Publicidade

Mercosul: Uruguai defende acordo com a China e Argentina prega união do bloco

Desde o ano 2000, as regras do Mercosul obrigam os países a apenas negociar de maneira conjunta acordos dessa natureza.

Notícias de investidor para investidor

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Mercosul: Uruguai defende acordo com a China e Argentina prega união do bloco; invistaja.info;


CPLE6 | Liq.Corr.: 1.44 | P/L: 3.88 | Mrg.Ebit: 0.1576 | P/VP: 0.83 | ROE: 0.2147 | Liq.2meses: 59385500.0

Sem a presença do presidente Jair Bolsonaro e com os principais acordos já anunciados ontem, a 60ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul teve hoje como destaque o embate entre os presidentes de Uruguai e Argentina sobre os planos do governo uruguaio em conduzir negociações bilaterais para um acordo de livre comércio com a China. Desde o ano 2000, as regras do Mercosul obrigam os países a apenas negociar de maneira conjunta acordos dessa natureza.

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que assumiu ontem a presidência rotativa do bloco, lembrou que o país concluiu na semana passada o estudo de viabilidade para iniciar as negociações com a China. “E, de fato, vamos começar em breve. E é claro que, quando finalizarmos esta etapa, o primeiro que queremos fazer é chamar os sócios do Mercosul para continuarmos juntos”, garantiu.

Ainda assim, o presidente uruguaio sustentou que o país tem o direito de prosseguir nas negociações bilaterais com o gigante asiático. “É um interesse coletivo (do Uruguai), porque não é uma iniciativa deste governo, mas de dois ou três governos atrás. É um desejo nacional avançar neste sentido e, se podemos com os sócios do Mercosul, melhor. Vamos convidá-los, mas se não for o desejo dos demais países, vamos avançar. Temos tranquilidade de que isso não fratura ou quebra a nossa organização”, enfatizou.

+Bolsonaro sobre Petrobras (PETR4): Não estava tendo viés social previsto em lei

Lacalle Pou adiantou que, além da China, o Uruguai tem uma agenda para avançar em negociações bilaterais com outros blocos e países, como a Turquia. “E vamos informar o Mercosul imediatamente quando houver avanços, como fizemos com a China. Não tenho a menor dúvida que a melhor maneira de proteger a minha nação e o meu povo é saindo ao mundo”, completou.

hotWords: prega defende argentina uruguai bloco

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Já o presidente da Argentina, Alberto Fernández, renovou a defesa das negociações em bloco, citando o acordo anunciado nesta semana entre Mercosul e Cingapura. Para o presidente argentino, manter o grupo unido é fundamental para enfrentar os desafios econômicos e geopolíticos trazidos pela pandemia da covid-19 e pela guerra entre Ucrânia e Rússia.

“A grande preocupação do mundo desenvolvido é de onde vão tirar alimentos e energia. Se soubermos nos colocar de acordo, poderemos nos aproveitar desta oportunidade única. Inclusive, eticamente, temos de nos colocar de acordo para produzir os alimentos que o mundo precisa”, argumentou. “Estamos em um continente que tem o que o mundo busca, mas, se não estivermos mais unidos do que nunca, vamos cometer o pior dos erros”, alertou.

Fernández pediu que os demais países do Mercosul, sobretudo o Uruguai, não se iludam com a ideia de se buscar soluções individuais para problemas que atingem a todos. “Após o êxito do acordo com Cingapura, por que não analisamos em conjunto o acordo com a China? Vai ser muito mais forte esse acordo. Não me nego em nada a analisar tudo o que for preciso analisar”, concluiu.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

palavras-chave: Mercosul: Uruguai defende acordo com a China e Argentina prega união do bloco; invistaja.info;

FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Mercosul: Uruguai defende acordo com a China e Argentina prega união do bloco

REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.

Saiba mais:

BC da Rússia corta juros em 150 pontos-base, a 8,0% ao ano

Aliansce Sonae (ALSO3) vende ativo em MG, Sabesp (SBSP3) conclui captação para obras no Rio Pinheiros e mais

Bolsonaro sobre Petrobras (PETR4): Não estava tendo viés social previsto em lei

Gol (GOLL4) confirma nova reunião com sindicato dos aeronautas para tratar reivindicações

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

plugins premium WordPress