Publicidade

Mercado precifica mal a manutenção da Selic? Saiba o que esperar se o BC surpreender

Especialistas explicam movimento “contraintuitivo” da curva de juros caso os juros básicos se mantenham

Informação para traders e investidores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Mercado precifica mal a manutenção da Selic? Saiba o que esperar se o BC surpreender; invistaja.info;


UGPA3 | Div.Brut/Pat.: 1.06 | Cotacao: 23.5 | P/Cap.Giro: 4.68 | P/VP: 1.84 | P/ACL: -3.39 | Liq.2meses: 120410000.0

A confirmação da indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central retira um certo nível de incerteza do mercado, por mais que esse anúncio fosse mais do que esperado. Agora, para setembro, outra decisão é aguardada ansiosamente: o Copom vai subir ou manter os juros?

+Nvidia não empolga com previsões para 3º trimestre e ações recuam

Para boa parte do mercado, a resposta é sim. Os contratos de Opção de Copom negociados na B3, por exemplo, mostram probabilidade de 71,50% de aperto monetário, com 43% apostando em alta de 0,25 ponto percentual e 26,38% precificando crescimento de 0,50 ponto percentual. Mas e se Copom pegar a contramão do mercado e decidir manter a taxa Selic estável? 

Analistas projetam, neste cenário de manutenção da taxa Selic, que a curva de juros deve ter abertura nos vértices curtos e longos. Há quem diga, inclusive, que a chance de manutenção está mal precificada e esse cenário pode atrapalhar os planos de quem já opera considerando apenas o cenário de aperto monetário. 

Para Hemelin Mendonça, especialista em mercado de capitais e sócia da AVG Capital, a chance de manutenção vem caindo nos últimos meses, mas ainda é de 50%. “Há, sim, grandes chances de um novo aumento na Selic, mas a decisão vai depender dos próximos dados econômicos no Brasil”, argumenta. 

O que acontecerá?

As consequências de um BC indo contra a maioria do mercado devem ser ruins, com o mercado pedindo mais prêmio para investir e, portanto, taxas mais altas na renda fixa. Gabriel Redivo, sócio e diretor de gestão da Aware Investments, projeta que “pode surgir uma preocupação sobre a credibilidade da autoridade monetária”.

Nesse cenário, os investidores poderiam interpretar que a autarquia será leniente com a inflação. Restaria conhecer a magnitude da alta nos juros futuros. Hoje, os contratos futuros de DI precificam juro médio em 11,64% até 2035 e 10,74% no fim deste ano.

hotWords: saiba esperar precifica manutenção

Anuncie no invistaja.info

Mesmo que o mercado jogue essa estimativa para cima, não há muito espaço para crescimento, segundo Redivo: “a inflação implícita precificada na curva já reflete uma postura conservadora em relação aos dados, o mercado parece ter incorporado uma dose de cautela”. Ou seja, o impacto seria negativo, mas controlado.

Reações

Mas apenas a decisão não será suficiente para que os agentes escolham uma narrativa. Yuri Alves, economista da Guide Investimentos, explica que o mercado pode reagir bem mesmo à manutenção da Selic: “o Copom ainda pode sinalizar alta para a próxima reunião, o tom do comunicado e indicação dos próximos passos serão fundamentais”. 

Alves diz que a “decisão de setembro será pesada”, argumentando que a reunião vai ditar os rumos do mercado daqui para frente. E a reação da curva de juros depende não apenas da manutenção ou alta da Selic, mas do direcionamento que o BC dará para as próximas reuniões. 

O especialista da Guide admite que uma inclinação da curva mesmo com Selic mais baixa pode ser “contraintuitiva”, mas explica que a estabilidade dos juros agora significa a necessidade de aumentar no futuro, o que pode ser pior para a economia do País. Por outro lado, aumentar a taxa daria mais tranquilidade ao BC e passaria uma mensagem de compromisso com o combate à inflação. 

E o que fazer?

Por enquanto, com a chance de manutenção mal precificada ou não, os especialistas recomendam cautela ao investir. O radar deles tem dados importantes, como o CPI (índice de inflação ao consumidor) e payroll (relatório de emprego) nos Estados Unidos e, por aqui, IPCA de agosto e relatório de emprego de julho.

Os bancos centrais dos dois países mostraram que vão considerar todos os dados de atividade econômica e inflação antes de tomar decisões. 

palavras-chave: Mercado precifica mal a manutenção da Selic? Saiba o que esperar se o BC surpreender; invistaja.info;

CALIFORNIA | economia | invistaja.info – Mercado precifica mal a manutenção da Selic? Saiba o que esperar se o BC surpreender

REFLEXÃO: Tom Gardner, da Motley Fool: Encontre lideres notáveis e uma missão para o longo da vida.

Notícias relacionadas:

Cerimônia alegre inaugura Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Goldfajn felicita Galípolo e fala em continuidade de “trabalho fundamental” do BC

Análise: Galípolo, o economista heterodoxo escolhido para comandar o Banco Central

Wall Street fecha em baixa enquanto investidores se preparavam para balanço da Nvidia

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress