro artigo aqui na minha coluna. A mensagem que ele queria passar é que o marketing das agências de publicidade, custando muito dinheiro e sem análise de dados palpáveis para as vendas, não serve para nada.

+Reposição coloca minério perto de maior ganho semanal em 2 meses

Metodologia

Existem inúmeras metodologias de trabalho para todas as áreas do mercado. Dentro do ramo de negócios, algumas das mais comuns são: 1) Metodologia ágil 2) Ativa 3) Metodologia scrum. Todas elas se dedicam a demonstrar um caminho, uma forma de aplicar um conhecimento para chegar a algum resultado, razoavelmente esperado.

O matemarketing não é diferente, e ele pode ser resumido como uma metodologia que busca encontrar resultados matemáticos na aplicação de ferramentas de marketing em cases reais. Portanto, é como dar um approach científico a algo que antigamente era considerado uma ferramenta sem dados analisáveis. Até 30 anos atrás, pouco se tinha ideia de quais campanhas geravam mais vendas para os clientes. Hoje, uma empresa que preza pela sustentabilidade e receita, tem que obrigatoriamente aplicar essas informações em todas suas ações.

Entenda o negócio

Muito do que se aplica na minha empresa é resultado de um entendimento de que não é possível tentar vender um produto sem conhecê-lo muito bem. É por isso que, independente da função que a pessoa tenha dentro do marketing, ela precisa conhecer a fundo o produto que está vendendo, além de outras nomenclaturas de negócios muito importantes.

Você sabe o que é curva ABC? E SKU? Para dominar 100% o marketing digital e vender mais o seu produto ou o do seu cliente, é preciso conhecer a fundo a realidade do que está sendo vendido, a empresa e o público. Para isso, comece dominando nomenclaturas como essas acima, compreendendo o produto e estando disponível a sempre aprender mais.

Formule uma hipótese

Durante a pandemia, nunca se falou tanto sobre os profissionais da ciência, que desenvolvem teses a partir de questionamentos e observações, seguido de hipóteses para conseguir resultados mais assertivos. Inspirado nesse método, nasce, no segmento de marketing, o que eu chamo de “cientista do marketing digital”.

hotWords: arte matemarketing: transformando

Seja anunciante no invistaja.info

Um profissional que antes de selecionar e expor o produto em sua loja, entende qual mercadoria está em alta naquele momento, pelo que as pessoas estão buscando, o que ela precisa para chamar a atenção do usuário, além de entender sobre CAC, LTV entre outros fatores.

Teste a hipótese

Para testar a hipótese é preciso, primeiramente, ter em mente que ela pode estar errada, ou seja, pode acontecer que um determinado produto que você colocou em destaque em seu e-commerce não tenha a procura que você esperava inicialmente. Uma vez que ela esteja errada, será preciso partir para uma segunda ou terceira hipótese.

Não existe uma fórmula mágica, mas a boa notícia é que assim que a hipótese correta for confirmada, as ações práticas do matemarketing vão solucionar o problema com muito mais agilidade do que se a solução fosse buscada sem nenhuma metodologia ou ferramenta. Quando fazemos várias tentativas sem estudar o caso primeiramente, a chance de erro é muito maior, e o gasto também, consequentemente.

Ajuste a hipótese à sua realidade

Testou a primeira hipótese e ela não deu certo? Hora de procurar o erro e tentar resolver. Eventualmente, será necessário descartar toda a hipótese. É aí que entra o framework de ação: mais ação, menos glamour.

Quando dizemos que o importante é aceitar os erros e agir com rapidez, deixando o glamour de lado, queremos exatamente explorar a ferramenta mais analítica do matemarketing: a ciência de dados e a verificação que ela permite. Deixar o glamour de lado significa que é preciso admitir o erro e encontrar a solução de forma a satisfazer a necessidade do cliente, e não o seu próprio ego.

e se você conseguir aplicá-lo ao marketing vai ser extremamente assertivo. O ramo do marketing não é pequeno, muitas pessoas concorrem pelo mesmo espaço e se você conseguir dominar a metodologia do matemarketing, vai sair na frente de todos os outros.

Sobre o Dener Lippert

Dener Lippert, é CEO e fundador da V4 Company, maior rede de franquias de marketing digital do país, e autor da obra “Cientista do Marketing”. Dener tem apenas 27 anos mas já figura entre os principais empreendedores do país: fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da sua mãe) e hoje já tem mais de 200 franquias em todo o país, responsáveis por já terem atendido 2,5 PMEs em 14 países. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Wizard, Spotify, Colchões Ortobom, Wise Up, Smart Fit, Team Nogueira entre outros. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio.

Analista da Rico Corretora ensina ferramentas práticas a extrair lucro do mercado financeiro de forma consistente. Inscreva-se Grátis.

palavras-chave: Matemarketing: transformando arte em ciência; invistaja.info;

CALIFORNIA | negocios | invistaja.info – Matemarketing: transformando arte em ciência

REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.

Notícias relacionadas:

E-commerce matando a indústria

Senado aprova texto-base da PEC dos Precatórios em primeiro turno

Ibovespa amplia ganhos, acompanhando Nova York; investidor repercute PIB e PEC dos Precatórios no Senado

Tel Aviv é a cidade mais cara do mundo para se viver, segundo The Economist; veja ranking

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade