Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto

Campos Neto afirmou ainda que 86% dos bancos centrais do mundo possuem interesse no tema
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Negociando na bolsa de valores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto; invistaja.info;


PDGR3 | P/Cap.Giro: -0.17 | P/Ativo: 0.232 | Pat.Liq: -5538610000.0 | Cotacao: 6.85 | Mrg.Ebit: -0.1261 | Cresc.5anos: -0.0374

ListenToMarket: Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto – Áudio gerado às: 7:0:32

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defendeu nesta quarta-feira que a moeda digital brasileira, em fase de estudo pelo BC, é uma nova forma de representação da moeda já emitida pela autoridade monetária – ou seja, o real. Segundo ele, ela não se confunde com os criptoativos, como o bitcoin, que não têm característica de moeda, mas sim de ativos.

Estas avaliações constam de apresentação feita por Campos Neto em reunião por videoconferência com o Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na tarde desta quarta. O encontro foi fechado, mas o BC publicou em sua página na internet a apresentação.

Nela, Campos Neto pontuou ainda que o BC brasileiro acompanha o tema das CBDCs – Central Bank Digital Currency, ou Moedas Digitais Emitidas por Bancos Centrais – há alguns anos. Um grupo de trabalho foi criado no BC em 2020 para tratar da questão.

+Ministro Bento Albuquerque volta a negar risco de racionamento de energia em audiência na Câmara

Campos Neto afirmou ainda, conforme a apresentação, que 86% dos bancos centrais do mundo possuem interesse no tema. Seis países já realizaram ou estão realizando pilotos de CBDCs e quatro estão envolvidos com “provas de conceito”. “Ao menos outros 42 estão em estágio exploratório ou de pesquisa”, registrou a apresentação. O Brasil está neste último grupo.

Ao citar os criptoativos, Campos Neto afirmou ainda que a opinião do BC sobre eles continua a mesma. “Esses são ativos arriscados, não regulados pelo BC, e devem ser tratados com cautela pelo público”, disse.

hotWords: digital emitida, moeda representação forma

Publique seu negócio no invistaja.info

Futuro

A moeda digital é mais um dos projetos do BC na área de tecnologia, com foco no mercado financeiro do futuro. Atualmente, existem no mundo moedas com lastro em algum ativo, as chamadas stablecoins, e as moedas sem lastro, que são as criptomoedas, como o bitcoin. A moeda digital em estudo pelo BC é uma divisa com lastro na própria moeda, ou seja, no real.

Em tese, a moeda poderá ser aceita em quaisquer transações de pagamento, como o real convencional. Assim, o brasileiro poderá usar a divisa para pagar por produtos no comércio ou por serviços, por exemplo. A intenção do BC é que a moeda digital seja um complemento ao real convencional.

O BC já publicou as diretrizes mais gerais para a moeda digital. Com base nisso, o órgão vai promover discussões com a sociedade, por meio de seminários, para aperfeiçoar a proposta. A expectativa é de que em dois ou três anos a moeda digital possa ser lançada.

Invista nos fundos de criptomoedas mais acessíveis do mercado: abra uma conta gratuita na XP!

palavras-chave: Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto; invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Veja também:

Bolsonaro pede investigação à Polícia Federal de falas de deputado e servidor sobre compra da Covaxin

Ação da Marcopolo salta 7,7% após manter liderança no programa Caminho da Escola, mas analistas seguem cautelosos

Ibovespa fecha em leve queda com dia mais fraco em Wall Street e reflexos da ata do Copom

Fluxo cambial total no ano até 18 de junho é positivo em US$ 13,207 bi, diz BC

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.